Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Glaís Sales
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4202
Resumo: Nesta contribuição, é apresentado o quadro teórico-metodológico desenvolvido pela equipe GRAFE (Groupe de recherche pour l’analyse du français enseigné) para descrever e compreender objetos efetivamente ensinados em aulas de francês (língua materna) no ensino médio, mais especificamente a “redação (ou produção escrita) de textos argumentativos”. As análises realizadas mostram a presença de uma sedimentação de diferentes estratos históricos nas práticas de ensino. Nas classes observadas, propostas mais atuais (modelo comunicativo) parecem conviver com práticas mais tradicionais (modelo representacional), revelando imbricações, oscilações, tensões e contradições no trabalho do professor com relação ao objeto ensinado. Do ponto de vista mais específico da Didática do francês, a perspectiva teórico-metodológica adotada parece, assim, contribuir para o desenvolvimento da área.
id UFGD-4_7ff0a73db3ba3799a2b1a2e3ec16fe77
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4202
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinadoObjeto ensinado. Produção escrita de textos argumentativos. Didática de língua materna.Nesta contribuição, é apresentado o quadro teórico-metodológico desenvolvido pela equipe GRAFE (Groupe de recherche pour l’analyse du français enseigné) para descrever e compreender objetos efetivamente ensinados em aulas de francês (língua materna) no ensino médio, mais especificamente a “redação (ou produção escrita) de textos argumentativos”. As análises realizadas mostram a presença de uma sedimentação de diferentes estratos históricos nas práticas de ensino. Nas classes observadas, propostas mais atuais (modelo comunicativo) parecem conviver com práticas mais tradicionais (modelo representacional), revelando imbricações, oscilações, tensões e contradições no trabalho do professor com relação ao objeto ensinado. Do ponto de vista mais específico da Didática do francês, a perspectiva teórico-metodológica adotada parece, assim, contribuir para o desenvolvimento da área.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4202Raído; v. 9 n. 18 (2015); 113-1361984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4202/2212Cordeiro, Glaís Salesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T09:29:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4202Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-31T09:29:40Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado
title Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado
spellingShingle Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado
Cordeiro, Glaís Sales
Objeto ensinado. Produção escrita de textos argumentativos. Didática de língua materna.
title_short Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado
title_full Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado
title_fullStr Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado
title_full_unstemmed Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado
title_sort Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado
author Cordeiro, Glaís Sales
author_facet Cordeiro, Glaís Sales
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Glaís Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Objeto ensinado. Produção escrita de textos argumentativos. Didática de língua materna.
topic Objeto ensinado. Produção escrita de textos argumentativos. Didática de língua materna.
description Nesta contribuição, é apresentado o quadro teórico-metodológico desenvolvido pela equipe GRAFE (Groupe de recherche pour l’analyse du français enseigné) para descrever e compreender objetos efetivamente ensinados em aulas de francês (língua materna) no ensino médio, mais especificamente a “redação (ou produção escrita) de textos argumentativos”. As análises realizadas mostram a presença de uma sedimentação de diferentes estratos históricos nas práticas de ensino. Nas classes observadas, propostas mais atuais (modelo comunicativo) parecem conviver com práticas mais tradicionais (modelo representacional), revelando imbricações, oscilações, tensões e contradições no trabalho do professor com relação ao objeto ensinado. Do ponto de vista mais específico da Didática do francês, a perspectiva teórico-metodológica adotada parece, assim, contribuir para o desenvolvimento da área.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4202
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4202/2212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 9 n. 18 (2015); 113-136
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389448024064