Ferramentas para o planejamento de ensino: foco na transposição didática externa de gêneros textuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mafra, Gabriela Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5012
Resumo: Este artigo coloca em evidência três ferramentas didáticas mediadoras do planejamento e da planificação de atividades voltadas para a didatização de gêneros textuais: 1) o modelo teórico do gênero, 2) o modelo didático, 3) a sinopse da sequência didática de gêneros. O objetivo da investigação é mostrar a articulação entre essas ferramentas e sua importância no processo de transposição didática externa. Os dados da pesquisa são gerados no contexto do subprojeto PIBID “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP – campus Cornélio Procópio). O aporte teórico-metodológico que sustenta tanto as ações do subprojeto como a pesquisa são os estudos desenvolvidos pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), principalmente, em sua vertente didática. Neste trabalho, analisa-se especificamente o papel das três ferramentas na didatização do gênero “carta do leitor”, no interior de um projeto de ensino voltado para a elaboração de um jornal escolar (Jornal PIBID – Primeira Edição). Esperamos, assim, estimular reflexões em relação à importância de investigações que se debrucem em questões ligadas à transposição didática externa de gêneros textuais, dando, assim, relevância à etapa do planejamento escolar.
id UFGD-4_eca2ee38f448f5dbe7add9c1edd7bc3b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5012
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Ferramentas para o planejamento de ensino: foco na transposição didática externa de gêneros textuaisISD. Ferramentas didáticas. Carta do leitor.Este artigo coloca em evidência três ferramentas didáticas mediadoras do planejamento e da planificação de atividades voltadas para a didatização de gêneros textuais: 1) o modelo teórico do gênero, 2) o modelo didático, 3) a sinopse da sequência didática de gêneros. O objetivo da investigação é mostrar a articulação entre essas ferramentas e sua importância no processo de transposição didática externa. Os dados da pesquisa são gerados no contexto do subprojeto PIBID “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP – campus Cornélio Procópio). O aporte teórico-metodológico que sustenta tanto as ações do subprojeto como a pesquisa são os estudos desenvolvidos pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), principalmente, em sua vertente didática. Neste trabalho, analisa-se especificamente o papel das três ferramentas na didatização do gênero “carta do leitor”, no interior de um projeto de ensino voltado para a elaboração de um jornal escolar (Jornal PIBID – Primeira Edição). Esperamos, assim, estimular reflexões em relação à importância de investigações que se debrucem em questões ligadas à transposição didática externa de gêneros textuais, dando, assim, relevância à etapa do planejamento escolar.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/501210.30612/raido.v11i25.5012Raído; v. 11 n. 25 (2017); 13-361984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5012/3424Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Eliana Merlin Deganutti deMafra, Gabriela Martins2019-07-02T17:27:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5012Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-02T17:27:19Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramentas para o planejamento de ensino: foco na transposição didática externa de gêneros textuais
title Ferramentas para o planejamento de ensino: foco na transposição didática externa de gêneros textuais
spellingShingle Ferramentas para o planejamento de ensino: foco na transposição didática externa de gêneros textuais
Barros, Eliana Merlin Deganutti de
ISD. Ferramentas didáticas. Carta do leitor.
title_short Ferramentas para o planejamento de ensino: foco na transposição didática externa de gêneros textuais
title_full Ferramentas para o planejamento de ensino: foco na transposição didática externa de gêneros textuais
title_fullStr Ferramentas para o planejamento de ensino: foco na transposição didática externa de gêneros textuais
title_full_unstemmed Ferramentas para o planejamento de ensino: foco na transposição didática externa de gêneros textuais
title_sort Ferramentas para o planejamento de ensino: foco na transposição didática externa de gêneros textuais
author Barros, Eliana Merlin Deganutti de
author_facet Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Mafra, Gabriela Martins
author_role author
author2 Mafra, Gabriela Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Mafra, Gabriela Martins
dc.subject.por.fl_str_mv ISD. Ferramentas didáticas. Carta do leitor.
topic ISD. Ferramentas didáticas. Carta do leitor.
description Este artigo coloca em evidência três ferramentas didáticas mediadoras do planejamento e da planificação de atividades voltadas para a didatização de gêneros textuais: 1) o modelo teórico do gênero, 2) o modelo didático, 3) a sinopse da sequência didática de gêneros. O objetivo da investigação é mostrar a articulação entre essas ferramentas e sua importância no processo de transposição didática externa. Os dados da pesquisa são gerados no contexto do subprojeto PIBID “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP – campus Cornélio Procópio). O aporte teórico-metodológico que sustenta tanto as ações do subprojeto como a pesquisa são os estudos desenvolvidos pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), principalmente, em sua vertente didática. Neste trabalho, analisa-se especificamente o papel das três ferramentas na didatização do gênero “carta do leitor”, no interior de um projeto de ensino voltado para a elaboração de um jornal escolar (Jornal PIBID – Primeira Edição). Esperamos, assim, estimular reflexões em relação à importância de investigações que se debrucem em questões ligadas à transposição didática externa de gêneros textuais, dando, assim, relevância à etapa do planejamento escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5012
10.30612/raido.v11i25.5012
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5012
identifier_str_mv 10.30612/raido.v11i25.5012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5012/3424
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 11 n. 25 (2017); 13-36
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389524570112