Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1687
Resumo: Este trabalho é um recorte de uma pesquisa colaborativa-intervencionista feita em um 6º ano, cujo objetivo maior foi a validação da metodologia didática do Grupo de Genebra em um contexto específico da escola pública. Neste trabalho, apresentamos o processo de elaboração colaborativa do modelo teórico/didático da carta de reclamação – objeto unificador da sequência didática. Esse processo articulou os objetivos tanto da transposição didática externa – passagem dos saberes científicos aos saberes disciplinares – como da formação docente.
id UFGD-4_d113c505efd94d92759303eaea9b01ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1687
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativaTransposição didática. Gênero textual. Carta de reclamação.Este trabalho é um recorte de uma pesquisa colaborativa-intervencionista feita em um 6º ano, cujo objetivo maior foi a validação da metodologia didática do Grupo de Genebra em um contexto específico da escola pública. Neste trabalho, apresentamos o processo de elaboração colaborativa do modelo teórico/didático da carta de reclamação – objeto unificador da sequência didática. Esse processo articulou os objetivos tanto da transposição didática externa – passagem dos saberes científicos aos saberes disciplinares – como da formação docente.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2012-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1687Raído; v. 6 n. 11 (2012); 11-351984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1687/1145Barros, Eliana Merlin Deganutti deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T09:42:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1687Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T09:42:32Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa
title Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa
spellingShingle Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa
Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Transposição didática. Gênero textual. Carta de reclamação.
title_short Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa
title_full Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa
title_fullStr Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa
title_full_unstemmed Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa
title_sort Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa
author Barros, Eliana Merlin Deganutti de
author_facet Barros, Eliana Merlin Deganutti de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Eliana Merlin Deganutti de
dc.subject.por.fl_str_mv Transposição didática. Gênero textual. Carta de reclamação.
topic Transposição didática. Gênero textual. Carta de reclamação.
description Este trabalho é um recorte de uma pesquisa colaborativa-intervencionista feita em um 6º ano, cujo objetivo maior foi a validação da metodologia didática do Grupo de Genebra em um contexto específico da escola pública. Neste trabalho, apresentamos o processo de elaboração colaborativa do modelo teórico/didático da carta de reclamação – objeto unificador da sequência didática. Esse processo articulou os objetivos tanto da transposição didática externa – passagem dos saberes científicos aos saberes disciplinares – como da formação docente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1687
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1687/1145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 6 n. 11 (2012); 11-35
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389042225152