O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3236 |
Resumo: | Este trabalho tematiza a interação em um gênero da esfera digital, o fórum, empregado em situação de ensino-aprendizagem, como apoio a atividades de uma turma de estágio supervisionado de uma licenciatura em Letras. Apresenta uma análise das postagens dos acadêmicos, mobilizando como ferramenta teórica a sociossemiótica, a partir das questões que suscita com relação aos regimes de interação e de sentido e, ainda, à noção de prática. A concepção de saber que orientou a atividade é a de que o saber, mais do que um objeto valor, tal como o concebe a semiótica standard, pode ser pensando na perspectiva do ajustamento e, desse modo, como resultante de partilha e construção conjunta. Muitas vezes partindo de imagens idealizadas da escola, o que o estágio permite aos acadêmicos é o aprendizado por uma vivência que o obriga a refletir sobre a reorganizar os sentidos anteriormente assentados. Parte-se, pois, da significação estanque e preestabelecida, para o sentido ainda por ser produzido, movimento que se faz solitária ou dialogicamente. |
id |
UFGD-4_cb252cae878773621cd0590da09e309b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3236 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemióticaFórum digital. Estágio supervisionado. Sociossemiótica. Ajustamento.Este trabalho tematiza a interação em um gênero da esfera digital, o fórum, empregado em situação de ensino-aprendizagem, como apoio a atividades de uma turma de estágio supervisionado de uma licenciatura em Letras. Apresenta uma análise das postagens dos acadêmicos, mobilizando como ferramenta teórica a sociossemiótica, a partir das questões que suscita com relação aos regimes de interação e de sentido e, ainda, à noção de prática. A concepção de saber que orientou a atividade é a de que o saber, mais do que um objeto valor, tal como o concebe a semiótica standard, pode ser pensando na perspectiva do ajustamento e, desse modo, como resultante de partilha e construção conjunta. Muitas vezes partindo de imagens idealizadas da escola, o que o estágio permite aos acadêmicos é o aprendizado por uma vivência que o obriga a refletir sobre a reorganizar os sentidos anteriormente assentados. Parte-se, pois, da significação estanque e preestabelecida, para o sentido ainda por ser produzido, movimento que se faz solitária ou dialogicamente.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3236Raído; v. 8 n. 15 (2014); 227-2471984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3236/1766Silva, Luiza Helena Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T10:07:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3236Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T10:07:06Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica |
title |
O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica |
spellingShingle |
O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica Silva, Luiza Helena Oliveira da Fórum digital. Estágio supervisionado. Sociossemiótica. Ajustamento. |
title_short |
O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica |
title_full |
O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica |
title_fullStr |
O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica |
title_full_unstemmed |
O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica |
title_sort |
O mundo lá fora, o da escola: interação em fórum digital no estágio supervisionado sob a perspectiva da sociossemiótica |
author |
Silva, Luiza Helena Oliveira da |
author_facet |
Silva, Luiza Helena Oliveira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luiza Helena Oliveira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fórum digital. Estágio supervisionado. Sociossemiótica. Ajustamento. |
topic |
Fórum digital. Estágio supervisionado. Sociossemiótica. Ajustamento. |
description |
Este trabalho tematiza a interação em um gênero da esfera digital, o fórum, empregado em situação de ensino-aprendizagem, como apoio a atividades de uma turma de estágio supervisionado de uma licenciatura em Letras. Apresenta uma análise das postagens dos acadêmicos, mobilizando como ferramenta teórica a sociossemiótica, a partir das questões que suscita com relação aos regimes de interação e de sentido e, ainda, à noção de prática. A concepção de saber que orientou a atividade é a de que o saber, mais do que um objeto valor, tal como o concebe a semiótica standard, pode ser pensando na perspectiva do ajustamento e, desse modo, como resultante de partilha e construção conjunta. Muitas vezes partindo de imagens idealizadas da escola, o que o estágio permite aos acadêmicos é o aprendizado por uma vivência que o obriga a refletir sobre a reorganizar os sentidos anteriormente assentados. Parte-se, pois, da significação estanque e preestabelecida, para o sentido ainda por ser produzido, movimento que se faz solitária ou dialogicamente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3236 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3236/1766 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 8 n. 15 (2014); 227-247 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389135548416 |