Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3235 |
Resumo: | À luz do referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa em interface com os estudos da Linguística Aplicada, este artigo visa investigar representações de linguagem e de ensino-aprendizagem de língua inglesa, construídas por professores pré-serviço, em planos de aula, no contexto do estágio supervisionado. Ademais, propomo-nos a discutir o olhar desses professores acerca das atividades pedagógicas, com base nas percepções registradas em seus diários reflexivos. As análises empreendidas apontam a necessidade de se problematizarem, nos cursos de formação de professor, as concepções de (língua)gem, de ensino-aprendizagem e de sujeito, sob perspectivas que assumam sua dimensão social, ideológica, dialógica e política. |
id |
UFGD-4_eb5837f0ae3e877657969699b5cb6ce8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3235 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionadoRepresentações discursivas. Ensino-aprendizagem de língua inglesa. Formação de professores. Diários reflexivos.À luz do referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa em interface com os estudos da Linguística Aplicada, este artigo visa investigar representações de linguagem e de ensino-aprendizagem de língua inglesa, construídas por professores pré-serviço, em planos de aula, no contexto do estágio supervisionado. Ademais, propomo-nos a discutir o olhar desses professores acerca das atividades pedagógicas, com base nas percepções registradas em seus diários reflexivos. As análises empreendidas apontam a necessidade de se problematizarem, nos cursos de formação de professor, as concepções de (língua)gem, de ensino-aprendizagem e de sujeito, sob perspectivas que assumam sua dimensão social, ideológica, dialógica e política.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3235Raído; v. 8 n. 15 (2014); 117-1341984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3235/1765Brito, Cristiane Carvalho de Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T10:07:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3235Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T10:07:06Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado |
title |
Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado |
spellingShingle |
Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado Brito, Cristiane Carvalho de Paula Representações discursivas. Ensino-aprendizagem de língua inglesa. Formação de professores. Diários reflexivos. |
title_short |
Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado |
title_full |
Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado |
title_fullStr |
Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado |
title_full_unstemmed |
Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado |
title_sort |
Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado |
author |
Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
author_facet |
Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações discursivas. Ensino-aprendizagem de língua inglesa. Formação de professores. Diários reflexivos. |
topic |
Representações discursivas. Ensino-aprendizagem de língua inglesa. Formação de professores. Diários reflexivos. |
description |
À luz do referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa em interface com os estudos da Linguística Aplicada, este artigo visa investigar representações de linguagem e de ensino-aprendizagem de língua inglesa, construídas por professores pré-serviço, em planos de aula, no contexto do estágio supervisionado. Ademais, propomo-nos a discutir o olhar desses professores acerca das atividades pedagógicas, com base nas percepções registradas em seus diários reflexivos. As análises empreendidas apontam a necessidade de se problematizarem, nos cursos de formação de professor, as concepções de (língua)gem, de ensino-aprendizagem e de sujeito, sob perspectivas que assumam sua dimensão social, ideológica, dialógica e política. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3235 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3235/1765 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 8 n. 15 (2014); 117-134 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389134499840 |