Inserção de estudantes indígenas na universidade pública brasileira a partir da produção textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Euzebio, Umberto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rebouças, Eduardo Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5660
Resumo: Nas últimas décadas, o governo brasileiro tem orientado suas políticas públicas no sentido de promover ações que resgatem dívidas sociais e históricas com os povos originários. Em 2004, foi firmado o convênio FUB/FUNAI para formar profissionais indígenas. Entre os inúmeros problemas enfrentados pelos estudantes, estão as dificuldades de leitura e escrita. Como medida de intervenção, foram propostas reflexões contextualizadas quanto à cultura e à área específica de formação de cada estudante. Para isso, produziram um texto sobre pertencimento e uma resenha de um texto de suas respectivas áreas, passando por várias versões, a partir de feedback textual-interativo. A estratégia adotada, fundamentada na contextualização do universo indígena, levou-os para a sua realidade e possibilitou intervenção, com metodologia específica para a produção de textos, envolvendo sua realidade social e considerando sua origem e suas diferentes etnias. Fundamentados numa concepção dialógica e sociocultural de língua, texto e gênero, foi trabalhada a produção a partir da familiarização da linguagem científica em oposição ao senso comum como exercício acadêmico. Pela avaliação final, a prática proporcionou desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, despertou interesse e promoveu interação e inclusão dos indígenas na Universidade.
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spelling Inserção de estudantes indígenas na universidade pública brasileira a partir da produção textualThe inclusion of indigenous students in public universities through text productionProdução textual. Indígena. Gênero textual. Inclusão. Educação superior.Text productionindigenoustext genreinclusionhigher education.Nas últimas décadas, o governo brasileiro tem orientado suas políticas públicas no sentido de promover ações que resgatem dívidas sociais e históricas com os povos originários. Em 2004, foi firmado o convênio FUB/FUNAI para formar profissionais indígenas. Entre os inúmeros problemas enfrentados pelos estudantes, estão as dificuldades de leitura e escrita. Como medida de intervenção, foram propostas reflexões contextualizadas quanto à cultura e à área específica de formação de cada estudante. Para isso, produziram um texto sobre pertencimento e uma resenha de um texto de suas respectivas áreas, passando por várias versões, a partir de feedback textual-interativo. A estratégia adotada, fundamentada na contextualização do universo indígena, levou-os para a sua realidade e possibilitou intervenção, com metodologia específica para a produção de textos, envolvendo sua realidade social e considerando sua origem e suas diferentes etnias. Fundamentados numa concepção dialógica e sociocultural de língua, texto e gênero, foi trabalhada a produção a partir da familiarização da linguagem científica em oposição ao senso comum como exercício acadêmico. Pela avaliação final, a prática proporcionou desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, despertou interesse e promoveu interação e inclusão dos indígenas na Universidade.The agreement FUB/FUNAI was signed in 2004 to train indigenous professionals. However, students of this system face innumerous problems, such as reading and writing difficulties. Within this work, language was considered to be an interactive socio-cognitive activity, a means for action between participants who are inserted in a determined socio-historical context. In this perspective, the text must be seen as a process of constructing meanings. Therefore, the objective of this work was to evaluate the practice of text production by indigenous undergraduates and its contribution to the understanding and confrontation of the academic reality. As methodology, contextualized reflections regarding the culture and specific training area of each student were proposed. In this way, they produced a text about belonging and a review about a text in the students’ respective areas, going through various revisions, from textual-interactive feedback. Based in a dialogic and sociocultural conception of language, text and genre, the production was worked on starting from a familiarization with scientific language in opposition to common sense as an academic exercise. This practice provided the development of reading and writing skills and promoted an interaction and inclusion of the indigenous students at the University.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/566010.30612/raido.v11i27.5660Raído; v. 11 n. 27 (2017); 507-5281984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5660/3751Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEuzebio, UmbertoRebouças, Eduardo Melo2019-07-05T15:45:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5660Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T15:45:52Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
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