Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Suélen Maria
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lousada, Eliane Gouvêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1913
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a importância do conceito de modelo didático para o ensino-aprendizagem do francês por meio de gêneros textuais e apresentar a análise de um relato de viagem, como ponto de partida para a elaboração do modelo didático. Exporemos a justificativa e as motivações desse trabalho; em seguida, apresentaremos o quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo, seguido de uma reflexão sobre o “estilo” ligada à noção de gênero textual e sua inserção no ensino e na aprendizagem do FLE. Para exemplificar o modelo de análise de texto proposto por Bronckart (1999, 2006, 2008), analisaremos um texto prototípico do gênero relato de viagem. Por fim, apontaremos algumas sugestões didáticas para a escrita criativa a partir do gênero estudado.
id UFGD-4_bfe43fc4377b0fe33f290c8ea1b17512
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1913
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeiraRelato de viagem. Escrita criativa. Modelo didático. Gênero textual. Interacionismo sociodiscursivo.O objetivo deste artigo é discutir a importância do conceito de modelo didático para o ensino-aprendizagem do francês por meio de gêneros textuais e apresentar a análise de um relato de viagem, como ponto de partida para a elaboração do modelo didático. Exporemos a justificativa e as motivações desse trabalho; em seguida, apresentaremos o quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo, seguido de uma reflexão sobre o “estilo” ligada à noção de gênero textual e sua inserção no ensino e na aprendizagem do FLE. Para exemplificar o modelo de análise de texto proposto por Bronckart (1999, 2006, 2008), analisaremos um texto prototípico do gênero relato de viagem. Por fim, apontaremos algumas sugestões didáticas para a escrita criativa a partir do gênero estudado.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2012-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1913Raído; v. 6 n. 11 (2012); 37-541984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1913/1146Rocha, Suélen MariaLousada, Eliane Gouvêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T09:42:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1913Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T09:42:32Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira
title Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira
spellingShingle Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira
Rocha, Suélen Maria
Relato de viagem. Escrita criativa. Modelo didático. Gênero textual. Interacionismo sociodiscursivo.
title_short Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira
title_full Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira
title_fullStr Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira
title_full_unstemmed Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira
title_sort Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira
author Rocha, Suélen Maria
author_facet Rocha, Suélen Maria
Lousada, Eliane Gouvêa
author_role author
author2 Lousada, Eliane Gouvêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Suélen Maria
Lousada, Eliane Gouvêa
dc.subject.por.fl_str_mv Relato de viagem. Escrita criativa. Modelo didático. Gênero textual. Interacionismo sociodiscursivo.
topic Relato de viagem. Escrita criativa. Modelo didático. Gênero textual. Interacionismo sociodiscursivo.
description O objetivo deste artigo é discutir a importância do conceito de modelo didático para o ensino-aprendizagem do francês por meio de gêneros textuais e apresentar a análise de um relato de viagem, como ponto de partida para a elaboração do modelo didático. Exporemos a justificativa e as motivações desse trabalho; em seguida, apresentaremos o quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo, seguido de uma reflexão sobre o “estilo” ligada à noção de gênero textual e sua inserção no ensino e na aprendizagem do FLE. Para exemplificar o modelo de análise de texto proposto por Bronckart (1999, 2006, 2008), analisaremos um texto prototípico do gênero relato de viagem. Por fim, apontaremos algumas sugestões didáticas para a escrita criativa a partir do gênero estudado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1913
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1913/1146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 6 n. 11 (2012); 37-54
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389057953792