Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4202 |
Resumo: | Nesta contribuição, é apresentado o quadro teórico-metodológico desenvolvido pela equipe GRAFE (Groupe de recherche pour l’analyse du français enseigné) para descrever e compreender objetos efetivamente ensinados em aulas de francês (língua materna) no ensino médio, mais especificamente a “redação (ou produção escrita) de textos argumentativos”. As análises realizadas mostram a presença de uma sedimentação de diferentes estratos históricos nas práticas de ensino. Nas classes observadas, propostas mais atuais (modelo comunicativo) parecem conviver com práticas mais tradicionais (modelo representacional), revelando imbricações, oscilações, tensões e contradições no trabalho do professor com relação ao objeto ensinado. Do ponto de vista mais específico da Didática do francês, a perspectiva teórico-metodológica adotada parece, assim, contribuir para o desenvolvimento da área. |
id |
UFGD-4_7ff0a73db3ba3799a2b1a2e3ec16fe77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4202 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinadoObjeto ensinado. Produção escrita de textos argumentativos. Didática de língua materna.Nesta contribuição, é apresentado o quadro teórico-metodológico desenvolvido pela equipe GRAFE (Groupe de recherche pour l’analyse du français enseigné) para descrever e compreender objetos efetivamente ensinados em aulas de francês (língua materna) no ensino médio, mais especificamente a “redação (ou produção escrita) de textos argumentativos”. As análises realizadas mostram a presença de uma sedimentação de diferentes estratos históricos nas práticas de ensino. Nas classes observadas, propostas mais atuais (modelo comunicativo) parecem conviver com práticas mais tradicionais (modelo representacional), revelando imbricações, oscilações, tensões e contradições no trabalho do professor com relação ao objeto ensinado. Do ponto de vista mais específico da Didática do francês, a perspectiva teórico-metodológica adotada parece, assim, contribuir para o desenvolvimento da área.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4202Raído; v. 9 n. 18 (2015); 113-1361984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4202/2212Cordeiro, Glaís Salesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T09:29:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4202Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-31T09:29:40Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado |
title |
Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado |
spellingShingle |
Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado Cordeiro, Glaís Sales Objeto ensinado. Produção escrita de textos argumentativos. Didática de língua materna. |
title_short |
Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado |
title_full |
Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado |
title_fullStr |
Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado |
title_full_unstemmed |
Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado |
title_sort |
Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado |
author |
Cordeiro, Glaís Sales |
author_facet |
Cordeiro, Glaís Sales |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Glaís Sales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objeto ensinado. Produção escrita de textos argumentativos. Didática de língua materna. |
topic |
Objeto ensinado. Produção escrita de textos argumentativos. Didática de língua materna. |
description |
Nesta contribuição, é apresentado o quadro teórico-metodológico desenvolvido pela equipe GRAFE (Groupe de recherche pour l’analyse du français enseigné) para descrever e compreender objetos efetivamente ensinados em aulas de francês (língua materna) no ensino médio, mais especificamente a “redação (ou produção escrita) de textos argumentativos”. As análises realizadas mostram a presença de uma sedimentação de diferentes estratos históricos nas práticas de ensino. Nas classes observadas, propostas mais atuais (modelo comunicativo) parecem conviver com práticas mais tradicionais (modelo representacional), revelando imbricações, oscilações, tensões e contradições no trabalho do professor com relação ao objeto ensinado. Do ponto de vista mais específico da Didática do francês, a perspectiva teórico-metodológica adotada parece, assim, contribuir para o desenvolvimento da área. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4202 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4202/2212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 9 n. 18 (2015); 113-136 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389448024064 |