Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5684 |
Resumo: | Neste artigo, proponho uma análise das mudanças no letramento acadêmico e as suas implicações no perfil identitário de professores em formação, fundamentando-me nos estudos sociais do Letramento (STREET, 1984; 2003; 2010; 2012) e nos estudos críticos do discurso (FAIRCLOUGH, 2001;2003). Para tanto, tomo por base dados qualitativos coletados entre professores da educação básica inscritos no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Os dados apontam que, após a inserção em práticas de letramento do mestrado profissional, ampliam-se as identidades docentes, com novas possibilidades de atuação. |
id |
UFGD-4_f37a50b087d0f6bb44129e5741d45603 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5684 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em LetrasAcademic literacies and teacher identities in a Master’s Course in Language teachingLetramentos acadêmicos. Mudança discursiva. Identidade docente.academic literacydiscourse changeteacher identityNeste artigo, proponho uma análise das mudanças no letramento acadêmico e as suas implicações no perfil identitário de professores em formação, fundamentando-me nos estudos sociais do Letramento (STREET, 1984; 2003; 2010; 2012) e nos estudos críticos do discurso (FAIRCLOUGH, 2001;2003). Para tanto, tomo por base dados qualitativos coletados entre professores da educação básica inscritos no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Os dados apontam que, após a inserção em práticas de letramento do mestrado profissional, ampliam-se as identidades docentes, com novas possibilidades de atuação.In this paper, I propose an analysis of changes in academic literacies and their implications for teachers’ identities, adopting social studies of literacy (STREET, 1984; 2003; 2010; 2012) and critical discourse studies (Fairclough, 2001; 2003). The qualitative data generation took place among teachers of primary education enrolled in a master’s course in language teaching (Profletras), After the participants’ insertion into the academic literacies of the course, their teacher identities widened with new possibilities for action. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/568410.30612/raido.v11i27.5684Raído; v. 11 n. 27 (2017); 483-5061984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5684/3750Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Roberta Gleyciângela Souza2019-07-05T15:45:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5684Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T15:45:52Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras Academic literacies and teacher identities in a Master’s Course in Language teaching |
title |
Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras |
spellingShingle |
Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras Lopes, Roberta Gleyciângela Souza Letramentos acadêmicos. Mudança discursiva. Identidade docente. academic literacy discourse change teacher identity |
title_short |
Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras |
title_full |
Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras |
title_fullStr |
Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras |
title_full_unstemmed |
Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras |
title_sort |
Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras |
author |
Lopes, Roberta Gleyciângela Souza |
author_facet |
Lopes, Roberta Gleyciângela Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Roberta Gleyciângela Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramentos acadêmicos. Mudança discursiva. Identidade docente. academic literacy discourse change teacher identity |
topic |
Letramentos acadêmicos. Mudança discursiva. Identidade docente. academic literacy discourse change teacher identity |
description |
Neste artigo, proponho uma análise das mudanças no letramento acadêmico e as suas implicações no perfil identitário de professores em formação, fundamentando-me nos estudos sociais do Letramento (STREET, 1984; 2003; 2010; 2012) e nos estudos críticos do discurso (FAIRCLOUGH, 2001;2003). Para tanto, tomo por base dados qualitativos coletados entre professores da educação básica inscritos no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Os dados apontam que, após a inserção em práticas de letramento do mestrado profissional, ampliam-se as identidades docentes, com novas possibilidades de atuação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5684 10.30612/raido.v11i27.5684 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5684 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v11i27.5684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5684/3750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 11 n. 27 (2017); 483-506 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389909397504 |