Elza Soares, em face da outremização e a busca de um projeto musical de superação da condição de subalternidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Lucas Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/14488
Resumo: Trata-se aqui de demonstrar resultados preliminares de uma pesquisa que procura examinar a trajetória artística de Elza Soares a partir da teoria pós-colonial, considerando os seus 70 anos de carreira a partir do lócus específico de enunciação subalterna, evidenciando sua condição de mulher negra duplamente subalterna na sociedade brasileira erigida e consolidada sobre os valores da cultura patriarcal e colonial. A hipótese de pesquisa é de que, ao longo da sua trajetória artística, existe uma busca de superação da subalternidade, de modo que compreendemos que nos últimos dezoito anos (2002-2020) acentuou-se a interpretação de canções de cunho de resistência ao contexto de opressão e racismo da sociedade brasileira. Isso nos levou a propor que ocorreu “uma reversão do colonizado-objeto em sujeito dono da sua história e da sua capacidade de reescrever sua história” (BONNICI, 2012, p. 27).
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