Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Libardi, Franciele
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Valdeci Batista de Melo, Sergel, Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15664
Resumo: O presente artigo analisa as memórias coletiva e individual constituem a cidade de Javé, do longa-metragem Os narradores de Javé (2003), dirigido por Eliane Caffé. No filme, as narrativas orais dos personagens se entrelaçam formando uma colcha de retalhos com visões dissociadas sobre a construção do vale. Em relação ao conceito de memória, entende-se que ela é constituída de fragmentos e tem o esquecimento como uma condicional, assim, várias vozes podem compor diferentes tramas sobre um acontecimento. O diálogo entre o presente e o passado são uma constante na trama e trazem uma carga que contribui para a constituição de cada morador. Perceber a simbologia das recordações e como elas são relembradas pelos moradores na reconstituição do passado pelas vias orais com a pretensão da escrita de um livro científico. As narrativas da constituição da cidade possuem um valor incondicional para os moradores, assim, perceber como a adaptação midiática para as vias escritas seria realizada por Antônio Biá é fundamental para compreender as nuances de cada mídia e como a adaptação é tratada no longa. Para tal estudo, se realizará uma pesquisa bibliográfica que visa a análise das cenas do filme com os conceitos de adaptação midiática, memória e lugares de memória.
id UFGD-4_a75ecf402cbaff4f8a3102f9ca44a3c0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15664
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003)Memórialugares de memóriaadaptação midiáticanarrativas oraisOs narradores de JavéO presente artigo analisa as memórias coletiva e individual constituem a cidade de Javé, do longa-metragem Os narradores de Javé (2003), dirigido por Eliane Caffé. No filme, as narrativas orais dos personagens se entrelaçam formando uma colcha de retalhos com visões dissociadas sobre a construção do vale. Em relação ao conceito de memória, entende-se que ela é constituída de fragmentos e tem o esquecimento como uma condicional, assim, várias vozes podem compor diferentes tramas sobre um acontecimento. O diálogo entre o presente e o passado são uma constante na trama e trazem uma carga que contribui para a constituição de cada morador. Perceber a simbologia das recordações e como elas são relembradas pelos moradores na reconstituição do passado pelas vias orais com a pretensão da escrita de um livro científico. As narrativas da constituição da cidade possuem um valor incondicional para os moradores, assim, perceber como a adaptação midiática para as vias escritas seria realizada por Antônio Biá é fundamental para compreender as nuances de cada mídia e como a adaptação é tratada no longa. Para tal estudo, se realizará uma pesquisa bibliográfica que visa a análise das cenas do filme com os conceitos de adaptação midiática, memória e lugares de memória.En este artículo se busca analizar como la memoria colectiva y la memoria individual constituyen la ciudad de Javé, presente en el largometraje “Os narradores de Javé” (2003), dirigido por Eliane Caffé. En la película, las narrativas orales de los personajes se entrelazan y forman una colcha de retazos con visiones disociadas sobre la construcción del valle. En relación al concepto de memoria, se comprende que ella es constituida por fragmentos y contiene el olvido como un condicional, así, varias voces pueden componer distintas tramas sobre un acontecimiento. En este artículo se propone, también, percibir la simbología de las recordaciones y como ellas son recordadas por los moradores en la reconstitución del pasado oralmente. Las narrativas de la constitución de la ciudad poseen un valor incondicional para los moradores, así, percibir como la adaptación mediática para las vías escritas seria realizada por Antônio Biá es fundamental para la comprensión de los matices de cada medio y de cómo la adaptación es tratada en el largometraje. Para tal estudio, se realiza una investigación bibliográfica que visa el análisis de las escenas de la película en relación con los conceptos de adaptación mediática, memoria y lugares de memoria.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1566410.30612/raido.v16i41.15664Raído; v. 16 n. 41 (2022): Cinema e Literatura: práticas poéticas; 283-3021984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15664/9295Copyright (c) 2022 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLibardi, FrancieleOliveira, Valdeci Batista de MeloSergel, Caroline2024-03-05T10:20:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15664Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2024-03-05T10:20:35Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003)
title Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003)
spellingShingle Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003)
Libardi, Franciele
Memória
lugares de memória
adaptação midiática
narrativas orais
Os narradores de Javé
title_short Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003)
title_full Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003)
title_fullStr Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003)
title_full_unstemmed Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003)
title_sort Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003)
author Libardi, Franciele
author_facet Libardi, Franciele
Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Sergel, Caroline
author_role author
author2 Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Sergel, Caroline
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Libardi, Franciele
Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Sergel, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
lugares de memória
adaptação midiática
narrativas orais
Os narradores de Javé
topic Memória
lugares de memória
adaptação midiática
narrativas orais
Os narradores de Javé
description O presente artigo analisa as memórias coletiva e individual constituem a cidade de Javé, do longa-metragem Os narradores de Javé (2003), dirigido por Eliane Caffé. No filme, as narrativas orais dos personagens se entrelaçam formando uma colcha de retalhos com visões dissociadas sobre a construção do vale. Em relação ao conceito de memória, entende-se que ela é constituída de fragmentos e tem o esquecimento como uma condicional, assim, várias vozes podem compor diferentes tramas sobre um acontecimento. O diálogo entre o presente e o passado são uma constante na trama e trazem uma carga que contribui para a constituição de cada morador. Perceber a simbologia das recordações e como elas são relembradas pelos moradores na reconstituição do passado pelas vias orais com a pretensão da escrita de um livro científico. As narrativas da constituição da cidade possuem um valor incondicional para os moradores, assim, perceber como a adaptação midiática para as vias escritas seria realizada por Antônio Biá é fundamental para compreender as nuances de cada mídia e como a adaptação é tratada no longa. Para tal estudo, se realizará uma pesquisa bibliográfica que visa a análise das cenas do filme com os conceitos de adaptação midiática, memória e lugares de memória.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15664
10.30612/raido.v16i41.15664
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15664
identifier_str_mv 10.30612/raido.v16i41.15664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15664/9295
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 16 n. 41 (2022): Cinema e Literatura: práticas poéticas; 283-302
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316388231675904