“Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martin, Ian
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6026
Resumo: A observação da sala de aula representa um elemento importante para a formação de professores. Em diferentes contextos, a observação tem sido usada para entender e refletir sobre a sala de aula e o papel do professor e tem sido adotada como requisito parcial da avaliação dos estágios supervisionados, nos programas de formação continuada de professores, na auto avaliação, entre outros. De maneira a contribuir no entendimento desta prática e na formação de futuros professores de língua inglesa para a sociedade global, este artigo descreve a prática de observação de um grupo de acadêmicos da Universidade York, Câmpus Glendon, em Torono. Esta turma cursou o programa D-TEIL que visa o ensino de língua inglesa em contexto internacional, e que durante sua graduação passou por etapas em que eles precisariam desenvolver estratégias para observarem professores em salas de aula e, inclusive, a si mesmos enquanto alunos-professores em Cuba. Embasados em Kumaravadivelu (2012), sugere-se a utilização de suas macro-estratégias como ponto de referência inicial para uma atenção à prática de observação, e consequentemente incorporar elementos curriculares que compôe a formação de professores de língua inglesa.
id UFGD-4_8e5b2bb41649846a1b2cb0be452c7366
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6026
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling “Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global“Help me see”: Recognizing the importance of a core curriculum under observation in an english teacher education program for global societyCurrículo de Base. Formação de Professores. Sociedade Global.Core CurriculumTeacher EducationGlobal SocietyA observação da sala de aula representa um elemento importante para a formação de professores. Em diferentes contextos, a observação tem sido usada para entender e refletir sobre a sala de aula e o papel do professor e tem sido adotada como requisito parcial da avaliação dos estágios supervisionados, nos programas de formação continuada de professores, na auto avaliação, entre outros. De maneira a contribuir no entendimento desta prática e na formação de futuros professores de língua inglesa para a sociedade global, este artigo descreve a prática de observação de um grupo de acadêmicos da Universidade York, Câmpus Glendon, em Torono. Esta turma cursou o programa D-TEIL que visa o ensino de língua inglesa em contexto internacional, e que durante sua graduação passou por etapas em que eles precisariam desenvolver estratégias para observarem professores em salas de aula e, inclusive, a si mesmos enquanto alunos-professores em Cuba. Embasados em Kumaravadivelu (2012), sugere-se a utilização de suas macro-estratégias como ponto de referência inicial para uma atenção à prática de observação, e consequentemente incorporar elementos curriculares que compôe a formação de professores de língua inglesa.Classroom observation represents itself as an important element to teachers’ education. Within diff erent contexts, observation has been used to understand and refl ect on a classroom and on the role of the teacher and it has been adopted as a partial requirement on supervised practicum, continued teachers’ education programs, selfevaluation and others. In order to contribute to the understanding of this practice and to the education of future English language teachers for the global society, this article outlines the practice of observation that has been conducted in a group of students at York University, Glendon Campus, in Toronto. This group had taken D-TEIL program which aims at teaching English in an international context and during their undergraduation, they have been through steps that they would need to develop strategies to observe classrooms teachers and even themselves as student-teachers in Cuba. As in Kumaravadivelu (2012), it has been suggested that his macro-strategies function as an initial point of reference to give a special att ention to observation, and consequently to embed curriculum elements into the English language teachers’ education.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6026Raído; v. 10 n. 23 (2016); 72-891984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6026/3169Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartin, Ian2019-06-25T18:00:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6026Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-06-25T18:00:11Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv “Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global
“Help me see”: Recognizing the importance of a core curriculum under observation in an english teacher education program for global society
title “Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global
spellingShingle “Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global
Martin, Ian
Currículo de Base. Formação de Professores. Sociedade Global.
Core Curriculum
Teacher Education
Global Society
title_short “Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global
title_full “Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global
title_fullStr “Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global
title_full_unstemmed “Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global
title_sort “Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global
author Martin, Ian
author_facet Martin, Ian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martin, Ian
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo de Base. Formação de Professores. Sociedade Global.
Core Curriculum
Teacher Education
Global Society
topic Currículo de Base. Formação de Professores. Sociedade Global.
Core Curriculum
Teacher Education
Global Society
description A observação da sala de aula representa um elemento importante para a formação de professores. Em diferentes contextos, a observação tem sido usada para entender e refletir sobre a sala de aula e o papel do professor e tem sido adotada como requisito parcial da avaliação dos estágios supervisionados, nos programas de formação continuada de professores, na auto avaliação, entre outros. De maneira a contribuir no entendimento desta prática e na formação de futuros professores de língua inglesa para a sociedade global, este artigo descreve a prática de observação de um grupo de acadêmicos da Universidade York, Câmpus Glendon, em Torono. Esta turma cursou o programa D-TEIL que visa o ensino de língua inglesa em contexto internacional, e que durante sua graduação passou por etapas em que eles precisariam desenvolver estratégias para observarem professores em salas de aula e, inclusive, a si mesmos enquanto alunos-professores em Cuba. Embasados em Kumaravadivelu (2012), sugere-se a utilização de suas macro-estratégias como ponto de referência inicial para uma atenção à prática de observação, e consequentemente incorporar elementos curriculares que compôe a formação de professores de língua inglesa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6026
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6026/3169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 10 n. 23 (2016); 72-89
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389939806208