Interfaces entre Metalexicografia e Multimodalidade em pesquisas com dicionários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Daniel Martins de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Ana Grayce Freitas de, Almeida, Everton Castro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/216
Resumo: Sendo o dicionário um objeto de estudo multifacetado, as pesquisas que se interessam pela sua compreensão são, muitas vezes, interdisciplinares, já que é possível observar esse objeto de vários ângulos e perspectivas. Desse modo, em suas pesquisas, a Metalexicografia desenvolve interfaces com várias disciplinas da Linguística Aplicada. Uma das parcerias mais frutíferas é a realizada com a Multimodalidade, visto que as obras lexicográficas são consideradas textos multimodais. Portanto, o objetivo deste trabalho é resenhar as pesquisas realizadas por membros do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS), que utilizaram como base teórica, além a Metalexicografia, a Multimodalidade (KRESS, VAN LEEUWEN, 2007). Assim, discutimos dissertações e teses defendidas pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada- PosLA (UECE) e orientadas pelos Prof. Dr. Antônio Luciano Pontes. Nesse sentido, os textos de Fechine (2013), Duarte (2014), Nascimento (2013; 2018), Sousa (2014) e Santos (2016) são estudados nesse artigo. Notamos a partir de nossas descrições que, embora o foco de análise seja diferente em todas as pesquisas, elas apresentam um ponto em comum: os recursos visuais presentes nos dicionários são relevantes para a construção de sentidos de seus verbetes.
id UENP-2_d477d7872f8238cd7733d11adec1c3e0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/216
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Interfaces entre Metalexicografia e Multimodalidade em pesquisas com dicionáriosDicionários escolaresMultimodalidadeLETENS.Sendo o dicionário um objeto de estudo multifacetado, as pesquisas que se interessam pela sua compreensão são, muitas vezes, interdisciplinares, já que é possível observar esse objeto de vários ângulos e perspectivas. Desse modo, em suas pesquisas, a Metalexicografia desenvolve interfaces com várias disciplinas da Linguística Aplicada. Uma das parcerias mais frutíferas é a realizada com a Multimodalidade, visto que as obras lexicográficas são consideradas textos multimodais. Portanto, o objetivo deste trabalho é resenhar as pesquisas realizadas por membros do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS), que utilizaram como base teórica, além a Metalexicografia, a Multimodalidade (KRESS, VAN LEEUWEN, 2007). Assim, discutimos dissertações e teses defendidas pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada- PosLA (UECE) e orientadas pelos Prof. Dr. Antônio Luciano Pontes. Nesse sentido, os textos de Fechine (2013), Duarte (2014), Nascimento (2013; 2018), Sousa (2014) e Santos (2016) são estudados nesse artigo. Notamos a partir de nossas descrições que, embora o foco de análise seja diferente em todas as pesquisas, elas apresentam um ponto em comum: os recursos visuais presentes nos dicionários são relevantes para a construção de sentidos de seus verbetes.Claraboia2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/216Claraboia; n. 15 (2021): linguística2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/216/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Daniel Martins deSousa, Ana Grayce Freitas deAlmeida, Everton Castro de2022-08-12T15:24:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/216Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T15:24:27Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces entre Metalexicografia e Multimodalidade em pesquisas com dicionários
title Interfaces entre Metalexicografia e Multimodalidade em pesquisas com dicionários
spellingShingle Interfaces entre Metalexicografia e Multimodalidade em pesquisas com dicionários
Carvalho, Daniel Martins de
Dicionários escolares
Multimodalidade
LETENS.
title_short Interfaces entre Metalexicografia e Multimodalidade em pesquisas com dicionários
title_full Interfaces entre Metalexicografia e Multimodalidade em pesquisas com dicionários
title_fullStr Interfaces entre Metalexicografia e Multimodalidade em pesquisas com dicionários
title_full_unstemmed Interfaces entre Metalexicografia e Multimodalidade em pesquisas com dicionários
title_sort Interfaces entre Metalexicografia e Multimodalidade em pesquisas com dicionários
author Carvalho, Daniel Martins de
author_facet Carvalho, Daniel Martins de
Sousa, Ana Grayce Freitas de
Almeida, Everton Castro de
author_role author
author2 Sousa, Ana Grayce Freitas de
Almeida, Everton Castro de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Daniel Martins de
Sousa, Ana Grayce Freitas de
Almeida, Everton Castro de
dc.subject.por.fl_str_mv Dicionários escolares
Multimodalidade
LETENS.
topic Dicionários escolares
Multimodalidade
LETENS.
description Sendo o dicionário um objeto de estudo multifacetado, as pesquisas que se interessam pela sua compreensão são, muitas vezes, interdisciplinares, já que é possível observar esse objeto de vários ângulos e perspectivas. Desse modo, em suas pesquisas, a Metalexicografia desenvolve interfaces com várias disciplinas da Linguística Aplicada. Uma das parcerias mais frutíferas é a realizada com a Multimodalidade, visto que as obras lexicográficas são consideradas textos multimodais. Portanto, o objetivo deste trabalho é resenhar as pesquisas realizadas por membros do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS), que utilizaram como base teórica, além a Metalexicografia, a Multimodalidade (KRESS, VAN LEEUWEN, 2007). Assim, discutimos dissertações e teses defendidas pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada- PosLA (UECE) e orientadas pelos Prof. Dr. Antônio Luciano Pontes. Nesse sentido, os textos de Fechine (2013), Duarte (2014), Nascimento (2013; 2018), Sousa (2014) e Santos (2016) são estudados nesse artigo. Notamos a partir de nossas descrições que, embora o foco de análise seja diferente em todas as pesquisas, elas apresentam um ponto em comum: os recursos visuais presentes nos dicionários são relevantes para a construção de sentidos de seus verbetes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/216
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/216/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 15 (2021): linguística
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422670348288