A visita técnica como recurso metodológico ao estudo do turismo e geografia em Unidades de Conservação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edvania Gomes Assis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva Filho, Francisco Pereira, Rocha, John Kennedy Viana, Santos, Mateus Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entre-Lugar (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/9803
Resumo: Este artigo discorre sobre a importância das visitas técnicas como recurso metodológico no segmento do turismo através do olhar geográfico, requisito importante para o ensino-aprendizagem. A pesquisa se desenvolveu no espaço geográfico do Delta do Parnaíba e abordou as experiências dos alunos e professores de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Piauí. O cenário estudado foram duas unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba (APA) e a Reserva Extrativista Marinha Delta do Parnaíba (RESEX). A metodologia utilizada foi a preparação para o campo com leituras, aulas, levantamento bibliográfico e documental sobre a área visitada. Foi utilizado um roteiro de observação, registro fotográfico e mapeamento dos lugares de interesse turístico e compartimentação dos elementos naturais e antropológicos. Os resultados apontaram que a relação teoria-prática é um recurso didático importante para resultados satisfatórios pois aborda a formação (teórica) e a experiência (prática) como fatores primordiais para a aprendizagem. Assim, ao final das visitas os alunos e professores fizeram reuniões e check list de todos os pontos observados que possam ser utilizados na formação profissional dos discentes e em metodologias criativas.
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