Leitura ficcional feita por adolescentes: compassos e descompassos entre escola e vida social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yaegashi, Mirian Hisae
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: do Nascimento, Stéfanny Barranco, Mello, Ana Carolina de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3479
Resumo: Este artigo apresenta uma investigação sobre práticas de leitura de textos narrativos feitas por adolescentes em contextos escolares e não escolares. A hipótese de trabalho é de que as práticas de fomento à leitura de modo geral, e da literária, exigidas pela escola, desconsideram as leituras realizadas pelos adolescentes em âmbito não escolar, tratando-as como leituras não adequadas ou, como dizem as OCNEM (2006), como “escolhas anárquicas" de leitura. Sabe-se que a indústria cultural ou cultura de massa influenciam na formação do gosto pela leitura dos adolescentes, porém, pouco se sabe sobre as leituras realizadas fora do âmbito escolar e como se dão essas práticas de letramento e os modos de apropriação desses textos por leitores adolescentes. Em busca de levantar alguns desses aspectos, buscou-se identificar hábitos de leitura de textos narrativos – nomeados aqui como leitura de ficção – de adolescentes em escolas e em bibliotecas. Para tanto, foi realizado um levantamento de dados por meio da aplicação de questionários semiestruturados a alunos de 12 e 14 anos de escolas públicas e particulares e a leitores de bibliotecas municipais das cidades de Cornélio Procópio e Paranavaí, ambas situadas no norte do estado do Paraná. Os dados obtidos apontam para uma apreciação grande de leitura entre o público estudado, particularmente, de leituras efetuadas em impressos, notadamente o livro, seguidas de leituras de textos narrativos em suportes digitais (TV, cinema, computadores). Quanto às relações com a literatura ensinada na escola, os jovens afirmam apreciá-la, no entanto, seus repertórios de leitura corrente não coincidem com os textos escolares ou da tradição, evidenciando uma cisão entre os letramentos escolares e da vida social.
id UFGD-4_91252d1c3f6f4b930688014f04d0dc72
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3479
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Leitura ficcional feita por adolescentes: compassos e descompassos entre escola e vida socialLeitura de textos ficcionais. Letramento. Adolescentes.Este artigo apresenta uma investigação sobre práticas de leitura de textos narrativos feitas por adolescentes em contextos escolares e não escolares. A hipótese de trabalho é de que as práticas de fomento à leitura de modo geral, e da literária, exigidas pela escola, desconsideram as leituras realizadas pelos adolescentes em âmbito não escolar, tratando-as como leituras não adequadas ou, como dizem as OCNEM (2006), como “escolhas anárquicas" de leitura. Sabe-se que a indústria cultural ou cultura de massa influenciam na formação do gosto pela leitura dos adolescentes, porém, pouco se sabe sobre as leituras realizadas fora do âmbito escolar e como se dão essas práticas de letramento e os modos de apropriação desses textos por leitores adolescentes. Em busca de levantar alguns desses aspectos, buscou-se identificar hábitos de leitura de textos narrativos – nomeados aqui como leitura de ficção – de adolescentes em escolas e em bibliotecas. Para tanto, foi realizado um levantamento de dados por meio da aplicação de questionários semiestruturados a alunos de 12 e 14 anos de escolas públicas e particulares e a leitores de bibliotecas municipais das cidades de Cornélio Procópio e Paranavaí, ambas situadas no norte do estado do Paraná. Os dados obtidos apontam para uma apreciação grande de leitura entre o público estudado, particularmente, de leituras efetuadas em impressos, notadamente o livro, seguidas de leituras de textos narrativos em suportes digitais (TV, cinema, computadores). Quanto às relações com a literatura ensinada na escola, os jovens afirmam apreciá-la, no entanto, seus repertórios de leitura corrente não coincidem com os textos escolares ou da tradição, evidenciando uma cisão entre os letramentos escolares e da vida social.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3479Raído; v. 8 n. 17 (2014); 59-791984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3479/2029Yaegashi, Mirian Hisaedo Nascimento, Stéfanny BarrancoMello, Ana Carolina de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T09:16:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3479Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-31T09:16:14Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura ficcional feita por adolescentes: compassos e descompassos entre escola e vida social
title Leitura ficcional feita por adolescentes: compassos e descompassos entre escola e vida social
spellingShingle Leitura ficcional feita por adolescentes: compassos e descompassos entre escola e vida social
Yaegashi, Mirian Hisae
Leitura de textos ficcionais. Letramento. Adolescentes.
title_short Leitura ficcional feita por adolescentes: compassos e descompassos entre escola e vida social
title_full Leitura ficcional feita por adolescentes: compassos e descompassos entre escola e vida social
title_fullStr Leitura ficcional feita por adolescentes: compassos e descompassos entre escola e vida social
title_full_unstemmed Leitura ficcional feita por adolescentes: compassos e descompassos entre escola e vida social
title_sort Leitura ficcional feita por adolescentes: compassos e descompassos entre escola e vida social
author Yaegashi, Mirian Hisae
author_facet Yaegashi, Mirian Hisae
do Nascimento, Stéfanny Barranco
Mello, Ana Carolina de Azevedo
author_role author
author2 do Nascimento, Stéfanny Barranco
Mello, Ana Carolina de Azevedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yaegashi, Mirian Hisae
do Nascimento, Stéfanny Barranco
Mello, Ana Carolina de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura de textos ficcionais. Letramento. Adolescentes.
topic Leitura de textos ficcionais. Letramento. Adolescentes.
description Este artigo apresenta uma investigação sobre práticas de leitura de textos narrativos feitas por adolescentes em contextos escolares e não escolares. A hipótese de trabalho é de que as práticas de fomento à leitura de modo geral, e da literária, exigidas pela escola, desconsideram as leituras realizadas pelos adolescentes em âmbito não escolar, tratando-as como leituras não adequadas ou, como dizem as OCNEM (2006), como “escolhas anárquicas" de leitura. Sabe-se que a indústria cultural ou cultura de massa influenciam na formação do gosto pela leitura dos adolescentes, porém, pouco se sabe sobre as leituras realizadas fora do âmbito escolar e como se dão essas práticas de letramento e os modos de apropriação desses textos por leitores adolescentes. Em busca de levantar alguns desses aspectos, buscou-se identificar hábitos de leitura de textos narrativos – nomeados aqui como leitura de ficção – de adolescentes em escolas e em bibliotecas. Para tanto, foi realizado um levantamento de dados por meio da aplicação de questionários semiestruturados a alunos de 12 e 14 anos de escolas públicas e particulares e a leitores de bibliotecas municipais das cidades de Cornélio Procópio e Paranavaí, ambas situadas no norte do estado do Paraná. Os dados obtidos apontam para uma apreciação grande de leitura entre o público estudado, particularmente, de leituras efetuadas em impressos, notadamente o livro, seguidas de leituras de textos narrativos em suportes digitais (TV, cinema, computadores). Quanto às relações com a literatura ensinada na escola, os jovens afirmam apreciá-la, no entanto, seus repertórios de leitura corrente não coincidem com os textos escolares ou da tradição, evidenciando uma cisão entre os letramentos escolares e da vida social.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3479
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3479/2029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 8 n. 17 (2014); 59-79
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389392449536