Elza Soares, em face da outremização e a busca de um projeto musical de superação da condição de subalternidade
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/14488 |
Resumo: | Trata-se aqui de demonstrar resultados preliminares de uma pesquisa que procura examinar a trajetória artística de Elza Soares a partir da teoria pós-colonial, considerando os seus 70 anos de carreira a partir do lócus específico de enunciação subalterna, evidenciando sua condição de mulher negra duplamente subalterna na sociedade brasileira erigida e consolidada sobre os valores da cultura patriarcal e colonial. A hipótese de pesquisa é de que, ao longo da sua trajetória artística, existe uma busca de superação da subalternidade, de modo que compreendemos que nos últimos dezoito anos (2002-2020) acentuou-se a interpretação de canções de cunho de resistência ao contexto de opressão e racismo da sociedade brasileira. Isso nos levou a propor que ocorreu “uma reversão do colonizado-objeto em sujeito dono da sua história e da sua capacidade de reescrever sua história” (BONNICI, 2012, p. 27). |
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Elza Soares, em face da outremização e a busca de um projeto musical de superação da condição de subalternidadeMúsica popular. Elza Soares. Pós-colonialismo. Relações raciais. OutremizaçãoTrata-se aqui de demonstrar resultados preliminares de uma pesquisa que procura examinar a trajetória artística de Elza Soares a partir da teoria pós-colonial, considerando os seus 70 anos de carreira a partir do lócus específico de enunciação subalterna, evidenciando sua condição de mulher negra duplamente subalterna na sociedade brasileira erigida e consolidada sobre os valores da cultura patriarcal e colonial. A hipótese de pesquisa é de que, ao longo da sua trajetória artística, existe uma busca de superação da subalternidade, de modo que compreendemos que nos últimos dezoito anos (2002-2020) acentuou-se a interpretação de canções de cunho de resistência ao contexto de opressão e racismo da sociedade brasileira. Isso nos levou a propor que ocorreu “uma reversão do colonizado-objeto em sujeito dono da sua história e da sua capacidade de reescrever sua história” (BONNICI, 2012, p. 27).Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2021-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1448810.30612/raido.v15i37.14488Raído; v. 15 n. 37 (2021): Dossiê - Relações étnico-raciais: branquitude e os efeitos de sentido; 110-1231984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/14488/8348Copyright (c) 2022 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rafael Lucas Santos2022-02-07T21:36:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14488Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2022-02-07T21:36:13Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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