Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4660 |
Resumo: | Partindo do princípio de que a escola, como instituição política e social, possui a responsabilidade de desenvolver mecanismos para promover a leitura literária como prática social, damos visibilidade, neste estudo, a um mapeamento do ensino da leitura do texto literário, focalizando, preliminar e sumariamente, vertentes do conhecimento relacionadas à concepção interacionista da linguagem estribada no dialogismo bakhtiniano, ao letramento e à Estética da Recepção, que desestabilizaram um modelo de ensino de língua e literatura cristalizado no Brasil, depositário da matriz positivista, estruturalista e formalista. Colocamos em relevo os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso fundamentada em Michel Pêcheux, com o objetivo de refletir acerca da relevância de práticas de ensino da leitura assentadas em bases descritivas e histórico-discursivas. Tais práticas, porque constituídas na equalização língua, sujeito e história, miram a formação de leitores que, em face de um acontecimento dado a ler, são capazes de reconhecer a equivocidade da língua e a recursividade dos sentidos. Pensamos que atividades oriundas da Análise do Discurso consistem em valioso instrumento, pois, quando realizadas como análises literárias que propiciem uma aproximação entre arte e vida, permitem ao leitor vivenciar a experiência estética, contribuindo assim para a formação de leitores perenes. |
id |
UFGD-4_97d5e5f20cdcc5e1dd6451f1386e8dd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4660 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escolaDiscurso literário. Ensino da leitura. Análise do Discurso.Partindo do princípio de que a escola, como instituição política e social, possui a responsabilidade de desenvolver mecanismos para promover a leitura literária como prática social, damos visibilidade, neste estudo, a um mapeamento do ensino da leitura do texto literário, focalizando, preliminar e sumariamente, vertentes do conhecimento relacionadas à concepção interacionista da linguagem estribada no dialogismo bakhtiniano, ao letramento e à Estética da Recepção, que desestabilizaram um modelo de ensino de língua e literatura cristalizado no Brasil, depositário da matriz positivista, estruturalista e formalista. Colocamos em relevo os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso fundamentada em Michel Pêcheux, com o objetivo de refletir acerca da relevância de práticas de ensino da leitura assentadas em bases descritivas e histórico-discursivas. Tais práticas, porque constituídas na equalização língua, sujeito e história, miram a formação de leitores que, em face de um acontecimento dado a ler, são capazes de reconhecer a equivocidade da língua e a recursividade dos sentidos. Pensamos que atividades oriundas da Análise do Discurso consistem em valioso instrumento, pois, quando realizadas como análises literárias que propiciem uma aproximação entre arte e vida, permitem ao leitor vivenciar a experiência estética, contribuindo assim para a formação de leitores perenes.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4660Raído; v. 9 n. 19 (2015); 23-421984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4660/2435Witzel, Denise GabrielMello, Cláudio José de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T10:34:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4660Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-31T10:34:16Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola |
title |
Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola |
spellingShingle |
Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola Witzel, Denise Gabriel Discurso literário. Ensino da leitura. Análise do Discurso. |
title_short |
Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola |
title_full |
Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola |
title_fullStr |
Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola |
title_full_unstemmed |
Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola |
title_sort |
Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola |
author |
Witzel, Denise Gabriel |
author_facet |
Witzel, Denise Gabriel Mello, Cláudio José de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Cláudio José de Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Witzel, Denise Gabriel Mello, Cláudio José de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso literário. Ensino da leitura. Análise do Discurso. |
topic |
Discurso literário. Ensino da leitura. Análise do Discurso. |
description |
Partindo do princípio de que a escola, como instituição política e social, possui a responsabilidade de desenvolver mecanismos para promover a leitura literária como prática social, damos visibilidade, neste estudo, a um mapeamento do ensino da leitura do texto literário, focalizando, preliminar e sumariamente, vertentes do conhecimento relacionadas à concepção interacionista da linguagem estribada no dialogismo bakhtiniano, ao letramento e à Estética da Recepção, que desestabilizaram um modelo de ensino de língua e literatura cristalizado no Brasil, depositário da matriz positivista, estruturalista e formalista. Colocamos em relevo os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso fundamentada em Michel Pêcheux, com o objetivo de refletir acerca da relevância de práticas de ensino da leitura assentadas em bases descritivas e histórico-discursivas. Tais práticas, porque constituídas na equalização língua, sujeito e história, miram a formação de leitores que, em face de um acontecimento dado a ler, são capazes de reconhecer a equivocidade da língua e a recursividade dos sentidos. Pensamos que atividades oriundas da Análise do Discurso consistem em valioso instrumento, pois, quando realizadas como análises literárias que propiciem uma aproximação entre arte e vida, permitem ao leitor vivenciar a experiência estética, contribuindo assim para a formação de leitores perenes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4660 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4660/2435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 9 n. 19 (2015); 23-42 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389464801280 |