Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Witzel, Denise Gabriel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mello, Cláudio José de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4660
Resumo: Partindo do princípio de que a escola, como instituição política e social, possui a responsabilidade de desenvolver mecanismos para promover a leitura literária como prática social, damos visibilidade, neste estudo, a um mapeamento do ensino da leitura do texto literário, focalizando, preliminar e sumariamente, vertentes do conhecimento relacionadas à concepção interacionista da linguagem estribada no dialogismo bakhtiniano, ao letramento e à Estética da Recepção, que desestabilizaram um modelo de ensino de língua e literatura cristalizado no Brasil, depositário da matriz positivista, estruturalista e formalista. Colocamos em relevo os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso fundamentada em Michel Pêcheux, com o objetivo de refletir acerca da relevância de práticas de ensino da leitura assentadas em bases descritivas e histórico-discursivas. Tais práticas, porque constituídas na equalização língua, sujeito e história, miram a formação de leitores que, em face de um acontecimento dado a ler, são capazes de reconhecer a equivocidade da língua e a recursividade dos sentidos. Pensamos que atividades oriundas da Análise do Discurso consistem em valioso instrumento, pois, quando realizadas como análises literárias que propiciem uma aproximação entre arte e vida, permitem ao leitor vivenciar a experiência estética, contribuindo assim para a formação de leitores perenes.
id UFGD-4_97d5e5f20cdcc5e1dd6451f1386e8dd0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4660
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escolaDiscurso literário. Ensino da leitura. Análise do Discurso.Partindo do princípio de que a escola, como instituição política e social, possui a responsabilidade de desenvolver mecanismos para promover a leitura literária como prática social, damos visibilidade, neste estudo, a um mapeamento do ensino da leitura do texto literário, focalizando, preliminar e sumariamente, vertentes do conhecimento relacionadas à concepção interacionista da linguagem estribada no dialogismo bakhtiniano, ao letramento e à Estética da Recepção, que desestabilizaram um modelo de ensino de língua e literatura cristalizado no Brasil, depositário da matriz positivista, estruturalista e formalista. Colocamos em relevo os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso fundamentada em Michel Pêcheux, com o objetivo de refletir acerca da relevância de práticas de ensino da leitura assentadas em bases descritivas e histórico-discursivas. Tais práticas, porque constituídas na equalização língua, sujeito e história, miram a formação de leitores que, em face de um acontecimento dado a ler, são capazes de reconhecer a equivocidade da língua e a recursividade dos sentidos. Pensamos que atividades oriundas da Análise do Discurso consistem em valioso instrumento, pois, quando realizadas como análises literárias que propiciem uma aproximação entre arte e vida, permitem ao leitor vivenciar a experiência estética, contribuindo assim para a formação de leitores perenes.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4660Raído; v. 9 n. 19 (2015); 23-421984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4660/2435Witzel, Denise GabrielMello, Cláudio José de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T10:34:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4660Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-31T10:34:16Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola
title Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola
spellingShingle Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola
Witzel, Denise Gabriel
Discurso literário. Ensino da leitura. Análise do Discurso.
title_short Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola
title_full Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola
title_fullStr Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola
title_full_unstemmed Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola
title_sort Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola
author Witzel, Denise Gabriel
author_facet Witzel, Denise Gabriel
Mello, Cláudio José de Almeida
author_role author
author2 Mello, Cláudio José de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Witzel, Denise Gabriel
Mello, Cláudio José de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso literário. Ensino da leitura. Análise do Discurso.
topic Discurso literário. Ensino da leitura. Análise do Discurso.
description Partindo do princípio de que a escola, como instituição política e social, possui a responsabilidade de desenvolver mecanismos para promover a leitura literária como prática social, damos visibilidade, neste estudo, a um mapeamento do ensino da leitura do texto literário, focalizando, preliminar e sumariamente, vertentes do conhecimento relacionadas à concepção interacionista da linguagem estribada no dialogismo bakhtiniano, ao letramento e à Estética da Recepção, que desestabilizaram um modelo de ensino de língua e literatura cristalizado no Brasil, depositário da matriz positivista, estruturalista e formalista. Colocamos em relevo os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso fundamentada em Michel Pêcheux, com o objetivo de refletir acerca da relevância de práticas de ensino da leitura assentadas em bases descritivas e histórico-discursivas. Tais práticas, porque constituídas na equalização língua, sujeito e história, miram a formação de leitores que, em face de um acontecimento dado a ler, são capazes de reconhecer a equivocidade da língua e a recursividade dos sentidos. Pensamos que atividades oriundas da Análise do Discurso consistem em valioso instrumento, pois, quando realizadas como análises literárias que propiciem uma aproximação entre arte e vida, permitem ao leitor vivenciar a experiência estética, contribuindo assim para a formação de leitores perenes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4660
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4660/2435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 9 n. 19 (2015); 23-42
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389464801280