O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entre-Lugar (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2451 |
Resumo: | Este texto é endereçado a professores de Geografia e pesquisadores nesta área do conhecimento interessados pela temática das técnicas e práticas e sua contribuição, tanto ao processo de ensino-aprendizagem como ao processo de pesquisa científica. Trata-se de uma adaptação de texto de minha autoria publicado no livro Geografia – práticas de campo, laboratório e sala de aula1. Nesta adaptação, tentei torná-lo mais claro, com mais ênfase no ensino-aprendizagem, estruturando-o em grandes questões que normalmente permeiam a temática, como por exemplo: Qual a função da técnica? Qual a diferença entre conhecimento técnico e científico? Técnica é menos importante que teoria? As técnicas mais modernas são as melhores? Como escolhe-las? Deste modo, procurei responder aos objetivos da mesa, para a qual fui honrosamente convidado. |
id |
UFGD-5_45df6d8290b2273e652f5254a0fd956f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2451 |
network_acronym_str |
UFGD-5 |
network_name_str |
Entre-Lugar (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formaçãoTécnica. Prática. Conhecimento. Realidade.Este texto é endereçado a professores de Geografia e pesquisadores nesta área do conhecimento interessados pela temática das técnicas e práticas e sua contribuição, tanto ao processo de ensino-aprendizagem como ao processo de pesquisa científica. Trata-se de uma adaptação de texto de minha autoria publicado no livro Geografia – práticas de campo, laboratório e sala de aula1. Nesta adaptação, tentei torná-lo mais claro, com mais ênfase no ensino-aprendizagem, estruturando-o em grandes questões que normalmente permeiam a temática, como por exemplo: Qual a função da técnica? Qual a diferença entre conhecimento técnico e científico? Técnica é menos importante que teoria? As técnicas mais modernas são as melhores? Como escolhe-las? Deste modo, procurei responder aos objetivos da mesa, para a qual fui honrosamente convidado.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2451ENTRE-LUGAR; v. 3 n. 6 (2012); 141-1522177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2451/1402Venturi, Luis Antonio Bitarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-22T19:38:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2451Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-09-22T19:38:53Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação |
title |
O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação |
spellingShingle |
O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação Venturi, Luis Antonio Bitar Técnica. Prática. Conhecimento. Realidade. |
title_short |
O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação |
title_full |
O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação |
title_fullStr |
O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação |
title_full_unstemmed |
O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação |
title_sort |
O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação |
author |
Venturi, Luis Antonio Bitar |
author_facet |
Venturi, Luis Antonio Bitar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venturi, Luis Antonio Bitar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnica. Prática. Conhecimento. Realidade. |
topic |
Técnica. Prática. Conhecimento. Realidade. |
description |
Este texto é endereçado a professores de Geografia e pesquisadores nesta área do conhecimento interessados pela temática das técnicas e práticas e sua contribuição, tanto ao processo de ensino-aprendizagem como ao processo de pesquisa científica. Trata-se de uma adaptação de texto de minha autoria publicado no livro Geografia – práticas de campo, laboratório e sala de aula1. Nesta adaptação, tentei torná-lo mais claro, com mais ênfase no ensino-aprendizagem, estruturando-o em grandes questões que normalmente permeiam a temática, como por exemplo: Qual a função da técnica? Qual a diferença entre conhecimento técnico e científico? Técnica é menos importante que teoria? As técnicas mais modernas são as melhores? Como escolhe-las? Deste modo, procurei responder aos objetivos da mesa, para a qual fui honrosamente convidado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2451 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2451/1402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
ENTRE-LUGAR; v. 3 n. 6 (2012); 141-152 2177-7829 2176-9559 reponame:Entre-Lugar (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Entre-Lugar (Online) |
collection |
Entre-Lugar (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797231584274808832 |