Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Anedmafer Mattos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entre-Lugar (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/615
Resumo: Para ampliar a leitura do espaço geográfico, é importante que se desenvolvam metodologias em consonância com o mundo em que os alunos vivem. Dessa forma, é necessária a busca de um diálogo entre arte, a ciência e a vida, para que a Geografia permita ao ser humano uma compreensão mais ampla do que é ser humano a partir da espacialidade em que a sua vida se desenvolve. Os conceitos de Paisagem Sonora e Ecologia Sonora trazem toda a dimensão cotidiana necessária ao desenvolvimento da linguagem da Geografia, além de um importante desenvolvimento da capacidade de percepção do espaço por parte dos alunos. Um exemplo disso é a peça musical 4’33’’de John Cage, que ao ser entendida como um recurso que possibilita um recorte no tempo e no espaço, pode nos ser uma importante ferramenta na elaboração de estratégias de aula que objetivem analisar, discutir e descrever o espaço geográfico.
id UFGD-5_adedcd3cb4a5300df07e48da76acedd5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/615
network_acronym_str UFGD-5
network_name_str Entre-Lugar (Online)
repository_id_str
spelling Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaçoEnsino de Geografia. Espaço. Paisagem e ecologia sonora. Linguagem.Para ampliar a leitura do espaço geográfico, é importante que se desenvolvam metodologias em consonância com o mundo em que os alunos vivem. Dessa forma, é necessária a busca de um diálogo entre arte, a ciência e a vida, para que a Geografia permita ao ser humano uma compreensão mais ampla do que é ser humano a partir da espacialidade em que a sua vida se desenvolve. Os conceitos de Paisagem Sonora e Ecologia Sonora trazem toda a dimensão cotidiana necessária ao desenvolvimento da linguagem da Geografia, além de um importante desenvolvimento da capacidade de percepção do espaço por parte dos alunos. Um exemplo disso é a peça musical 4’33’’de John Cage, que ao ser entendida como um recurso que possibilita um recorte no tempo e no espaço, pode nos ser uma importante ferramenta na elaboração de estratégias de aula que objetivem analisar, discutir e descrever o espaço geográfico.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2010-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/615ENTRE-LUGAR; v. 1 n. 1 (2010); 113-1322177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/615/411Fernandes, Anedmafer Mattosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T19:59:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/615Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-07-25T19:59:15Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço
title Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço
spellingShingle Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço
Fernandes, Anedmafer Mattos
Ensino de Geografia. Espaço. Paisagem e ecologia sonora. Linguagem.
title_short Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço
title_full Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço
title_fullStr Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço
title_full_unstemmed Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço
title_sort Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço
author Fernandes, Anedmafer Mattos
author_facet Fernandes, Anedmafer Mattos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Anedmafer Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia. Espaço. Paisagem e ecologia sonora. Linguagem.
topic Ensino de Geografia. Espaço. Paisagem e ecologia sonora. Linguagem.
description Para ampliar a leitura do espaço geográfico, é importante que se desenvolvam metodologias em consonância com o mundo em que os alunos vivem. Dessa forma, é necessária a busca de um diálogo entre arte, a ciência e a vida, para que a Geografia permita ao ser humano uma compreensão mais ampla do que é ser humano a partir da espacialidade em que a sua vida se desenvolve. Os conceitos de Paisagem Sonora e Ecologia Sonora trazem toda a dimensão cotidiana necessária ao desenvolvimento da linguagem da Geografia, além de um importante desenvolvimento da capacidade de percepção do espaço por parte dos alunos. Um exemplo disso é a peça musical 4’33’’de John Cage, que ao ser entendida como um recurso que possibilita um recorte no tempo e no espaço, pode nos ser uma importante ferramenta na elaboração de estratégias de aula que objetivem analisar, discutir e descrever o espaço geográfico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/615
url https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/615/411
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv ENTRE-LUGAR; v. 1 n. 1 (2010); 113-132
2177-7829
2176-9559
reponame:Entre-Lugar (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Entre-Lugar (Online)
collection Entre-Lugar (Online)
repository.name.fl_str_mv Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1809280509775183872