“Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6026 |
Resumo: | A observação da sala de aula representa um elemento importante para a formação de professores. Em diferentes contextos, a observação tem sido usada para entender e refletir sobre a sala de aula e o papel do professor e tem sido adotada como requisito parcial da avaliação dos estágios supervisionados, nos programas de formação continuada de professores, na auto avaliação, entre outros. De maneira a contribuir no entendimento desta prática e na formação de futuros professores de língua inglesa para a sociedade global, este artigo descreve a prática de observação de um grupo de acadêmicos da Universidade York, Câmpus Glendon, em Torono. Esta turma cursou o programa D-TEIL que visa o ensino de língua inglesa em contexto internacional, e que durante sua graduação passou por etapas em que eles precisariam desenvolver estratégias para observarem professores em salas de aula e, inclusive, a si mesmos enquanto alunos-professores em Cuba. Embasados em Kumaravadivelu (2012), sugere-se a utilização de suas macro-estratégias como ponto de referência inicial para uma atenção à prática de observação, e consequentemente incorporar elementos curriculares que compôe a formação de professores de língua inglesa. |
id |
UFGD-4_8e5b2bb41649846a1b2cb0be452c7366 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6026 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global“Help me see”: Recognizing the importance of a core curriculum under observation in an english teacher education program for global societyCurrículo de Base. Formação de Professores. Sociedade Global.Core CurriculumTeacher EducationGlobal SocietyA observação da sala de aula representa um elemento importante para a formação de professores. Em diferentes contextos, a observação tem sido usada para entender e refletir sobre a sala de aula e o papel do professor e tem sido adotada como requisito parcial da avaliação dos estágios supervisionados, nos programas de formação continuada de professores, na auto avaliação, entre outros. De maneira a contribuir no entendimento desta prática e na formação de futuros professores de língua inglesa para a sociedade global, este artigo descreve a prática de observação de um grupo de acadêmicos da Universidade York, Câmpus Glendon, em Torono. Esta turma cursou o programa D-TEIL que visa o ensino de língua inglesa em contexto internacional, e que durante sua graduação passou por etapas em que eles precisariam desenvolver estratégias para observarem professores em salas de aula e, inclusive, a si mesmos enquanto alunos-professores em Cuba. Embasados em Kumaravadivelu (2012), sugere-se a utilização de suas macro-estratégias como ponto de referência inicial para uma atenção à prática de observação, e consequentemente incorporar elementos curriculares que compôe a formação de professores de língua inglesa.Classroom observation represents itself as an important element to teachers’ education. Within diff erent contexts, observation has been used to understand and refl ect on a classroom and on the role of the teacher and it has been adopted as a partial requirement on supervised practicum, continued teachers’ education programs, selfevaluation and others. In order to contribute to the understanding of this practice and to the education of future English language teachers for the global society, this article outlines the practice of observation that has been conducted in a group of students at York University, Glendon Campus, in Toronto. This group had taken D-TEIL program which aims at teaching English in an international context and during their undergraduation, they have been through steps that they would need to develop strategies to observe classrooms teachers and even themselves as student-teachers in Cuba. As in Kumaravadivelu (2012), it has been suggested that his macro-strategies function as an initial point of reference to give a special att ention to observation, and consequently to embed curriculum elements into the English language teachers’ education.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6026Raído; v. 10 n. 23 (2016); 72-891984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6026/3169Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartin, Ian2019-06-25T18:00:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6026Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-06-25T18:00:11Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global “Help me see”: Recognizing the importance of a core curriculum under observation in an english teacher education program for global society |
title |
“Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global |
spellingShingle |
“Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global Martin, Ian Currículo de Base. Formação de Professores. Sociedade Global. Core Curriculum Teacher Education Global Society |
title_short |
“Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global |
title_full |
“Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global |
title_fullStr |
“Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global |
title_full_unstemmed |
“Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global |
title_sort |
“Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global |
author |
Martin, Ian |
author_facet |
Martin, Ian |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martin, Ian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo de Base. Formação de Professores. Sociedade Global. Core Curriculum Teacher Education Global Society |
topic |
Currículo de Base. Formação de Professores. Sociedade Global. Core Curriculum Teacher Education Global Society |
description |
A observação da sala de aula representa um elemento importante para a formação de professores. Em diferentes contextos, a observação tem sido usada para entender e refletir sobre a sala de aula e o papel do professor e tem sido adotada como requisito parcial da avaliação dos estágios supervisionados, nos programas de formação continuada de professores, na auto avaliação, entre outros. De maneira a contribuir no entendimento desta prática e na formação de futuros professores de língua inglesa para a sociedade global, este artigo descreve a prática de observação de um grupo de acadêmicos da Universidade York, Câmpus Glendon, em Torono. Esta turma cursou o programa D-TEIL que visa o ensino de língua inglesa em contexto internacional, e que durante sua graduação passou por etapas em que eles precisariam desenvolver estratégias para observarem professores em salas de aula e, inclusive, a si mesmos enquanto alunos-professores em Cuba. Embasados em Kumaravadivelu (2012), sugere-se a utilização de suas macro-estratégias como ponto de referência inicial para uma atenção à prática de observação, e consequentemente incorporar elementos curriculares que compôe a formação de professores de língua inglesa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6026 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6026/3169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 10 n. 23 (2016); 72-89 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389939806208 |