Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5681
Resumo: O presente artigo apresenta recorte de tese defendida no âmbito da Linguística Aplicada e visa focalizar, especificamente, as constituições discursivas de professores de língua portuguesa em processo de formação inicial, suas implicações para uma reflexão propositiva sobre a constituição curricular do curso de Letras do qual emergem tais enunciados e, sobretudo, a função inerentemente formadora do gênero escrito acadêmico em questão. O desdobramento analítico dos relatórios ancora-se nos aportes teórico-metodológicos bakhtinianos e nos aportes teórico-epistemológicos da Linguística Aplicada atualmente em voga. O primeiro, orienta a metodologia de pesquisa, tomando a escrita dos alunos em sua instância discursivo-enunciativa; a segunda, subsidia sobretudo a apreensão dos enunciados constituídos por compreensões muito díspares sobre o ensino e o professor de língua portuguesa na educação básica em relação ao que se defende atualmente e se vê legitimado nas diretrizes educacionais voltadas a esse segmento.
id UFGD-4_c425fed5a87fd8c2f9878ed813762724
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5681
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de LetrasSupervised internship report: the educational-discursive practice constituent of initial teacher training in the Course of LettersRelatórios de Estágio. Práticas discursivas. Formação docente.Internship ReportsDiscursive PracticesTeacher Training.O presente artigo apresenta recorte de tese defendida no âmbito da Linguística Aplicada e visa focalizar, especificamente, as constituições discursivas de professores de língua portuguesa em processo de formação inicial, suas implicações para uma reflexão propositiva sobre a constituição curricular do curso de Letras do qual emergem tais enunciados e, sobretudo, a função inerentemente formadora do gênero escrito acadêmico em questão. O desdobramento analítico dos relatórios ancora-se nos aportes teórico-metodológicos bakhtinianos e nos aportes teórico-epistemológicos da Linguística Aplicada atualmente em voga. O primeiro, orienta a metodologia de pesquisa, tomando a escrita dos alunos em sua instância discursivo-enunciativa; a segunda, subsidia sobretudo a apreensão dos enunciados constituídos por compreensões muito díspares sobre o ensino e o professor de língua portuguesa na educação básica em relação ao que se defende atualmente e se vê legitimado nas diretrizes educacionais voltadas a esse segmento.This article presents a part of a PhD thesis defended within the Applied Linguistics and aims to focus on the discursive constituents of Brazilian Portuguese teachers in initial training process, their implications for a propositive reflection about the curriculum constitution to Portuguese Language Graduation Course from which teachers enunciations emerge and, above all, the inherently formative function of the academic written genre at issue. The analytical unfolding of reports is anchored on the Bakhtinian theoretical- methodological contributions and on the ongoing theoretical-epistemological contributions of Applied Linguistics. The first guides the research methodology taking the writing of students in their discursive-enunciative instance; the second subsidizes the apprehension of the statements made by very different understandings of Portuguese teaching and Portuguese teacher in primary education related to what is currently being defended and legitimized in educational guidelines aimed to this educational segment. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/568110.30612/raido.v11i27.5681Raído; v. 11 n. 27 (2017); 292-3031984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5681/3754Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Fernanda Dias de Los Rios2019-07-05T15:45:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5681Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T15:45:51Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de Letras
Supervised internship report: the educational-discursive practice constituent of initial teacher training in the Course of Letters
title Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de Letras
spellingShingle Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de Letras
Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios
Relatórios de Estágio. Práticas discursivas. Formação docente.
Internship Reports
Discursive Practices
Teacher Training.
title_short Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de Letras
title_full Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de Letras
title_fullStr Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de Letras
title_full_unstemmed Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de Letras
title_sort Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de Letras
author Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios
author_facet Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios
dc.subject.por.fl_str_mv Relatórios de Estágio. Práticas discursivas. Formação docente.
Internship Reports
Discursive Practices
Teacher Training.
topic Relatórios de Estágio. Práticas discursivas. Formação docente.
Internship Reports
Discursive Practices
Teacher Training.
description O presente artigo apresenta recorte de tese defendida no âmbito da Linguística Aplicada e visa focalizar, especificamente, as constituições discursivas de professores de língua portuguesa em processo de formação inicial, suas implicações para uma reflexão propositiva sobre a constituição curricular do curso de Letras do qual emergem tais enunciados e, sobretudo, a função inerentemente formadora do gênero escrito acadêmico em questão. O desdobramento analítico dos relatórios ancora-se nos aportes teórico-metodológicos bakhtinianos e nos aportes teórico-epistemológicos da Linguística Aplicada atualmente em voga. O primeiro, orienta a metodologia de pesquisa, tomando a escrita dos alunos em sua instância discursivo-enunciativa; a segunda, subsidia sobretudo a apreensão dos enunciados constituídos por compreensões muito díspares sobre o ensino e o professor de língua portuguesa na educação básica em relação ao que se defende atualmente e se vê legitimado nas diretrizes educacionais voltadas a esse segmento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5681
10.30612/raido.v11i27.5681
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5681
identifier_str_mv 10.30612/raido.v11i27.5681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5681/3754
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 11 n. 27 (2017); 292-303
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754574511165931520