Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003)
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15664 |
Resumo: | O presente artigo analisa as memórias coletiva e individual constituem a cidade de Javé, do longa-metragem Os narradores de Javé (2003), dirigido por Eliane Caffé. No filme, as narrativas orais dos personagens se entrelaçam formando uma colcha de retalhos com visões dissociadas sobre a construção do vale. Em relação ao conceito de memória, entende-se que ela é constituída de fragmentos e tem o esquecimento como uma condicional, assim, várias vozes podem compor diferentes tramas sobre um acontecimento. O diálogo entre o presente e o passado são uma constante na trama e trazem uma carga que contribui para a constituição de cada morador. Perceber a simbologia das recordações e como elas são relembradas pelos moradores na reconstituição do passado pelas vias orais com a pretensão da escrita de um livro científico. As narrativas da constituição da cidade possuem um valor incondicional para os moradores, assim, perceber como a adaptação midiática para as vias escritas seria realizada por Antônio Biá é fundamental para compreender as nuances de cada mídia e como a adaptação é tratada no longa. Para tal estudo, se realizará uma pesquisa bibliográfica que visa a análise das cenas do filme com os conceitos de adaptação midiática, memória e lugares de memória. |
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Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003)Memórialugares de memóriaadaptação midiáticanarrativas oraisOs narradores de JavéO presente artigo analisa as memórias coletiva e individual constituem a cidade de Javé, do longa-metragem Os narradores de Javé (2003), dirigido por Eliane Caffé. No filme, as narrativas orais dos personagens se entrelaçam formando uma colcha de retalhos com visões dissociadas sobre a construção do vale. Em relação ao conceito de memória, entende-se que ela é constituída de fragmentos e tem o esquecimento como uma condicional, assim, várias vozes podem compor diferentes tramas sobre um acontecimento. O diálogo entre o presente e o passado são uma constante na trama e trazem uma carga que contribui para a constituição de cada morador. Perceber a simbologia das recordações e como elas são relembradas pelos moradores na reconstituição do passado pelas vias orais com a pretensão da escrita de um livro científico. As narrativas da constituição da cidade possuem um valor incondicional para os moradores, assim, perceber como a adaptação midiática para as vias escritas seria realizada por Antônio Biá é fundamental para compreender as nuances de cada mídia e como a adaptação é tratada no longa. Para tal estudo, se realizará uma pesquisa bibliográfica que visa a análise das cenas do filme com os conceitos de adaptação midiática, memória e lugares de memória.En este artículo se busca analizar como la memoria colectiva y la memoria individual constituyen la ciudad de Javé, presente en el largometraje “Os narradores de Javé” (2003), dirigido por Eliane Caffé. En la película, las narrativas orales de los personajes se entrelazan y forman una colcha de retazos con visiones disociadas sobre la construcción del valle. En relación al concepto de memoria, se comprende que ella es constituida por fragmentos y contiene el olvido como un condicional, así, varias voces pueden componer distintas tramas sobre un acontecimiento. En este artículo se propone, también, percibir la simbología de las recordaciones y como ellas son recordadas por los moradores en la reconstitución del pasado oralmente. Las narrativas de la constitución de la ciudad poseen un valor incondicional para los moradores, así, percibir como la adaptación mediática para las vías escritas seria realizada por Antônio Biá es fundamental para la comprensión de los matices de cada medio y de cómo la adaptación es tratada en el largometraje. Para tal estudio, se realiza una investigación bibliográfica que visa el análisis de las escenas de la película en relación con los conceptos de adaptación mediática, memoria y lugares de memoria.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1566410.30612/raido.v16i41.15664Raído; v. 16 n. 41 (2022): Cinema e Literatura: práticas poéticas; 283-3021984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15664/9295Copyright (c) 2022 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLibardi, FrancieleOliveira, Valdeci Batista de MeloSergel, Caroline2024-03-05T10:20:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15664Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2024-03-05T10:20:35Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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