O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luiza Helena Oliveira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3236
Resumo: Este trabalho tematiza a interação em um gênero da esfera digital, o fórum, empregado em situação de ensino-aprendizagem, como apoio a atividades de uma turma de estágio supervisionado de uma licenciatura em Letras. Apresenta uma análise das postagens dos acadêmicos, mobilizando como ferramenta teórica a sociossemiótica, a partir das questões que suscita com relação aos regimes de interação e de sentido e, ainda, à noção de prática. A concepção de saber que orientou a atividade é a de que o saber, mais do que um objeto valor, tal como o concebe a semiótica standard, pode ser pensando na perspectiva do ajustamento e, desse modo, como resultante de partilha e construção conjunta. Muitas vezes partindo de imagens idealizadas da escola, o que o estágio permite aos acadêmicos é o aprendizado por uma vivência que o obriga a refletir sobre a reorganizar os sentidos anteriormente assentados. Parte-se, pois, da significação estanque e preestabelecida, para o sentido ainda por ser produzido, movimento que se faz solitária ou dialogicamente.
id UFGD-4_cb252cae878773621cd0590da09e309b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3236
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemióticaFórum digital. Estágio supervisionado. Sociossemiótica. Ajustamento.Este trabalho tematiza a interação em um gênero da esfera digital, o fórum, empregado em situação de ensino-aprendizagem, como apoio a atividades de uma turma de estágio supervisionado de uma licenciatura em Letras. Apresenta uma análise das postagens dos acadêmicos, mobilizando como ferramenta teórica a sociossemiótica, a partir das questões que suscita com relação aos regimes de interação e de sentido e, ainda, à noção de prática. A concepção de saber que orientou a atividade é a de que o saber, mais do que um objeto valor, tal como o concebe a semiótica standard, pode ser pensando na perspectiva do ajustamento e, desse modo, como resultante de partilha e construção conjunta. Muitas vezes partindo de imagens idealizadas da escola, o que o estágio permite aos acadêmicos é o aprendizado por uma vivência que o obriga a refletir sobre a reorganizar os sentidos anteriormente assentados. Parte-se, pois, da significação estanque e preestabelecida, para o sentido ainda por ser produzido, movimento que se faz solitária ou dialogicamente.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3236Raído; v. 8 n. 15 (2014); 227-2471984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3236/1766Silva, Luiza Helena Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T10:07:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3236Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T10:07:06Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica
title O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica
spellingShingle O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica
Silva, Luiza Helena Oliveira da
Fórum digital. Estágio supervisionado. Sociossemiótica. Ajustamento.
title_short O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica
title_full O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica
title_fullStr O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica
title_full_unstemmed O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica
title_sort O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica
author Silva, Luiza Helena Oliveira da
author_facet Silva, Luiza Helena Oliveira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luiza Helena Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Fórum digital. Estágio supervisionado. Sociossemiótica. Ajustamento.
topic Fórum digital. Estágio supervisionado. Sociossemiótica. Ajustamento.
description Este trabalho tematiza a interação em um gênero da esfera digital, o fórum, empregado em situação de ensino-aprendizagem, como apoio a atividades de uma turma de estágio supervisionado de uma licenciatura em Letras. Apresenta uma análise das postagens dos acadêmicos, mobilizando como ferramenta teórica a sociossemiótica, a partir das questões que suscita com relação aos regimes de interação e de sentido e, ainda, à noção de prática. A concepção de saber que orientou a atividade é a de que o saber, mais do que um objeto valor, tal como o concebe a semiótica standard, pode ser pensando na perspectiva do ajustamento e, desse modo, como resultante de partilha e construção conjunta. Muitas vezes partindo de imagens idealizadas da escola, o que o estágio permite aos acadêmicos é o aprendizado por uma vivência que o obriga a refletir sobre a reorganizar os sentidos anteriormente assentados. Parte-se, pois, da significação estanque e preestabelecida, para o sentido ainda por ser produzido, movimento que se faz solitária ou dialogicamente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3236
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3236/1766
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 8 n. 15 (2014); 227-247
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389135548416