Sequência didática para o ensino do gênero documentário audiovisual construída a partir da série Coletivando

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Thiago Vasquez
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5526
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto
id UNITAU_03f87933d8ed6e6563e3c67c1f7db4e0
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5526
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Molina, Thiago VasquezRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-Assis, Francisco de (jornalista)Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-2022-03-28T21:04:54Z2022-03-28T21:04:54Z2016http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5526Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho PintoDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2016.RESUMO: Esta pesquisa de mestrado tem como tema central a elaboração de sequências didáticas (SD) para o ensino de gêneros de textos. Uma SD, enquanto um conjunto de atividades planificadas de maneira progressiva, em torno de um gênero, configura-se como uma ferramenta didática, adaptada a um contexto de ensino específico - neste trabalho, os cursos de graduação em Comunicação Social - que possibilita a transformação do conhecimento teórico de um gênero, o documentário audiovisual, em conhecimento a ser ensinado/aprendido. Assim posto, este trabalho acadêmico visa a elaborar uma sequência didática para o ensino do gênero de texto documentário audiovisual, a partir da construção de um modelo didático do gênero, tendo como corpus de análise documentários da série Coletivando. Para tanto, desenvolveu-se este trabalho com base nos aportes teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), sobretudo na sua vertente didática, para a compreensão do que são gêneros de texto, modelos didáticos de gênero, sequências didáticas e transposição didática, a partir das categorias de análise de texto próprias a essa vertente teórica. Foram analisados, enquanto corpus desta pesquisa, três episódios da série de documentários Coletivando, transcritos para o reconhecimento de suas principais características, com o intuito de identificar suas dimensões ensináveis para a transposição em uma SD. Este trabalho pode contribuir com os professores da área da Comunicação Social, cujas referências teóricas carecem de instrumentos que visem a uma transposição didática dos gêneros frequentemente ensinados nesses cursos, trazendo um aprofundamento nos estudos desses gêneros, em especial o gênero documentário, para que se desenvolvam, nos alunos, capacidades de linguagem que os tornem verdadeiros produtores dos gêneros estudados. O trabalho contribui também com a comunidade científica, especialmente com os grupos de pesquisa, cujo embasamento teórico é o ISD e sua vertente didática, no que tange à engenharia didática e seus dispositivos. Ao pesquisador, as contribuições voltam-se, especialmente, para a sua profissionalização, levando-o a uma reconcepção do trabalho docente, que exerce em cursos de Comunicação Social.ABSTRACT: This research has as central theme the development of didactic sequences (DS) for teaching text genres. A DS, while a series of progressively planned activities, around a text genre, is configured as a didactic tool, adapted to a specific educational context - in this study, graduation courses of Social Communication - which enables the transformation of a theoretical knowledge of a genre, the audiovisual documentary, into knowledge to be taught / learned. This academic paperwork aims, therefore, to build a DS for the teaching of the audiovisual documentary text genre, starting with the construction of a didactic model of the genre, from the analysis of a corpus of three documentaries extracted from the series Coletivando. This paperwork was developed based on the theoretical contributions of the Sociodiscursive Interacionism (ISD), especially in its didactic version, in order to understand what are text genres, didactic models of genres, didactic sequences and didactic transposition, using the specific text analysis categories of this theory. The corpus of this research are composed by three episodes of the series of documentaries Coletivando, transcribed for the identification of their main characteristics, in order to identify the teachable dimensions of the genre for the implementation of the DS. This research can contribute to all professors of Social Communication graduation courses, whose theoretical references lack of instruments for a didactic transposition of text genres, bringing a profound study of the documentary for the development of language capacities, which can provide the students' knowledge for a real and effective use of the genre. This research can also contribute to the scientific community, especially with the research groups whose theoretical basis is the ISD and its didactic version, regarding the development of the didactic engineering and didactic devices. To the researcher, the contributions are, especially, to his professionalization, leading him to a redesign of the teaching profession, which he attends in Social Communication courses.Made available in DSpace on 2022-03-28T21:04:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Thiago Vasquez Molina.pdf: 4461912 bytes, checksum: 052a4accc164cdf1f41ccd6a942f25f0 (MD5) Previous issue date: 20161 recurso online (126 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Sequência didáticaGênero textualInteracionismo sociodiscursivoSequência didática para o ensino do gênero documentário audiovisual construída a partir da série Coletivandoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Thiago Vasquez Molina.pdfapplication/pdf4461912http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5526/1/Dissertacao%20MLA%20Thiago%20Vasquez%20Molina.pdf052a4accc164cdf1f41ccd6a942f25f0MD5120.500.11874/55262022-05-19 15:26:16.458oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5526Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sequência didática para o ensino do gênero documentário audiovisual construída a partir da série Coletivando
title Sequência didática para o ensino do gênero documentário audiovisual construída a partir da série Coletivando
spellingShingle Sequência didática para o ensino do gênero documentário audiovisual construída a partir da série Coletivando
Molina, Thiago Vasquez
Sequência didática
Gênero textual
Interacionismo sociodiscursivo
title_short Sequência didática para o ensino do gênero documentário audiovisual construída a partir da série Coletivando
title_full Sequência didática para o ensino do gênero documentário audiovisual construída a partir da série Coletivando
title_fullStr Sequência didática para o ensino do gênero documentário audiovisual construída a partir da série Coletivando
title_full_unstemmed Sequência didática para o ensino do gênero documentário audiovisual construída a partir da série Coletivando
title_sort Sequência didática para o ensino do gênero documentário audiovisual construída a partir da série Coletivando
author Molina, Thiago Vasquez
author_facet Molina, Thiago Vasquez
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-
Assis, Francisco de (jornalista)
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, Thiago Vasquez
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Adriana Cintra de, 1973-
contributor_str_mv Carvalho, Adriana Cintra de, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Gênero textual
Interacionismo sociodiscursivo
topic Sequência didática
Gênero textual
Interacionismo sociodiscursivo
description Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-28T21:04:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-28T21:04:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5526
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (126 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5526/1/Dissertacao%20MLA%20Thiago%20Vasquez%20Molina.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 052a4accc164cdf1f41ccd6a942f25f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393817145344