House of Cards: dna Shakesperiano na trilogia e nas séries
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6316 |
Resumo: | Este artigo faz uma leitura de produções literárias e televisivas contemporâneas, da trilogia política House of Cards, To Play the King e The Final Cut, do escritor inglês Michael Dobbs; da série da BBC: The House of Cards Trilogy, adaptação desses romances; bem como da maxissérie da Netflix, House of Cards, baseada nas anteriores. Detém-se em alguns elementos literários dessas produções e os relaciona com peças do dramaturgo inglês William Shakespeare, mais especificamente, a Macbeth, a Otelo, o Mouro de Veneza e a Ricardo III. Tentamos demonstrar como romancistas, roteiristas e diretores de séries celebram a inigualável arte de Shakespeare ao retrabalhar temas, atualizar contextos e reconstruir traços de personalidade de seus personagens inesquecíveis. Em suma, este texto visa resgatar algumas características genéticas das peças de Shakespeare presentes na produção artística/midiática contemporânea. |
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House of Cards: dna Shakesperiano na trilogia e nas sériesHouse of Cards: Shakesperean DNA in the trilogy and the seriesHouse of Cards. Political novels. TV series. Shakespearean genes.Este artigo faz uma leitura de produções literárias e televisivas contemporâneas, da trilogia política House of Cards, To Play the King e The Final Cut, do escritor inglês Michael Dobbs; da série da BBC: The House of Cards Trilogy, adaptação desses romances; bem como da maxissérie da Netflix, House of Cards, baseada nas anteriores. Detém-se em alguns elementos literários dessas produções e os relaciona com peças do dramaturgo inglês William Shakespeare, mais especificamente, a Macbeth, a Otelo, o Mouro de Veneza e a Ricardo III. Tentamos demonstrar como romancistas, roteiristas e diretores de séries celebram a inigualável arte de Shakespeare ao retrabalhar temas, atualizar contextos e reconstruir traços de personalidade de seus personagens inesquecíveis. Em suma, este texto visa resgatar algumas características genéticas das peças de Shakespeare presentes na produção artística/midiática contemporânea.This paper presents a reading of contemporary literary and TV productions, the political trilogy House of Cards, To Play the King and The Final Cut, by Michael Dobbs, an English writer; the BBC series: The House of Cards Trilogy, based on those novels; as well as the Netflix series, House of Cards, that adapts both antecedent works. It brings forth some literary elements of those productions and relates them to plays by William Shakespeare, more specifically, to Macbeth, to Othello, The Moor of Venice, and to King Richard III. It also seeks to demonstrate how novelists, screenwriters and directors of series celebrate the unparalleled art of Shakespeare by reworking themes, updating contexts and rebuilding personality traits of his unforgett able characters. In short, this text aims to recover some of the genetic characteristics of Shakespeare’s plays in contemporary artistic/mediatic production.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/631610.30612/raido.v11i28.6316Raído; v. 11 n. 28 (2017); 141-1641984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDenghttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6316/4022Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessReichmann, Brunilda T.2019-07-05T16:37:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6316Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T16:37:12Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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