O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venturi, Luis Antonio Bitar
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entre-Lugar (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2451
Resumo: Este texto é endereçado a professores de Geografia e pesquisadores nesta área do conhecimento interessados pela temática das técnicas e práticas e sua contribuição, tanto ao processo de ensino-aprendizagem como ao processo de pesquisa científica. Trata-se de uma adaptação de texto de minha autoria publicado no livro Geografia – práticas de campo, laboratório e sala de aula1. Nesta adaptação, tentei torná-lo mais claro, com mais ênfase no ensino-aprendizagem, estruturando-o em grandes questões que normalmente permeiam a temática, como por exemplo: Qual a função da técnica? Qual a diferença entre conhecimento técnico e científico? Técnica é menos importante que teoria? As técnicas mais modernas são as melhores? Como escolhe-las? Deste modo, procurei responder aos objetivos da mesa, para a qual fui honrosamente convidado.
id UFGD-5_45df6d8290b2273e652f5254a0fd956f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2451
network_acronym_str UFGD-5
network_name_str Entre-Lugar (Online)
repository_id_str
spelling O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formaçãoTécnica. Prática. Conhecimento. Realidade.Este texto é endereçado a professores de Geografia e pesquisadores nesta área do conhecimento interessados pela temática das técnicas e práticas e sua contribuição, tanto ao processo de ensino-aprendizagem como ao processo de pesquisa científica. Trata-se de uma adaptação de texto de minha autoria publicado no livro Geografia – práticas de campo, laboratório e sala de aula1. Nesta adaptação, tentei torná-lo mais claro, com mais ênfase no ensino-aprendizagem, estruturando-o em grandes questões que normalmente permeiam a temática, como por exemplo: Qual a função da técnica? Qual a diferença entre conhecimento técnico e científico? Técnica é menos importante que teoria? As técnicas mais modernas são as melhores? Como escolhe-las? Deste modo, procurei responder aos objetivos da mesa, para a qual fui honrosamente convidado.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2451ENTRE-LUGAR; v. 3 n. 6 (2012); 141-1522177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2451/1402Venturi, Luis Antonio Bitarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-22T19:38:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2451Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-09-22T19:38:53Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação
title O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação
spellingShingle O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação
Venturi, Luis Antonio Bitar
Técnica. Prática. Conhecimento. Realidade.
title_short O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação
title_full O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação
title_fullStr O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação
title_full_unstemmed O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação
title_sort O uso de técnicas e práticas no ensino-aprendizagem e suas contribuições no processo de formação
author Venturi, Luis Antonio Bitar
author_facet Venturi, Luis Antonio Bitar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venturi, Luis Antonio Bitar
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica. Prática. Conhecimento. Realidade.
topic Técnica. Prática. Conhecimento. Realidade.
description Este texto é endereçado a professores de Geografia e pesquisadores nesta área do conhecimento interessados pela temática das técnicas e práticas e sua contribuição, tanto ao processo de ensino-aprendizagem como ao processo de pesquisa científica. Trata-se de uma adaptação de texto de minha autoria publicado no livro Geografia – práticas de campo, laboratório e sala de aula1. Nesta adaptação, tentei torná-lo mais claro, com mais ênfase no ensino-aprendizagem, estruturando-o em grandes questões que normalmente permeiam a temática, como por exemplo: Qual a função da técnica? Qual a diferença entre conhecimento técnico e científico? Técnica é menos importante que teoria? As técnicas mais modernas são as melhores? Como escolhe-las? Deste modo, procurei responder aos objetivos da mesa, para a qual fui honrosamente convidado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2451
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2451/1402
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv ENTRE-LUGAR; v. 3 n. 6 (2012); 141-152
2177-7829
2176-9559
reponame:Entre-Lugar (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Entre-Lugar (Online)
collection Entre-Lugar (Online)
repository.name.fl_str_mv Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231584274808832