Escola de Frankfurt e ficção científica: diálogos entre teoria crítica, indústria cultural, marxismo e cinema
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15909 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo estabelecer conexões entre temáticas trabalhadas pela Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e o gênero de ficção científica no cinema através de uma revisão bibliográfica, teórica e conceitual. Por meio de um debate sobre diferentes definições de sci-fi são expostas particularidades de cada perspectiva. Após algumas constatações, são apresentadas as noções estéticas que permeiam as concepções de arte e cultura dos pensadores de Frankfurt, bem como os conceitos de Indústria Cultural, fetichização e reificação, e como esses fenômenos são compreendidos dentro do cinema de ficção científica a partir de algumas exposições fílmicas e acadêmicas. Assim, o sci-fi é categorizado como o gênero que possibilita dialogar e problematizar de maneira dialética as relações e contradições da sociedade capitalista com a ciência e tecnologia, além de apontar alternativas de convergência entre as perspectivas frankfurtianas e as formas de se fazer e pensar cinema. |
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Escola de Frankfurt e ficção científica: diálogos entre teoria crítica, indústria cultural, marxismo e cinemaEscola de FrankfurtFicção CientíficaTeoria CríticaIndústria CulturalCinemaEsta pesquisa tem como objetivo estabelecer conexões entre temáticas trabalhadas pela Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e o gênero de ficção científica no cinema através de uma revisão bibliográfica, teórica e conceitual. Por meio de um debate sobre diferentes definições de sci-fi são expostas particularidades de cada perspectiva. Após algumas constatações, são apresentadas as noções estéticas que permeiam as concepções de arte e cultura dos pensadores de Frankfurt, bem como os conceitos de Indústria Cultural, fetichização e reificação, e como esses fenômenos são compreendidos dentro do cinema de ficção científica a partir de algumas exposições fílmicas e acadêmicas. Assim, o sci-fi é categorizado como o gênero que possibilita dialogar e problematizar de maneira dialética as relações e contradições da sociedade capitalista com a ciência e tecnologia, além de apontar alternativas de convergência entre as perspectivas frankfurtianas e as formas de se fazer e pensar cinema.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1590910.30612/raido.v16i41.15909Raído; v. 16 n. 41 (2022): Cinema e Literatura: práticas poéticas; 67-911984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15909/9282Copyright (c) 2022 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLachowski, Victor Finkler2024-03-05T10:20:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15909Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2024-03-05T10:20:35Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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