Cena do jogo Só perguntas em É tudo improviso: análise com base na teoria da relevância
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4943 |
Resumo: | Analisamos neste artigo uma cena do jogo Só perguntas do programa É tudo improviso com base na teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). Neste jogo de improvisação, os atores devem desenvolver um tema com sucessivas perguntas, exigindo que os atores evitem fornecer respostas relevantes mediante aceitação/rejeição da forma lógica proposicional de perguntas sim-não do oponente ou complementação da forma lógica não proposicional de perguntas-QU do oponente. Os achados indicam que o aumento progressivo do custo de processamento de sucessivas perguntas-QU inviabilizou a manutenção do diálogo com outras perguntas, forçando um dos atores a hesitar. |
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Cena do jogo Só perguntas em É tudo improviso: análise com base na teoria da relevânciaScene of the game Só perguntas in É tudo improviso: relevance-theoretic analysisPragmática cognitiva. Teoria da relevância. Humor.Cognitive Pragmatics. Relevance Theory. Humor.Analisamos neste artigo uma cena do jogo Só perguntas do programa É tudo improviso com base na teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). Neste jogo de improvisação, os atores devem desenvolver um tema com sucessivas perguntas, exigindo que os atores evitem fornecer respostas relevantes mediante aceitação/rejeição da forma lógica proposicional de perguntas sim-não do oponente ou complementação da forma lógica não proposicional de perguntas-QU do oponente. Os achados indicam que o aumento progressivo do custo de processamento de sucessivas perguntas-QU inviabilizou a manutenção do diálogo com outras perguntas, forçando um dos atores a hesitar.We off er in this article a relevance-theoretic analysis (Sperber & Wilson,1986, 1995) of a scene of the game Só perguntas (Questions only) of the TV Show É Tudo Improviso (It’s all Improvisation). In this theatre game, actors must develop a theme with successive questions, demanding the actors to avoid providing relevant answers by acceptance/rejection of the propositional logical form of the opponent’s yes-no question, or by complementation of the non-propositional logical form of the opponent’s whquestion. In this scene, the theme of the game — “tie” — moves from CLOTHING to FIGHT, when César Gouvêa proposes a fi ght and Marco Gonçalves questions the ability of his opponent. A duel follows, and Marco Gonçalves fi nds a winning strategy. He launches successive wh-questions until César Gouvêa ends up, providing the relevant answer.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4943Raído; v. 10 n. 24 (2016); 221-2391984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4943/3231Rauen, Fábio JoséMattos, Pedro Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-27T17:40:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4943Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-06-27T17:40:40Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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