Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1913 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir a importância do conceito de modelo didático para o ensino-aprendizagem do francês por meio de gêneros textuais e apresentar a análise de um relato de viagem, como ponto de partida para a elaboração do modelo didático. Exporemos a justificativa e as motivações desse trabalho; em seguida, apresentaremos o quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo, seguido de uma reflexão sobre o “estilo” ligada à noção de gênero textual e sua inserção no ensino e na aprendizagem do FLE. Para exemplificar o modelo de análise de texto proposto por Bronckart (1999, 2006, 2008), analisaremos um texto prototípico do gênero relato de viagem. Por fim, apontaremos algumas sugestões didáticas para a escrita criativa a partir do gênero estudado. |
id |
UFGD-4_bfe43fc4377b0fe33f290c8ea1b17512 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1913 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeiraRelato de viagem. Escrita criativa. Modelo didático. Gênero textual. Interacionismo sociodiscursivo.O objetivo deste artigo é discutir a importância do conceito de modelo didático para o ensino-aprendizagem do francês por meio de gêneros textuais e apresentar a análise de um relato de viagem, como ponto de partida para a elaboração do modelo didático. Exporemos a justificativa e as motivações desse trabalho; em seguida, apresentaremos o quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo, seguido de uma reflexão sobre o “estilo” ligada à noção de gênero textual e sua inserção no ensino e na aprendizagem do FLE. Para exemplificar o modelo de análise de texto proposto por Bronckart (1999, 2006, 2008), analisaremos um texto prototípico do gênero relato de viagem. Por fim, apontaremos algumas sugestões didáticas para a escrita criativa a partir do gênero estudado.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2012-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1913Raído; v. 6 n. 11 (2012); 37-541984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1913/1146Rocha, Suélen MariaLousada, Eliane Gouvêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T09:42:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1913Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T09:42:32Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira |
title |
Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira |
spellingShingle |
Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira Rocha, Suélen Maria Relato de viagem. Escrita criativa. Modelo didático. Gênero textual. Interacionismo sociodiscursivo. |
title_short |
Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira |
title_full |
Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira |
title_fullStr |
Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira |
title_sort |
Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira |
author |
Rocha, Suélen Maria |
author_facet |
Rocha, Suélen Maria Lousada, Eliane Gouvêa |
author_role |
author |
author2 |
Lousada, Eliane Gouvêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Suélen Maria Lousada, Eliane Gouvêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relato de viagem. Escrita criativa. Modelo didático. Gênero textual. Interacionismo sociodiscursivo. |
topic |
Relato de viagem. Escrita criativa. Modelo didático. Gênero textual. Interacionismo sociodiscursivo. |
description |
O objetivo deste artigo é discutir a importância do conceito de modelo didático para o ensino-aprendizagem do francês por meio de gêneros textuais e apresentar a análise de um relato de viagem, como ponto de partida para a elaboração do modelo didático. Exporemos a justificativa e as motivações desse trabalho; em seguida, apresentaremos o quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo, seguido de uma reflexão sobre o “estilo” ligada à noção de gênero textual e sua inserção no ensino e na aprendizagem do FLE. Para exemplificar o modelo de análise de texto proposto por Bronckart (1999, 2006, 2008), analisaremos um texto prototípico do gênero relato de viagem. Por fim, apontaremos algumas sugestões didáticas para a escrita criativa a partir do gênero estudado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1913 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1913/1146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 6 n. 11 (2012); 37-54 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389057953792 |