O que pode um corpo-marcado na escola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruidiaz, Paola Judith Amaris
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Miarka, Roger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/8352
Resumo: Este artigo anuncia e enuncia o conceito de corpo-marcado, para lançar luz a marcas que podem se concretizar nos corpos em meio a diferentes dispositivos. Em especial, debruça-se sobre o dispositivo Escola e professores que nela ensinam para refletir sobre o tema “corpo e educação”, propondo-se a pensar O que pode um corpomarcado na Escola? Como mobilizar e produzir marcas outras para aumentar a potência de agir? Para isso, assumiu uma prática cartográfica para produzir um mapa que pudesse expor, fraturar e problematizar as relações de poder que se constituem, a partir de uma experiência sensível com um grupo de professores, em meio a dois espaços de encontros, o primeiro organizado pela própria escola, o segundo pela primeira autora deste artigo. A produção do artigo assumiu uma política de escrita híbrida, em que línguas espanhola e portuguesa fazem parte de uma mesma composição, por entender que essa forma daria vazão aos afetos que pediam passagem. Como resultado, dá a ver o corpo-marcado como constituído junto a narrativas da modernidade com marcas que podem ser utilizadas de modo a transgredi-las, ao pensá-lo como um epicentro da experiência e, assim, potenciar marcas outras, que permitam a existência e o fluxo das diferenças.
id UFGD-4_6b31088303fe4496ddcee36d94ae75cb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8352
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling O que pode um corpo-marcado na escola?¿Qué puede un cuerpo-marcado en la escuela?What can a marked-body in the school?Filosofias da diferença. Cartografia. Marcas. Narrativa. Educação matemática.Philosophies of difference. Cartography. Marks. Narrative. Mathematics education.Este artigo anuncia e enuncia o conceito de corpo-marcado, para lançar luz a marcas que podem se concretizar nos corpos em meio a diferentes dispositivos. Em especial, debruça-se sobre o dispositivo Escola e professores que nela ensinam para refletir sobre o tema “corpo e educação”, propondo-se a pensar O que pode um corpomarcado na Escola? Como mobilizar e produzir marcas outras para aumentar a potência de agir? Para isso, assumiu uma prática cartográfica para produzir um mapa que pudesse expor, fraturar e problematizar as relações de poder que se constituem, a partir de uma experiência sensível com um grupo de professores, em meio a dois espaços de encontros, o primeiro organizado pela própria escola, o segundo pela primeira autora deste artigo. A produção do artigo assumiu uma política de escrita híbrida, em que línguas espanhola e portuguesa fazem parte de uma mesma composição, por entender que essa forma daria vazão aos afetos que pediam passagem. Como resultado, dá a ver o corpo-marcado como constituído junto a narrativas da modernidade com marcas que podem ser utilizadas de modo a transgredi-las, ao pensá-lo como um epicentro da experiência e, assim, potenciar marcas outras, que permitam a existência e o fluxo das diferenças.Este artículo anuncia y enuncia el concepto de cuerpo-marcado, para dar luz a las marcas que pueden concretizarse en el cuerpo cuando están en medio de diferentes dispositivos. En especial, se desdobla sobre el dispositivo Escuela y profesores que en ella enseñan para reflexionar sobre el tema “cuerpo y educación”, se propone a pensar ¿Qué puede un cuerpo-marcado en la Escuela y Cómo movilizar y producir marcas otras para aumentar la potencia de actuar? Para esto, se asumió una práctica cartográfica para producir un mapa que pudiese exponer, fracturar y problematizar las relaciones de poder que se constituyen, a partir de una experiencia sensible con un grupo de profesores, en medio a dos espacios de encuentros, el primero organizado por la propia Escuela, el segundo por la primera autora de este artículo. La producción del artículo asumió una política de escrita-híbrida, en que lenguas española y portuguesa hicieran parte de una misma composición, por entender que de esa manera daría fluidez a los afectos que pedían pasaje. Como resultado, da a ver el cuerpo-marcado como constituido junto a narrativas de la modernidad con marcas que pueden ser utilizadas de modo a transgredirlas, y al pensar este como un epicentro de experiencia, y,  así, potenciar marcas otras que permitan la existencia de fluxos de diferencias.ABSTRACT: This article announces and enunciates the concept of marked-body, to shed light on the marks that can be realized in the bodies in the middle of different devices. In particular, it focuses on the device School and teachers to reflect on the subject "body and education", proposing to think What can a marked-body in the School? How to mobilize and produce other marks to increase the power of acting? In order to do so, it was assumed a cartographic practice  to produce a map that could expose, fracture and problematize relations of power that constitute the School itself towards a sensitive experience with a group of teachers,  in the middle of two meeting spaces, the first organized by the School, the second one organized by the first author of this article. The written production of this article assumed a hybrid policy of writing, in which Spanish and Portuguese are part of a same composition, as it is understood that this form would give vent to the affections that asked for passage. As results, the marked-body is seen as constituted towards narratives of modernity, whose marks can be used to transgress them, by thinking of it as an epicenter of experience that can produce other marks, that allow the existence and the flow of differences.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/835210.30612/raido.v12i31.8352Raído; v. 12 n. 31 (2018); 105-1291984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/8352/5080Copyright (c) 2019 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuidiaz, Paola Judith AmarisMiarka, Roger2019-07-09T17:53:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8352Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-09T17:53:08Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O que pode um corpo-marcado na escola?
¿Qué puede un cuerpo-marcado en la escuela?
What can a marked-body in the school?
title O que pode um corpo-marcado na escola?
spellingShingle O que pode um corpo-marcado na escola?
Ruidiaz, Paola Judith Amaris
Filosofias da diferença. Cartografia. Marcas. Narrativa. Educação matemática.
Philosophies of difference. Cartography. Marks. Narrative. Mathematics education.
title_short O que pode um corpo-marcado na escola?
title_full O que pode um corpo-marcado na escola?
title_fullStr O que pode um corpo-marcado na escola?
title_full_unstemmed O que pode um corpo-marcado na escola?
title_sort O que pode um corpo-marcado na escola?
author Ruidiaz, Paola Judith Amaris
author_facet Ruidiaz, Paola Judith Amaris
Miarka, Roger
author_role author
author2 Miarka, Roger
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruidiaz, Paola Judith Amaris
Miarka, Roger
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofias da diferença. Cartografia. Marcas. Narrativa. Educação matemática.
Philosophies of difference. Cartography. Marks. Narrative. Mathematics education.
topic Filosofias da diferença. Cartografia. Marcas. Narrativa. Educação matemática.
Philosophies of difference. Cartography. Marks. Narrative. Mathematics education.
description Este artigo anuncia e enuncia o conceito de corpo-marcado, para lançar luz a marcas que podem se concretizar nos corpos em meio a diferentes dispositivos. Em especial, debruça-se sobre o dispositivo Escola e professores que nela ensinam para refletir sobre o tema “corpo e educação”, propondo-se a pensar O que pode um corpomarcado na Escola? Como mobilizar e produzir marcas outras para aumentar a potência de agir? Para isso, assumiu uma prática cartográfica para produzir um mapa que pudesse expor, fraturar e problematizar as relações de poder que se constituem, a partir de uma experiência sensível com um grupo de professores, em meio a dois espaços de encontros, o primeiro organizado pela própria escola, o segundo pela primeira autora deste artigo. A produção do artigo assumiu uma política de escrita híbrida, em que línguas espanhola e portuguesa fazem parte de uma mesma composição, por entender que essa forma daria vazão aos afetos que pediam passagem. Como resultado, dá a ver o corpo-marcado como constituído junto a narrativas da modernidade com marcas que podem ser utilizadas de modo a transgredi-las, ao pensá-lo como um epicentro da experiência e, assim, potenciar marcas outras, que permitam a existência e o fluxo das diferenças.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/8352
10.30612/raido.v12i31.8352
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/8352
identifier_str_mv 10.30612/raido.v12i31.8352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/8352/5080
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 12 n. 31 (2018); 105-129
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316390306807808