Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vinicius Machado Pereira dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129991
Resumo: S237c Santos, Vinicius Machado Pereira dos. Ciências e Disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática / Vinicius Machado Pereira dos Santos. – 2014 135 f. : 269 p. ; 30 cm. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Cuiabá, 2014. Inclui bibliografia. 1. Formação de Professores de Matemática. 2. Disciplina Acadêmica. 3. Disciplina Científica. 4. Disciplina Escolar. I. Título.
id UFSC_64586682717d01e6ac461bc2eb62f94a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129991
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de MatemáticaFormação de professoresDisciplina acadêmicaDisciplina CientíficaDisciplina escolarS237c Santos, Vinicius Machado Pereira dos. Ciências e Disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática / Vinicius Machado Pereira dos Santos. – 2014 135 f. : 269 p. ; 30 cm. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Cuiabá, 2014. Inclui bibliografia. 1. Formação de Professores de Matemática. 2. Disciplina Acadêmica. 3. Disciplina Científica. 4. Disciplina Escolar. I. Título.A pesquisa CIÊNCIAS E DISCIPLINAS: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, na UFMT, polo de Cuiabá, na linha de pesquisa Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática. A pesquisa tem como base os estudos sobre a produção científica – as ciências – em termos do tratamento dado por autores como Bruno Latour, considerando, ainda, os processos históricos de constituição dos campos disciplinares acadêmicos, científicos e escolares, lançando mão de estudos de pesquisadores como Claude Blanckaert, Jean Boutier, Jean-Claude Passeron, André Chervel, Ivor Goodson dentre outros. Esses estudos elaboram ferramental teórico-metodológico, para uma análise das propostas disciplinares de formação de professores que ensinam Matemática. A investigação norteia-se pela seguinte indagação: que natureza epistemológica tem as disciplinas de formação de professores nos curso de licenciatura? Foram considerados como fontes de pesquisa os projetos políticos pedagógicos para a formação de professores que ensinam Matemática do campus de Cuiabá da UFMT. Tais projetos encontram-se em documentos, tais como: Catálogos Gerais, Resoluções dos Conselhos Superiores da UFMT, arquivos do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e da Terra da UFMT, projetos de cursos interdisciplinares debatidos no âmbito da UFMT na década de 90 do século XX, bem como o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática. Consideramos a pesquisa como um estudo de caso de formação de professores, por meio de análise documental, na área de Educação Matemática. Os resultados obtidos com a investigação apontam para a natureza diversa das disciplinas envolvidas na formação de professores que ensinam Matemática em termos de eixos desenvolvedores dos cursos delimitados por: cultura acadêmico-científica; cultura escolar de nível superior; e cultura profissional. Para além dessa construção teórica, o estudo apresenta subsídios para debate sobre o tema atual dos elementos constituintes de cursos de formação de professores.Valente, Wagner RodriguesSantos, Vinicius Machado Pereira dos2015-02-19T21:08:40Z2015-02-19T21:08:40Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129991porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-13T19:17:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129991Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-05-13T19:17:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática
title Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática
spellingShingle Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática
Santos, Vinicius Machado Pereira dos
Formação de professores
Disciplina acadêmica
Disciplina Científica
Disciplina escolar
title_short Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática
title_full Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática
title_fullStr Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática
title_full_unstemmed Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática
title_sort Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática
author Santos, Vinicius Machado Pereira dos
author_facet Santos, Vinicius Machado Pereira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vinicius Machado Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Disciplina acadêmica
Disciplina Científica
Disciplina escolar
topic Formação de professores
Disciplina acadêmica
Disciplina Científica
Disciplina escolar
description S237c Santos, Vinicius Machado Pereira dos. Ciências e Disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática / Vinicius Machado Pereira dos Santos. – 2014 135 f. : 269 p. ; 30 cm. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Cuiabá, 2014. Inclui bibliografia. 1. Formação de Professores de Matemática. 2. Disciplina Acadêmica. 3. Disciplina Científica. 4. Disciplina Escolar. I. Título.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-19T21:08:40Z
2015-02-19T21:08:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129991
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652071173357568