Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1687 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte de uma pesquisa colaborativa-intervencionista feita em um 6º ano, cujo objetivo maior foi a validação da metodologia didática do Grupo de Genebra em um contexto específico da escola pública. Neste trabalho, apresentamos o processo de elaboração colaborativa do modelo teórico/didático da carta de reclamação – objeto unificador da sequência didática. Esse processo articulou os objetivos tanto da transposição didática externa – passagem dos saberes científicos aos saberes disciplinares – como da formação docente. |
id |
UFGD-4_d113c505efd94d92759303eaea9b01ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1687 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativaTransposição didática. Gênero textual. Carta de reclamação.Este trabalho é um recorte de uma pesquisa colaborativa-intervencionista feita em um 6º ano, cujo objetivo maior foi a validação da metodologia didática do Grupo de Genebra em um contexto específico da escola pública. Neste trabalho, apresentamos o processo de elaboração colaborativa do modelo teórico/didático da carta de reclamação – objeto unificador da sequência didática. Esse processo articulou os objetivos tanto da transposição didática externa – passagem dos saberes científicos aos saberes disciplinares – como da formação docente.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2012-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1687Raído; v. 6 n. 11 (2012); 11-351984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1687/1145Barros, Eliana Merlin Deganutti deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T09:42:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1687Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T09:42:32Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa |
title |
Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa |
spellingShingle |
Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa Barros, Eliana Merlin Deganutti de Transposição didática. Gênero textual. Carta de reclamação. |
title_short |
Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa |
title_full |
Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa |
title_fullStr |
Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa |
title_full_unstemmed |
Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa |
title_sort |
Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa |
author |
Barros, Eliana Merlin Deganutti de |
author_facet |
Barros, Eliana Merlin Deganutti de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Eliana Merlin Deganutti de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transposição didática. Gênero textual. Carta de reclamação. |
topic |
Transposição didática. Gênero textual. Carta de reclamação. |
description |
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa colaborativa-intervencionista feita em um 6º ano, cujo objetivo maior foi a validação da metodologia didática do Grupo de Genebra em um contexto específico da escola pública. Neste trabalho, apresentamos o processo de elaboração colaborativa do modelo teórico/didático da carta de reclamação – objeto unificador da sequência didática. Esse processo articulou os objetivos tanto da transposição didática externa – passagem dos saberes científicos aos saberes disciplinares – como da formação docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1687 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1687/1145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 6 n. 11 (2012); 11-35 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389042225152 |