ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: possibilidade para formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Karina Feltes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ramos, Flávia Brocchetto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12776
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar a aplicação de umasequência de leitura, buscando identificar possíveis avanços no processo de formação leitora do aluno de Ensino Médio, considerando o uso autônomo e eficaz de estratégias de leitura. O planejamento das atividades da sequência, que constituem a empiria da investigação, tem como base os pressupostos metodológicos de Cosson (2014) e de Harvey e Goudvis (2007). Além disso, permeiam o estudo as concepções de literatura, promulgada por Candido (1972, 1995), de experiência, conferida por Larrosa (2002), e as concepçõesde mediação e interação, sustentadas por Vigotski (2009). Trata-se de pesquisa-ação, realizada em 2015, com alunos de uma turma de 1º ano de curso técnico integrado ao Ensino Médio, de instituição pública, em Farroupilha-RS. Os resultados da pesquisaapontam para avanços no desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos investigados, indicando correlações entre as características de leitores autônomos e as estratégias por eles utilizadas.TEACHING LITERACY STRATEGIES OF READING IN HIGH SCHOOL: possibility for formation of readersAbstract: The aim of this study is to investigate the application of reading sequence in order to identify possible improvements in the reading formation process of High School students, considering the independent and effective use of reading strategies. The activities of the sequence, which constitute the empirical research, were planned under the methodological assumptions of Cosson (2014) and Harvey e Goudvis (2007). In addition, the theoretical foundation of this study is constituted by the concepts of literature, promulgated by Candido (1972, 1995), experience, conferred by Larrosa (2002), and the concepts of mediation and interaction, supported by Vigotski (2009). This study is an action research, conducted in 2015, with students of a first year class of a technical course integrated to High School, of a public institution, in Farroupilha-RS. The study results indicate to advances in the development of reading skills of the investigated students, indicating correlations between the characteristics of independent readers and the strategies they use.Keywords: Novel reading. Reading Strategies. Mediation. Reading competence. Literacy.Enseñanza de estrategias de lectura literaria en la Enseñanza Media: posibilidad para formación de lectoresResumen: El objetivo de este estudio es investigar la aplicación de una secuencia de lectura, buscando identificar posibles avances en el proceso de formación lectora del alumno de Enseñanza Media, considerando el uso autónomo y eficaz de estrategias de lectura. El plan de las actividades de la secuencia, que constituyen la empiria de la investigación, tiene como base los presupuestos metodológicos de Cosson (2014) y de Harvey y Goudvis (2007).  Además, impregnan el estudio las concepciones de literatura, promulgada por Cândido (1972, 1995), de experiencia, conferida por Larrosa (2002), y las concepciones de mediación e interacción, sustentadas por Vigotski (2009). Se trata de investigación-acción, realizada en 2015, con alumnos de un grupo de 1º er año de curso técnico integrado a la Enseñanza Media, de institución pública, en Farroupilha-RS. Los resultados de la investigación indican avances en el desarrollo de las habilidades de lectura de los alumnos investigados, indicando correlaciones entre las características de lectores autónomos y las estrategias por ellos utilizadas.Palabras clave: Lectura de Romance Estrategias de lectura. Mediación. Competencia lectora. Alfabetización literaria.
id UFMA-5_91374708d1c21ce79b54469f48113e5c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12776
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: possibilidade para formação de leitoresLeitura de romanceEstratégias de leituraMediaçãoCompetência leitoraLetramento literárioO objetivo deste estudo é investigar a aplicação de umasequência de leitura, buscando identificar possíveis avanços no processo de formação leitora do aluno de Ensino Médio, considerando o uso autônomo e eficaz de estratégias de leitura. O planejamento das atividades da sequência, que constituem a empiria da investigação, tem como base os pressupostos metodológicos de Cosson (2014) e de Harvey e Goudvis (2007). Além disso, permeiam o estudo as concepções de literatura, promulgada por Candido (1972, 1995), de experiência, conferida por Larrosa (2002), e as concepçõesde mediação e interação, sustentadas por Vigotski (2009). Trata-se de pesquisa-ação, realizada em 2015, com alunos de uma turma de 1º ano de curso técnico integrado ao Ensino Médio, de instituição pública, em Farroupilha-RS. Os resultados da pesquisaapontam para avanços no desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos investigados, indicando correlações entre as características de leitores autônomos e as estratégias por eles utilizadas.TEACHING LITERACY STRATEGIES OF READING IN HIGH SCHOOL: possibility for formation of readersAbstract: The aim of this study is to investigate the application of reading sequence in order to identify possible improvements in the reading formation process of High School students, considering the independent and effective use of reading strategies. The activities of the sequence, which constitute the empirical research, were planned under the methodological assumptions of Cosson (2014) and Harvey e Goudvis (2007). In addition, the theoretical foundation of this study is constituted by the concepts of literature, promulgated by Candido (1972, 1995), experience, conferred by Larrosa (2002), and the concepts of mediation and interaction, supported by Vigotski (2009). This study is an action research, conducted in 2015, with students of a first year class of a technical course integrated to High School, of a public institution, in Farroupilha-RS. The study results indicate to advances in the development of reading skills of the investigated students, indicating correlations between the characteristics of independent readers and the strategies they use.Keywords: Novel reading. Reading Strategies. Mediation. Reading competence. Literacy.Enseñanza de estrategias de lectura literaria en la Enseñanza Media: posibilidad para formación de lectoresResumen: El objetivo de este estudio es investigar la aplicación de una secuencia de lectura, buscando identificar posibles avances en el proceso de formación lectora del alumno de Enseñanza Media, considerando el uso autónomo y eficaz de estrategias de lectura. El plan de las actividades de la secuencia, que constituyen la empiria de la investigación, tiene como base los presupuestos metodológicos de Cosson (2014) y de Harvey y Goudvis (2007).  Además, impregnan el estudio las concepciones de literatura, promulgada por Cândido (1972, 1995), de experiencia, conferida por Larrosa (2002), y las concepciones de mediación e interacción, sustentadas por Vigotski (2009). Se trata de investigación-acción, realizada en 2015, con alumnos de un grupo de 1º er año de curso técnico integrado a la Enseñanza Media, de institución pública, en Farroupilha-RS. Los resultados de la investigación indican avances en el desarrollo de las habilidades de lectura de los alumnos investigados, indicando correlaciones entre las características de lectores autónomos y las estrategias por ellos utilizadas.Palabras clave: Lectura de Romance Estrategias de lectura. Mediación. Competencia lectora. Alfabetización literaria.Universidade Federal do Maranhão2019-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1277610.18764/2178-2229.v26n3p322-340Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 3, jul./set. 2019; 322-3402178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12776/6914Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Karina FeltesRamos, Flávia Brocchetto2019-11-25T19:40:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12776Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:07.976504Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: possibilidade para formação de leitores
title ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: possibilidade para formação de leitores
spellingShingle ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: possibilidade para formação de leitores
Alves, Karina Feltes
Leitura de romance
Estratégias de leitura
Mediação
Competência leitora
Letramento literário
title_short ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: possibilidade para formação de leitores
title_full ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: possibilidade para formação de leitores
title_fullStr ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: possibilidade para formação de leitores
title_full_unstemmed ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: possibilidade para formação de leitores
title_sort ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: possibilidade para formação de leitores
author Alves, Karina Feltes
author_facet Alves, Karina Feltes
Ramos, Flávia Brocchetto
author_role author
author2 Ramos, Flávia Brocchetto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Karina Feltes
Ramos, Flávia Brocchetto
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura de romance
Estratégias de leitura
Mediação
Competência leitora
Letramento literário
topic Leitura de romance
Estratégias de leitura
Mediação
Competência leitora
Letramento literário
description O objetivo deste estudo é investigar a aplicação de umasequência de leitura, buscando identificar possíveis avanços no processo de formação leitora do aluno de Ensino Médio, considerando o uso autônomo e eficaz de estratégias de leitura. O planejamento das atividades da sequência, que constituem a empiria da investigação, tem como base os pressupostos metodológicos de Cosson (2014) e de Harvey e Goudvis (2007). Além disso, permeiam o estudo as concepções de literatura, promulgada por Candido (1972, 1995), de experiência, conferida por Larrosa (2002), e as concepçõesde mediação e interação, sustentadas por Vigotski (2009). Trata-se de pesquisa-ação, realizada em 2015, com alunos de uma turma de 1º ano de curso técnico integrado ao Ensino Médio, de instituição pública, em Farroupilha-RS. Os resultados da pesquisaapontam para avanços no desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos investigados, indicando correlações entre as características de leitores autônomos e as estratégias por eles utilizadas.TEACHING LITERACY STRATEGIES OF READING IN HIGH SCHOOL: possibility for formation of readersAbstract: The aim of this study is to investigate the application of reading sequence in order to identify possible improvements in the reading formation process of High School students, considering the independent and effective use of reading strategies. The activities of the sequence, which constitute the empirical research, were planned under the methodological assumptions of Cosson (2014) and Harvey e Goudvis (2007). In addition, the theoretical foundation of this study is constituted by the concepts of literature, promulgated by Candido (1972, 1995), experience, conferred by Larrosa (2002), and the concepts of mediation and interaction, supported by Vigotski (2009). This study is an action research, conducted in 2015, with students of a first year class of a technical course integrated to High School, of a public institution, in Farroupilha-RS. The study results indicate to advances in the development of reading skills of the investigated students, indicating correlations between the characteristics of independent readers and the strategies they use.Keywords: Novel reading. Reading Strategies. Mediation. Reading competence. Literacy.Enseñanza de estrategias de lectura literaria en la Enseñanza Media: posibilidad para formación de lectoresResumen: El objetivo de este estudio es investigar la aplicación de una secuencia de lectura, buscando identificar posibles avances en el proceso de formación lectora del alumno de Enseñanza Media, considerando el uso autónomo y eficaz de estrategias de lectura. El plan de las actividades de la secuencia, que constituyen la empiria de la investigación, tiene como base los presupuestos metodológicos de Cosson (2014) y de Harvey y Goudvis (2007).  Además, impregnan el estudio las concepciones de literatura, promulgada por Cândido (1972, 1995), de experiencia, conferida por Larrosa (2002), y las concepciones de mediación e interacción, sustentadas por Vigotski (2009). Se trata de investigación-acción, realizada en 2015, con alumnos de un grupo de 1º er año de curso técnico integrado a la Enseñanza Media, de institución pública, en Farroupilha-RS. Los resultados de la investigación indican avances en el desarrollo de las habilidades de lectura de los alumnos investigados, indicando correlaciones entre las características de lectores autónomos y las estrategias por ellos utilizadas.Palabras clave: Lectura de Romance Estrategias de lectura. Mediación. Competencia lectora. Alfabetización literaria.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12776
10.18764/2178-2229.v26n3p322-340
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12776
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n3p322-340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12776/6914
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 3, jul./set. 2019; 322-340
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880443777024