Formação docente e interação no curso de Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Soares da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cano, Márcio Rogério de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39796
Resumo: Much of the initial teacher training majors promote an emphasis on educational theories, which are necessary but not yet seen in a closer relationship with the reality experienced in schools. For this reason, we aim to discuss the pre-service training of Portuguese teachers, based on the subjects' experience and co-responsibility involved in the teacher training process. For this, we problematize the pre-service training from the idealization of the school; we call upon Vygotsky's sociointeracionist studies (2000) on the constitution of the subjects in the teaching and learning processes, Larrosa Bondía's reflections (2002) on the concept of experience and Nicolescu's reflections (1999) on transdisciplinarity and, finally, we propose a reflection on students and teachers' reports of experience involved in internship in Letters major and we elaborate proposals for intervention. We conclude that the pre-service training of the Portuguese teacher must unite university and school in an effective partnership that rethink the formative process..
id UFLA_304c465bd8845fcd012f2af139e1a208
oai_identifier_str oai:localhost:1/39796
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Formação docente e interação no curso de LetrasTeacher training and interaction in the Letter courseFormación docente e interacción en el curso de LetrasFormação docenteExperiênciaEstágioTeacher trainingExperienceInternshipMuch of the initial teacher training majors promote an emphasis on educational theories, which are necessary but not yet seen in a closer relationship with the reality experienced in schools. For this reason, we aim to discuss the pre-service training of Portuguese teachers, based on the subjects' experience and co-responsibility involved in the teacher training process. For this, we problematize the pre-service training from the idealization of the school; we call upon Vygotsky's sociointeracionist studies (2000) on the constitution of the subjects in the teaching and learning processes, Larrosa Bondía's reflections (2002) on the concept of experience and Nicolescu's reflections (1999) on transdisciplinarity and, finally, we propose a reflection on students and teachers' reports of experience involved in internship in Letters major and we elaborate proposals for intervention. We conclude that the pre-service training of the Portuguese teacher must unite university and school in an effective partnership that rethink the formative process..Boa parte dos cursos iniciais de formação de professores promove uma ênfase nas teorias educacionais e acaba por distanciar-se da realidade vivenciada nas escolas. Por essa razão, objetivamos discutir a formação pré-serviço dos professores de Língua Portuguesa, partindo da experiência e da corresponsabilidade dos sujeitos envolvidos no processo formativo docente. Para isso, problematizamos a formação pré-serviço a partir da idealização da escola; recorremos aos estudos sociointeracionistas de Vygotsky (2000) sobre a constituição dos sujeitos nos processos de ensino e de aprendizagem, às reflexões de Larrosa Bondía (2002) sobre o conceito de experiência e de Nicolescu (1999) sobre transdisciplinaridade e, por fim, propomos uma reflexão acerca dos relatos de experiência de alunos e professores envolvidos no estágio do curso de Letras e elaboramos propostas de intervenção. Concluímos que a formação pré-serviço do professor de Língua Portuguesa deve unir universidade e escola em uma parceria eficaz que repense o processo formativo.Instituto Federal de São Paulo2020-04-06T11:39:03Z2020-04-06T11:39:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, L. S. da; CANO, M. R. de O. Formação docente e interação no curso de Letras. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 1, p. 29-46, jan./mar. 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39796Revista Internacional de Formação de Professoresreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luciana Soares daCano, Márcio Rogério de Oliveirapor2020-04-06T11:55:56Zoai:localhost:1/39796Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-04-06T11:55:56Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e interação no curso de Letras
Teacher training and interaction in the Letter course
Formación docente e interacción en el curso de Letras
title Formação docente e interação no curso de Letras
spellingShingle Formação docente e interação no curso de Letras
Silva, Luciana Soares da
Formação docente
Experiência
Estágio
Teacher training
Experience
Internship
title_short Formação docente e interação no curso de Letras
title_full Formação docente e interação no curso de Letras
title_fullStr Formação docente e interação no curso de Letras
title_full_unstemmed Formação docente e interação no curso de Letras
title_sort Formação docente e interação no curso de Letras
author Silva, Luciana Soares da
author_facet Silva, Luciana Soares da
Cano, Márcio Rogério de Oliveira
author_role author
author2 Cano, Márcio Rogério de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciana Soares da
Cano, Márcio Rogério de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Experiência
Estágio
Teacher training
Experience
Internship
topic Formação docente
Experiência
Estágio
Teacher training
Experience
Internship
description Much of the initial teacher training majors promote an emphasis on educational theories, which are necessary but not yet seen in a closer relationship with the reality experienced in schools. For this reason, we aim to discuss the pre-service training of Portuguese teachers, based on the subjects' experience and co-responsibility involved in the teacher training process. For this, we problematize the pre-service training from the idealization of the school; we call upon Vygotsky's sociointeracionist studies (2000) on the constitution of the subjects in the teaching and learning processes, Larrosa Bondía's reflections (2002) on the concept of experience and Nicolescu's reflections (1999) on transdisciplinarity and, finally, we propose a reflection on students and teachers' reports of experience involved in internship in Letters major and we elaborate proposals for intervention. We conclude that the pre-service training of the Portuguese teacher must unite university and school in an effective partnership that rethink the formative process..
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-06T11:39:03Z
2020-04-06T11:39:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, L. S. da; CANO, M. R. de O. Formação docente e interação no curso de Letras. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 1, p. 29-46, jan./mar. 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39796
identifier_str_mv SILVA, L. S. da; CANO, M. R. de O. Formação docente e interação no curso de Letras. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 1, p. 29-46, jan./mar. 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional de Formação de Professores
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550071041261568