Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Roberta Gleyciângela Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5684
Resumo: Neste artigo, proponho uma análise das mudanças no letramento acadêmico e as suas implicações no perfil identitário de professores em formação, fundamentando-me nos estudos sociais do Letramento (STREET, 1984; 2003; 2010; 2012) e nos estudos críticos do discurso (FAIRCLOUGH, 2001;2003). Para tanto, tomo por base dados qualitativos coletados entre professores da educação básica inscritos no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Os dados apontam que, após a inserção em práticas de letramento do mestrado profissional, ampliam-se as identidades docentes, com novas possibilidades de atuação.
id UFGD-4_f37a50b087d0f6bb44129e5741d45603
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5684
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em LetrasAcademic literacies and teacher identities in a Master’s Course in Language teachingLetramentos acadêmicos. Mudança discursiva. Identidade docente.academic literacydiscourse changeteacher identityNeste artigo, proponho uma análise das mudanças no letramento acadêmico e as suas implicações no perfil identitário de professores em formação, fundamentando-me nos estudos sociais do Letramento (STREET, 1984; 2003; 2010; 2012) e nos estudos críticos do discurso (FAIRCLOUGH, 2001;2003). Para tanto, tomo por base dados qualitativos coletados entre professores da educação básica inscritos no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Os dados apontam que, após a inserção em práticas de letramento do mestrado profissional, ampliam-se as identidades docentes, com novas possibilidades de atuação.In this paper, I propose an analysis of changes in academic literacies and their implications for teachers’ identities, adopting social studies of literacy (STREET, 1984; 2003; 2010; 2012) and critical discourse studies (Fairclough, 2001; 2003). The qualitative data generation took place among teachers of primary education enrolled in a master’s course in language teaching (Profletras), After the participants’ insertion into the academic literacies of the course, their teacher identities widened with new possibilities for action. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/568410.30612/raido.v11i27.5684Raído; v. 11 n. 27 (2017); 483-5061984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5684/3750Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Roberta Gleyciângela Souza2019-07-05T15:45:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5684Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T15:45:52Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras
Academic literacies and teacher identities in a Master’s Course in Language teaching
title Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras
spellingShingle Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras
Lopes, Roberta Gleyciângela Souza
Letramentos acadêmicos. Mudança discursiva. Identidade docente.
academic literacy
discourse change
teacher identity
title_short Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras
title_full Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras
title_fullStr Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras
title_full_unstemmed Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras
title_sort Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras
author Lopes, Roberta Gleyciângela Souza
author_facet Lopes, Roberta Gleyciângela Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Roberta Gleyciângela Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos acadêmicos. Mudança discursiva. Identidade docente.
academic literacy
discourse change
teacher identity
topic Letramentos acadêmicos. Mudança discursiva. Identidade docente.
academic literacy
discourse change
teacher identity
description Neste artigo, proponho uma análise das mudanças no letramento acadêmico e as suas implicações no perfil identitário de professores em formação, fundamentando-me nos estudos sociais do Letramento (STREET, 1984; 2003; 2010; 2012) e nos estudos críticos do discurso (FAIRCLOUGH, 2001;2003). Para tanto, tomo por base dados qualitativos coletados entre professores da educação básica inscritos no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Os dados apontam que, após a inserção em práticas de letramento do mestrado profissional, ampliam-se as identidades docentes, com novas possibilidades de atuação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5684
10.30612/raido.v11i27.5684
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5684
identifier_str_mv 10.30612/raido.v11i27.5684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5684/3750
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 11 n. 27 (2017); 483-506
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389909397504