A criança perante a organização social autoritária em A bolsa amarela de Lygia Bojunga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardeli, Poliana Bernabé
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11912
Resumo: A proposta do artigo é analisar a percepção que a narradora de A Bolsa Amarela, a menina Rachel, possui sobre o meio social em que habita, destacando o estranhamento da criança perante os hábitos e valores dessa sociedade. Bojunga discorre, na obra, acerca de temáticas relacionadas ao mundo da infância como a imaginação, sem perder de vista, no entanto, a relação da infância e suas descobertas com os conflitos gerados pelo contexto social autoritário vigente. Esta temática vai ao encontro de nosso interesse: uma análise mais detida acerca da racionalidade infantil em confronto com a ordem sócio histórica já estabelecida no mundo adulto. Vale destacar, que pelos olhos da narradora, a autora possibilita uma reflexão acerca dos comportamentos humanos em uma sociedade assentada no autoritarismo, mas também a revisão de determinados paradigmas e preconceitos por sua obra preservar o pensamento autônomo e independente da protagonista.
id UFGD-4_c5a77a5ca55337d096562b8b297c70b5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11912
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling A criança perante a organização social autoritária em A bolsa amarela de Lygia BojungaThe strangeness of the child before the social organization in Lygia Bojunga's A bolsa amarela.Criança. Racionalidade. Enfrentamento.Child. Rationality. Coping.A proposta do artigo é analisar a percepção que a narradora de A Bolsa Amarela, a menina Rachel, possui sobre o meio social em que habita, destacando o estranhamento da criança perante os hábitos e valores dessa sociedade. Bojunga discorre, na obra, acerca de temáticas relacionadas ao mundo da infância como a imaginação, sem perder de vista, no entanto, a relação da infância e suas descobertas com os conflitos gerados pelo contexto social autoritário vigente. Esta temática vai ao encontro de nosso interesse: uma análise mais detida acerca da racionalidade infantil em confronto com a ordem sócio histórica já estabelecida no mundo adulto. Vale destacar, que pelos olhos da narradora, a autora possibilita uma reflexão acerca dos comportamentos humanos em uma sociedade assentada no autoritarismo, mas também a revisão de determinados paradigmas e preconceitos por sua obra preservar o pensamento autônomo e independente da protagonista.The purpose of the article is to analyze the perception of the narrator of A Bolsa Amarela, the girl Rachel, about the social environment in which she lives, highlighting the child's estrangement from the habits and values of this society. Bojunga highlights, in the work, themes related to the world of childhood such as imagination, without losing sight, however, of the relationship of childhood and its phases of discovery with the conflicts generated by the authoritarian social context of the period in which the book was produced. This theme is in our interest: a closer analysis of children's rationality in comparison with the socio-historical order already established in the adult world. It is worth mentioning that, through the eyes of the narrator, the author allows a reflection on human behaviors in a society based on authoritarianism, but also enables the review of certain paradigms and prejudices for preserving autonomous and independent thinking.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1191210.30612/raido.v14i35.11912Raído; v. 14 n. 35 (2020); 173-1851984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11912/6316Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeonardeli, Poliana Bernabé2021-01-12T10:32:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11912Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2021-01-12T10:32:31Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança perante a organização social autoritária em A bolsa amarela de Lygia Bojunga
The strangeness of the child before the social organization in Lygia Bojunga's A bolsa amarela.
title A criança perante a organização social autoritária em A bolsa amarela de Lygia Bojunga
spellingShingle A criança perante a organização social autoritária em A bolsa amarela de Lygia Bojunga
Leonardeli, Poliana Bernabé
Criança. Racionalidade. Enfrentamento.
Child. Rationality. Coping.
title_short A criança perante a organização social autoritária em A bolsa amarela de Lygia Bojunga
title_full A criança perante a organização social autoritária em A bolsa amarela de Lygia Bojunga
title_fullStr A criança perante a organização social autoritária em A bolsa amarela de Lygia Bojunga
title_full_unstemmed A criança perante a organização social autoritária em A bolsa amarela de Lygia Bojunga
title_sort A criança perante a organização social autoritária em A bolsa amarela de Lygia Bojunga
author Leonardeli, Poliana Bernabé
author_facet Leonardeli, Poliana Bernabé
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardeli, Poliana Bernabé
dc.subject.por.fl_str_mv Criança. Racionalidade. Enfrentamento.
Child. Rationality. Coping.
topic Criança. Racionalidade. Enfrentamento.
Child. Rationality. Coping.
description A proposta do artigo é analisar a percepção que a narradora de A Bolsa Amarela, a menina Rachel, possui sobre o meio social em que habita, destacando o estranhamento da criança perante os hábitos e valores dessa sociedade. Bojunga discorre, na obra, acerca de temáticas relacionadas ao mundo da infância como a imaginação, sem perder de vista, no entanto, a relação da infância e suas descobertas com os conflitos gerados pelo contexto social autoritário vigente. Esta temática vai ao encontro de nosso interesse: uma análise mais detida acerca da racionalidade infantil em confronto com a ordem sócio histórica já estabelecida no mundo adulto. Vale destacar, que pelos olhos da narradora, a autora possibilita uma reflexão acerca dos comportamentos humanos em uma sociedade assentada no autoritarismo, mas também a revisão de determinados paradigmas e preconceitos por sua obra preservar o pensamento autônomo e independente da protagonista.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11912
10.30612/raido.v14i35.11912
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11912
identifier_str_mv 10.30612/raido.v14i35.11912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11912/6316
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 14 n. 35 (2020); 173-185
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316390707363840