As faces de Ifemelu em Americanah (2013), de Chimamanda Ngozi Adichie

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rafael Francisco Neves de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barzotto, Leoné Astride
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5210
Resumo: Ao reconhecer a importância dos estudos pós-coloniais, este artigo propõe uma análise sobre como a personagem Ifemelu, considerada marginalizada no romance Americanah (2013), da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, consegue construir sua identidade em uma nação neoimperial (Estados Unidos). É necessário traçar a questão histórica e social do pós-colonialismo e como esses estudos conquistaram seus espaços no âmbito sociocultural atual, além de destacar como o sujeito marginalizado consegue recriar suas raízes mesmo com a opressão neocolonizadora. Será analisada também a possibilidade de uma diáspora individual e o sonho de retorno para o país de origem.
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spelling As faces de Ifemelu em Americanah (2013), de Chimamanda Ngozi AdichieIfemelu’s faces in Americanah (2013), by Chimamanda Ngozi AdichieLiteratura pós-colonial. Chimamanda Ngozi Adichie. Americanah.Post colonial literatureChimamanda Ngozi AdichieAmericanah.Ao reconhecer a importância dos estudos pós-coloniais, este artigo propõe uma análise sobre como a personagem Ifemelu, considerada marginalizada no romance Americanah (2013), da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, consegue construir sua identidade em uma nação neoimperial (Estados Unidos). É necessário traçar a questão histórica e social do pós-colonialismo e como esses estudos conquistaram seus espaços no âmbito sociocultural atual, além de destacar como o sujeito marginalizado consegue recriar suas raízes mesmo com a opressão neocolonizadora. Será analisada também a possibilidade de uma diáspora individual e o sonho de retorno para o país de origem.Recognizing the importance of postcolonial studies, this article proposes an analysis of how Ifemelu, considered a marginalized character in the novel Americanah (2013) of the Nigerian Chimamanda Ngozi Adichie, can build their identity in an neoimperial nation (United States). It is necessary to trace the historical and social issues of post-colonialism and how these studies won their spaces in the neocolonial context, and highlight, as the subject marginalized can even recreate his/her roots to neocolonial oppression. It will be discussed as well the possibility of an individual diaspora and the recurring dream for the home country.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5210Raído; v. 10 n. 21 (2016); 54-681984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5210/2730Souza, Rafael Francisco Neves deBarzotto, Leoné Astrideinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-25T16:55:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5210Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-06-25T16:55:19Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
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