Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129991 |
Resumo: | S237c Santos, Vinicius Machado Pereira dos. Ciências e Disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática / Vinicius Machado Pereira dos Santos. – 2014 135 f. : 269 p. ; 30 cm. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Cuiabá, 2014. Inclui bibliografia. 1. Formação de Professores de Matemática. 2. Disciplina Acadêmica. 3. Disciplina Científica. 4. Disciplina Escolar. I. Título. |
id |
UFSC_64586682717d01e6ac461bc2eb62f94a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129991 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de MatemáticaFormação de professoresDisciplina acadêmicaDisciplina CientíficaDisciplina escolarS237c Santos, Vinicius Machado Pereira dos. Ciências e Disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática / Vinicius Machado Pereira dos Santos. – 2014 135 f. : 269 p. ; 30 cm. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Cuiabá, 2014. Inclui bibliografia. 1. Formação de Professores de Matemática. 2. Disciplina Acadêmica. 3. Disciplina Científica. 4. Disciplina Escolar. I. Título.A pesquisa CIÊNCIAS E DISCIPLINAS: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, na UFMT, polo de Cuiabá, na linha de pesquisa Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática. A pesquisa tem como base os estudos sobre a produção científica – as ciências – em termos do tratamento dado por autores como Bruno Latour, considerando, ainda, os processos históricos de constituição dos campos disciplinares acadêmicos, científicos e escolares, lançando mão de estudos de pesquisadores como Claude Blanckaert, Jean Boutier, Jean-Claude Passeron, André Chervel, Ivor Goodson dentre outros. Esses estudos elaboram ferramental teórico-metodológico, para uma análise das propostas disciplinares de formação de professores que ensinam Matemática. A investigação norteia-se pela seguinte indagação: que natureza epistemológica tem as disciplinas de formação de professores nos curso de licenciatura? Foram considerados como fontes de pesquisa os projetos políticos pedagógicos para a formação de professores que ensinam Matemática do campus de Cuiabá da UFMT. Tais projetos encontram-se em documentos, tais como: Catálogos Gerais, Resoluções dos Conselhos Superiores da UFMT, arquivos do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e da Terra da UFMT, projetos de cursos interdisciplinares debatidos no âmbito da UFMT na década de 90 do século XX, bem como o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática. Consideramos a pesquisa como um estudo de caso de formação de professores, por meio de análise documental, na área de Educação Matemática. Os resultados obtidos com a investigação apontam para a natureza diversa das disciplinas envolvidas na formação de professores que ensinam Matemática em termos de eixos desenvolvedores dos cursos delimitados por: cultura acadêmico-científica; cultura escolar de nível superior; e cultura profissional. Para além dessa construção teórica, o estudo apresenta subsídios para debate sobre o tema atual dos elementos constituintes de cursos de formação de professores.Valente, Wagner RodriguesSantos, Vinicius Machado Pereira dos2015-02-19T21:08:40Z2015-02-19T21:08:40Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129991porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-13T19:17:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129991Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-05-13T19:17:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática |
title |
Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática |
spellingShingle |
Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática Santos, Vinicius Machado Pereira dos Formação de professores Disciplina acadêmica Disciplina Científica Disciplina escolar |
title_short |
Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática |
title_full |
Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática |
title_fullStr |
Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática |
title_full_unstemmed |
Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática |
title_sort |
Ciências e disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática |
author |
Santos, Vinicius Machado Pereira dos |
author_facet |
Santos, Vinicius Machado Pereira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vinicius Machado Pereira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Disciplina acadêmica Disciplina Científica Disciplina escolar |
topic |
Formação de professores Disciplina acadêmica Disciplina Científica Disciplina escolar |
description |
S237c Santos, Vinicius Machado Pereira dos. Ciências e Disciplinas: uma análise epistemológica sobre cursos de formação de professores de Matemática / Vinicius Machado Pereira dos Santos. – 2014 135 f. : 269 p. ; 30 cm. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Cuiabá, 2014. Inclui bibliografia. 1. Formação de Professores de Matemática. 2. Disciplina Acadêmica. 3. Disciplina Científica. 4. Disciplina Escolar. I. Título. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-02-19T21:08:40Z 2015-02-19T21:08:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129991 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652071173357568 |