Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entre-Lugar (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/615 |
Resumo: | Para ampliar a leitura do espaço geográfico, é importante que se desenvolvam metodologias em consonância com o mundo em que os alunos vivem. Dessa forma, é necessária a busca de um diálogo entre arte, a ciência e a vida, para que a Geografia permita ao ser humano uma compreensão mais ampla do que é ser humano a partir da espacialidade em que a sua vida se desenvolve. Os conceitos de Paisagem Sonora e Ecologia Sonora trazem toda a dimensão cotidiana necessária ao desenvolvimento da linguagem da Geografia, além de um importante desenvolvimento da capacidade de percepção do espaço por parte dos alunos. Um exemplo disso é a peça musical 4’33’’de John Cage, que ao ser entendida como um recurso que possibilita um recorte no tempo e no espaço, pode nos ser uma importante ferramenta na elaboração de estratégias de aula que objetivem analisar, discutir e descrever o espaço geográfico. |
id |
UFGD-5_adedcd3cb4a5300df07e48da76acedd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/615 |
network_acronym_str |
UFGD-5 |
network_name_str |
Entre-Lugar (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaçoEnsino de Geografia. Espaço. Paisagem e ecologia sonora. Linguagem.Para ampliar a leitura do espaço geográfico, é importante que se desenvolvam metodologias em consonância com o mundo em que os alunos vivem. Dessa forma, é necessária a busca de um diálogo entre arte, a ciência e a vida, para que a Geografia permita ao ser humano uma compreensão mais ampla do que é ser humano a partir da espacialidade em que a sua vida se desenvolve. Os conceitos de Paisagem Sonora e Ecologia Sonora trazem toda a dimensão cotidiana necessária ao desenvolvimento da linguagem da Geografia, além de um importante desenvolvimento da capacidade de percepção do espaço por parte dos alunos. Um exemplo disso é a peça musical 4’33’’de John Cage, que ao ser entendida como um recurso que possibilita um recorte no tempo e no espaço, pode nos ser uma importante ferramenta na elaboração de estratégias de aula que objetivem analisar, discutir e descrever o espaço geográfico.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2010-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/615ENTRE-LUGAR; v. 1 n. 1 (2010); 113-1322177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/615/411Fernandes, Anedmafer Mattosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T19:59:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/615Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-07-25T19:59:15Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço |
title |
Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço |
spellingShingle |
Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço Fernandes, Anedmafer Mattos Ensino de Geografia. Espaço. Paisagem e ecologia sonora. Linguagem. |
title_short |
Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço |
title_full |
Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço |
title_fullStr |
Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço |
title_full_unstemmed |
Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço |
title_sort |
Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço |
author |
Fernandes, Anedmafer Mattos |
author_facet |
Fernandes, Anedmafer Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Anedmafer Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia. Espaço. Paisagem e ecologia sonora. Linguagem. |
topic |
Ensino de Geografia. Espaço. Paisagem e ecologia sonora. Linguagem. |
description |
Para ampliar a leitura do espaço geográfico, é importante que se desenvolvam metodologias em consonância com o mundo em que os alunos vivem. Dessa forma, é necessária a busca de um diálogo entre arte, a ciência e a vida, para que a Geografia permita ao ser humano uma compreensão mais ampla do que é ser humano a partir da espacialidade em que a sua vida se desenvolve. Os conceitos de Paisagem Sonora e Ecologia Sonora trazem toda a dimensão cotidiana necessária ao desenvolvimento da linguagem da Geografia, além de um importante desenvolvimento da capacidade de percepção do espaço por parte dos alunos. Um exemplo disso é a peça musical 4’33’’de John Cage, que ao ser entendida como um recurso que possibilita um recorte no tempo e no espaço, pode nos ser uma importante ferramenta na elaboração de estratégias de aula que objetivem analisar, discutir e descrever o espaço geográfico. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/615 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/615/411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
ENTRE-LUGAR; v. 1 n. 1 (2010); 113-132 2177-7829 2176-9559 reponame:Entre-Lugar (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Entre-Lugar (Online) |
collection |
Entre-Lugar (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1809280509775183872 |