An experience of building a “Bichopédia” in the early years of Elementary School: articulating Portuguese Language and Sciences

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalamura, Anna Carolina Santos Reis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Magalhães, Tânia Guedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16376
Resumo: Neste trabalho, compartilhamos uma experiência pedagógica exitosa nos anos iniciais do Ensino Fundamental enfocando o gênero verbete. Construímos uma ação interdisciplinar entre Língua Portuguesa e Ciências em uma turma de 5º ano de uma escola de Juiz de Fora – MG, articulando uma reflexão entre conceitos científicos das ciências da natureza ao uso social da linguagem. A pesquisa-ação aliou os projetos de letramento e as sequências didáticas, em que propusemos a construção do hipergênero Bichopédia, cuja constituição se dá pelo verbete, conjugada à aprendizagem sobre os biomas brasileiros. Analisamos as capacidades de linguagem desenvolvidas pelos alunos, bem como a reflexão sobre os conhecimentos científicos na produção da sequência didática. Os resultados mostram que houve o desenvolvimento das capacidades dos discentes, sobretudo no que se refere às capacidades discursivas. Além disso, a Bichopédia possibilitou construir uma prática interdisciplinar para a reflexão sobre conceitos linguísticos e científicos do campo das ciências da natureza. Oferecemos caminhos possíveis para que docentes dos anos iniciais possam empreender práticas de escrita mediadas por gêneros, envolvendo uma sensibilização para a linguagem científica.
id UFGD-4_715bec6170916b2ff6813ddfc3af1f9a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16376
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling An experience of building a “Bichopédia” in the early years of Elementary School: articulating Portuguese Language and SciencesConstrução de uma "bichopédia" nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Articulando língua portuguesa e ciênciasensino de escrita nos anos iniciaisverbeteinterdisciplinaridadeteaching writing in early yearsentryinterdisciplinarityNeste trabalho, compartilhamos uma experiência pedagógica exitosa nos anos iniciais do Ensino Fundamental enfocando o gênero verbete. Construímos uma ação interdisciplinar entre Língua Portuguesa e Ciências em uma turma de 5º ano de uma escola de Juiz de Fora – MG, articulando uma reflexão entre conceitos científicos das ciências da natureza ao uso social da linguagem. A pesquisa-ação aliou os projetos de letramento e as sequências didáticas, em que propusemos a construção do hipergênero Bichopédia, cuja constituição se dá pelo verbete, conjugada à aprendizagem sobre os biomas brasileiros. Analisamos as capacidades de linguagem desenvolvidas pelos alunos, bem como a reflexão sobre os conhecimentos científicos na produção da sequência didática. Os resultados mostram que houve o desenvolvimento das capacidades dos discentes, sobretudo no que se refere às capacidades discursivas. Além disso, a Bichopédia possibilitou construir uma prática interdisciplinar para a reflexão sobre conceitos linguísticos e científicos do campo das ciências da natureza. Oferecemos caminhos possíveis para que docentes dos anos iniciais possam empreender práticas de escrita mediadas por gêneros, envolvendo uma sensibilização para a linguagem científica.In this work, we bring a teaching practice in the early years of elementary school focusing on the entry genre; we built an interdisciplinary action between Portuguese Language and Sciences in a 5th grade class at a school in Juiz de Fora – MG, articulating a reflection between scientific concepts of the natural sciences and the social use of language. Action-re[1]search combined literacy projects and didactic sequences, in which we proposed the cons[1]truction of the hypergenre “Bichopédia”, which constitution is given by the entry, combined with learning about Brazilian biomes. We have analyzed the language skills developed by the students, as well as the reflection on scientific knowledge in the production of the didactic se[1]quence. The results show that there was the development of students’ capacities, especially with regard to discursive capacities; in addition, “Bichopédia” made it possible to build an in[1]terdisciplinary practice for reflection on linguistic and scientific concepts in the field of natural sciences. We offer possible ways for teachers of the early years to undertake writing practices mediated by genres, embracing an awareness of scientific language.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1637610.30612/raido.v16i40.16376Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 72-991984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16376/8867Copyright (c) 2022 RAÍDOinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalamura, Anna Carolina Santos Reis Magalhães, Tânia Guedes 2022-10-05T19:13:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16376Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2022-10-05T19:13:38Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv An experience of building a “Bichopédia” in the early years of Elementary School: articulating Portuguese Language and Sciences
Construção de uma "bichopédia" nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Articulando língua portuguesa e ciências
title An experience of building a “Bichopédia” in the early years of Elementary School: articulating Portuguese Language and Sciences
spellingShingle An experience of building a “Bichopédia” in the early years of Elementary School: articulating Portuguese Language and Sciences
Dalamura, Anna Carolina Santos Reis
ensino de escrita nos anos iniciais
verbete
interdisciplinaridade
teaching writing in early years
entry
interdisciplinarity
title_short An experience of building a “Bichopédia” in the early years of Elementary School: articulating Portuguese Language and Sciences
title_full An experience of building a “Bichopédia” in the early years of Elementary School: articulating Portuguese Language and Sciences
title_fullStr An experience of building a “Bichopédia” in the early years of Elementary School: articulating Portuguese Language and Sciences
title_full_unstemmed An experience of building a “Bichopédia” in the early years of Elementary School: articulating Portuguese Language and Sciences
title_sort An experience of building a “Bichopédia” in the early years of Elementary School: articulating Portuguese Language and Sciences
author Dalamura, Anna Carolina Santos Reis
author_facet Dalamura, Anna Carolina Santos Reis
Magalhães, Tânia Guedes
author_role author
author2 Magalhães, Tânia Guedes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalamura, Anna Carolina Santos Reis
Magalhães, Tânia Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de escrita nos anos iniciais
verbete
interdisciplinaridade
teaching writing in early years
entry
interdisciplinarity
topic ensino de escrita nos anos iniciais
verbete
interdisciplinaridade
teaching writing in early years
entry
interdisciplinarity
description Neste trabalho, compartilhamos uma experiência pedagógica exitosa nos anos iniciais do Ensino Fundamental enfocando o gênero verbete. Construímos uma ação interdisciplinar entre Língua Portuguesa e Ciências em uma turma de 5º ano de uma escola de Juiz de Fora – MG, articulando uma reflexão entre conceitos científicos das ciências da natureza ao uso social da linguagem. A pesquisa-ação aliou os projetos de letramento e as sequências didáticas, em que propusemos a construção do hipergênero Bichopédia, cuja constituição se dá pelo verbete, conjugada à aprendizagem sobre os biomas brasileiros. Analisamos as capacidades de linguagem desenvolvidas pelos alunos, bem como a reflexão sobre os conhecimentos científicos na produção da sequência didática. Os resultados mostram que houve o desenvolvimento das capacidades dos discentes, sobretudo no que se refere às capacidades discursivas. Além disso, a Bichopédia possibilitou construir uma prática interdisciplinar para a reflexão sobre conceitos linguísticos e científicos do campo das ciências da natureza. Oferecemos caminhos possíveis para que docentes dos anos iniciais possam empreender práticas de escrita mediadas por gêneros, envolvendo uma sensibilização para a linguagem científica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16376
10.30612/raido.v16i40.16376
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16376
identifier_str_mv 10.30612/raido.v16i40.16376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16376/8867
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 RAÍDO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 RAÍDO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 72-99
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316390846824448