A criança perante a organização social autoritária em A bolsa amarela de Lygia Bojunga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11912 |
Resumo: | A proposta do artigo é analisar a percepção que a narradora de A Bolsa Amarela, a menina Rachel, possui sobre o meio social em que habita, destacando o estranhamento da criança perante os hábitos e valores dessa sociedade. Bojunga discorre, na obra, acerca de temáticas relacionadas ao mundo da infância como a imaginação, sem perder de vista, no entanto, a relação da infância e suas descobertas com os conflitos gerados pelo contexto social autoritário vigente. Esta temática vai ao encontro de nosso interesse: uma análise mais detida acerca da racionalidade infantil em confronto com a ordem sócio histórica já estabelecida no mundo adulto. Vale destacar, que pelos olhos da narradora, a autora possibilita uma reflexão acerca dos comportamentos humanos em uma sociedade assentada no autoritarismo, mas também a revisão de determinados paradigmas e preconceitos por sua obra preservar o pensamento autônomo e independente da protagonista. |
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A criança perante a organização social autoritária em A bolsa amarela de Lygia BojungaThe strangeness of the child before the social organization in Lygia Bojunga's A bolsa amarela.Criança. Racionalidade. Enfrentamento.Child. Rationality. Coping.A proposta do artigo é analisar a percepção que a narradora de A Bolsa Amarela, a menina Rachel, possui sobre o meio social em que habita, destacando o estranhamento da criança perante os hábitos e valores dessa sociedade. Bojunga discorre, na obra, acerca de temáticas relacionadas ao mundo da infância como a imaginação, sem perder de vista, no entanto, a relação da infância e suas descobertas com os conflitos gerados pelo contexto social autoritário vigente. Esta temática vai ao encontro de nosso interesse: uma análise mais detida acerca da racionalidade infantil em confronto com a ordem sócio histórica já estabelecida no mundo adulto. Vale destacar, que pelos olhos da narradora, a autora possibilita uma reflexão acerca dos comportamentos humanos em uma sociedade assentada no autoritarismo, mas também a revisão de determinados paradigmas e preconceitos por sua obra preservar o pensamento autônomo e independente da protagonista.The purpose of the article is to analyze the perception of the narrator of A Bolsa Amarela, the girl Rachel, about the social environment in which she lives, highlighting the child's estrangement from the habits and values of this society. Bojunga highlights, in the work, themes related to the world of childhood such as imagination, without losing sight, however, of the relationship of childhood and its phases of discovery with the conflicts generated by the authoritarian social context of the period in which the book was produced. This theme is in our interest: a closer analysis of children's rationality in comparison with the socio-historical order already established in the adult world. It is worth mentioning that, through the eyes of the narrator, the author allows a reflection on human behaviors in a society based on authoritarianism, but also enables the review of certain paradigms and prejudices for preserving autonomous and independent thinking.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1191210.30612/raido.v14i35.11912Raído; v. 14 n. 35 (2020); 173-1851984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11912/6316Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeonardeli, Poliana Bernabé2021-01-12T10:32:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11912Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2021-01-12T10:32:31Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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