A construção do hipertexto em dicionários escolares infantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5076 |
Resumo: | Este trabalho analisou a hipertextualidade em dicionários escolares infantis avaliados pelo PNLD. Para tanto, observou-se, na construção do hipertexto, os elementos multimodais, principalmente os boxes que contêm outros gêneros textuais. Este trabalho partiu do pressuposto de que o hipertexto está também presente no texto impresso e não é exclusivo do texto virtual, baseado em Koch (2009) e Coscarelli (2009). Além disso, utilizou-se dos conceitos de multimodalidade para a análise das páginas dos dicionários. O corpus de análise é composto por dois dicionários escolares: Saraiva Júnior: dicionário da língua portuguesa ilustrado (2009) e Saraiva infantil de A a Z: dicionário da língua portuguesa ilustrado (2012). Uma análise prévia permitiu concluir que esses dicionários possuem recursos multimodais (como imagens, boxes com poemas, adivinhações etc.) que ajudam a tornar esses materiais objetos hipertextuais, pois as informações não ficam apenas a cargo dos verbetes, mas também estão presentes nos demais elementos que os circundam. |
id |
UFGD-4_b9c1c0f60cf0e449751f2ec7d24cd4a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5076 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do hipertexto em dicionários escolares infantisHipertexto. Multimodalidade. Dicionários escolares.Este trabalho analisou a hipertextualidade em dicionários escolares infantis avaliados pelo PNLD. Para tanto, observou-se, na construção do hipertexto, os elementos multimodais, principalmente os boxes que contêm outros gêneros textuais. Este trabalho partiu do pressuposto de que o hipertexto está também presente no texto impresso e não é exclusivo do texto virtual, baseado em Koch (2009) e Coscarelli (2009). Além disso, utilizou-se dos conceitos de multimodalidade para a análise das páginas dos dicionários. O corpus de análise é composto por dois dicionários escolares: Saraiva Júnior: dicionário da língua portuguesa ilustrado (2009) e Saraiva infantil de A a Z: dicionário da língua portuguesa ilustrado (2012). Uma análise prévia permitiu concluir que esses dicionários possuem recursos multimodais (como imagens, boxes com poemas, adivinhações etc.) que ajudam a tornar esses materiais objetos hipertextuais, pois as informações não ficam apenas a cargo dos verbetes, mas também estão presentes nos demais elementos que os circundam.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/507610.30612/raido.v11i25.5076Raído; v. 11 n. 25 (2017); 310-3231984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5076/3488Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rodrigo AlvesGomes, Yana Liss Soares2019-07-02T17:27:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5076Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-02T17:27:20Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do hipertexto em dicionários escolares infantis |
title |
A construção do hipertexto em dicionários escolares infantis |
spellingShingle |
A construção do hipertexto em dicionários escolares infantis Silva, Rodrigo Alves Hipertexto. Multimodalidade. Dicionários escolares. |
title_short |
A construção do hipertexto em dicionários escolares infantis |
title_full |
A construção do hipertexto em dicionários escolares infantis |
title_fullStr |
A construção do hipertexto em dicionários escolares infantis |
title_full_unstemmed |
A construção do hipertexto em dicionários escolares infantis |
title_sort |
A construção do hipertexto em dicionários escolares infantis |
author |
Silva, Rodrigo Alves |
author_facet |
Silva, Rodrigo Alves Gomes, Yana Liss Soares |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Yana Liss Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Alves Gomes, Yana Liss Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hipertexto. Multimodalidade. Dicionários escolares. |
topic |
Hipertexto. Multimodalidade. Dicionários escolares. |
description |
Este trabalho analisou a hipertextualidade em dicionários escolares infantis avaliados pelo PNLD. Para tanto, observou-se, na construção do hipertexto, os elementos multimodais, principalmente os boxes que contêm outros gêneros textuais. Este trabalho partiu do pressuposto de que o hipertexto está também presente no texto impresso e não é exclusivo do texto virtual, baseado em Koch (2009) e Coscarelli (2009). Além disso, utilizou-se dos conceitos de multimodalidade para a análise das páginas dos dicionários. O corpus de análise é composto por dois dicionários escolares: Saraiva Júnior: dicionário da língua portuguesa ilustrado (2009) e Saraiva infantil de A a Z: dicionário da língua portuguesa ilustrado (2012). Uma análise prévia permitiu concluir que esses dicionários possuem recursos multimodais (como imagens, boxes com poemas, adivinhações etc.) que ajudam a tornar esses materiais objetos hipertextuais, pois as informações não ficam apenas a cargo dos verbetes, mas também estão presentes nos demais elementos que os circundam. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5076 10.30612/raido.v11i25.5076 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5076 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v11i25.5076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5076/3488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 11 n. 25 (2017); 310-323 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389830754304 |