A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes,Marcos Bidart Carneiro de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gil,Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000100007
Resumo: O presente ensaio tem como objetivo analisar e discutir como a pesquisa-ação participante pode ganhar espaço como estratégia metodológica em administração. Esta análise enfoca em especial o campo do empreendedorismo, e mais especificamente o campo do empreendedorismo social, ressaltando as vantagens e limitações da aplicação dessa estratégia de pesquisa. Procede-se, inicialmente, à análise dos principais paradigmas de pesquisa em administração e define-se a pesquisa-ação participante como modalidade de pesquisa crítica, inserida no paradigma humanista radical. A seguir, passa-se à identificação das características da pesquisa participante e ao seu contraste com outras modalidades de pesquisa, em especial com a observação participante e a pesquisa-ação. Os conceitos da pesquisa-ação participante são apresentados e os autores prosseguem apresentando uma revisão dos mais recentes trabalhos em que essa foi usada para apoiar pesquisas na área do empreendedorismo social. Concluem com a proposta de que a avaliação desses trabalhos se dê por outros conceitos que não os da pesquisa tradicional.
id MACKENZIE-2_b118990e0bca61ccd1847f42b6ee6728
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712009000100007
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresasMetodologiaPesquisa participantePesquisa-açãoPesquisa críticaEmpreendedorismo socialO presente ensaio tem como objetivo analisar e discutir como a pesquisa-ação participante pode ganhar espaço como estratégia metodológica em administração. Esta análise enfoca em especial o campo do empreendedorismo, e mais especificamente o campo do empreendedorismo social, ressaltando as vantagens e limitações da aplicação dessa estratégia de pesquisa. Procede-se, inicialmente, à análise dos principais paradigmas de pesquisa em administração e define-se a pesquisa-ação participante como modalidade de pesquisa crítica, inserida no paradigma humanista radical. A seguir, passa-se à identificação das características da pesquisa participante e ao seu contraste com outras modalidades de pesquisa, em especial com a observação participante e a pesquisa-ação. Os conceitos da pesquisa-ação participante são apresentados e os autores prosseguem apresentando uma revisão dos mais recentes trabalhos em que essa foi usada para apoiar pesquisas na área do empreendedorismo social. Concluem com a proposta de que a avaliação desses trabalhos se dê por outros conceitos que não os da pesquisa tradicional.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2009-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000100007RAM. Revista de Administração Mackenzie v.10 n.1 2009reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712009000100007info:eu-repo/semantics/openAccessNovaes,Marcos Bidart Carneiro deGil,Antonio Carlospor2011-02-22T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712009000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2011-02-22T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas
title A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas
spellingShingle A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas
Novaes,Marcos Bidart Carneiro de
Metodologia
Pesquisa participante
Pesquisa-ação
Pesquisa crítica
Empreendedorismo social
title_short A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas
title_full A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas
title_fullStr A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas
title_full_unstemmed A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas
title_sort A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas
author Novaes,Marcos Bidart Carneiro de
author_facet Novaes,Marcos Bidart Carneiro de
Gil,Antonio Carlos
author_role author
author2 Gil,Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes,Marcos Bidart Carneiro de
Gil,Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Pesquisa participante
Pesquisa-ação
Pesquisa crítica
Empreendedorismo social
topic Metodologia
Pesquisa participante
Pesquisa-ação
Pesquisa crítica
Empreendedorismo social
description O presente ensaio tem como objetivo analisar e discutir como a pesquisa-ação participante pode ganhar espaço como estratégia metodológica em administração. Esta análise enfoca em especial o campo do empreendedorismo, e mais especificamente o campo do empreendedorismo social, ressaltando as vantagens e limitações da aplicação dessa estratégia de pesquisa. Procede-se, inicialmente, à análise dos principais paradigmas de pesquisa em administração e define-se a pesquisa-ação participante como modalidade de pesquisa crítica, inserida no paradigma humanista radical. A seguir, passa-se à identificação das características da pesquisa participante e ao seu contraste com outras modalidades de pesquisa, em especial com a observação participante e a pesquisa-ação. Os conceitos da pesquisa-ação participante são apresentados e os autores prosseguem apresentando uma revisão dos mais recentes trabalhos em que essa foi usada para apoiar pesquisas na área do empreendedorismo social. Concluem com a proposta de que a avaliação desses trabalhos se dê por outros conceitos que não os da pesquisa tradicional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712009000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.10 n.1 2009
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128648287092736