O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tocantins, Andreia Cristina Teixeira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio, Pinho, Camila Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/208
Resumo: O presente texto discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir do uso de múltiplas linguagens. O objetivo é refletir sobre o que significa educar para a compreensão do conhecimento geográfico, tendo por mote de discussão práticas pedagógicas realizadas no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. As atividades escolhidas para subsidiar as discussões apresentadas foram produzidas por crianças do 2º ano do Ensino Fundamental com base na experiência que tiveram com dois livros de literatura. O que percebemos nas narrativas e nos desenhos das crianças é que foram estabelecidas relações entre conhecimentos geográficos e experiências cotidianas vividas fora dos espaços escolares. Tal constatação corrobora com a ideia defendida na pesquisa que sustenta as análises deste texto, ou seja, as múltiplas linguagens, dentre elas a literária e a gráfica, educam para a compreensão do mundo pelo olhar da Geografia.
id CP2-1_8e1e1ed41f197d005eb0102202c6cb2e
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/208
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamenteEnsino de GeografiaMúltiplas LinguagensLetramento GeográficoEnsino de geografiaO presente texto discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir do uso de múltiplas linguagens. O objetivo é refletir sobre o que significa educar para a compreensão do conhecimento geográfico, tendo por mote de discussão práticas pedagógicas realizadas no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. As atividades escolhidas para subsidiar as discussões apresentadas foram produzidas por crianças do 2º ano do Ensino Fundamental com base na experiência que tiveram com dois livros de literatura. O que percebemos nas narrativas e nos desenhos das crianças é que foram estabelecidas relações entre conhecimentos geográficos e experiências cotidianas vividas fora dos espaços escolares. Tal constatação corrobora com a ideia defendida na pesquisa que sustenta as análises deste texto, ou seja, as múltiplas linguagens, dentre elas a literária e a gráfica, educam para a compreensão do mundo pelo olhar da Geografia.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/208Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 69-782358-446710.33025/grgcp2.v2i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/208/207Tocantins, Andreia Cristina TeixeiraFerreira, Rosângela Veiga JúlioPinho, Camila Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T12:27:30Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/208Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T12:27:30Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente
title O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente
spellingShingle O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente
Tocantins, Andreia Cristina Teixeira
Ensino de Geografia
Múltiplas Linguagens
Letramento Geográfico
Ensino de geografia
title_short O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente
title_full O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente
title_fullStr O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente
title_full_unstemmed O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente
title_sort O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente
author Tocantins, Andreia Cristina Teixeira
author_facet Tocantins, Andreia Cristina Teixeira
Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Pinho, Camila Silva
author_role author
author2 Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Pinho, Camila Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tocantins, Andreia Cristina Teixeira
Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Pinho, Camila Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Múltiplas Linguagens
Letramento Geográfico
Ensino de geografia
topic Ensino de Geografia
Múltiplas Linguagens
Letramento Geográfico
Ensino de geografia
description O presente texto discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir do uso de múltiplas linguagens. O objetivo é refletir sobre o que significa educar para a compreensão do conhecimento geográfico, tendo por mote de discussão práticas pedagógicas realizadas no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. As atividades escolhidas para subsidiar as discussões apresentadas foram produzidas por crianças do 2º ano do Ensino Fundamental com base na experiência que tiveram com dois livros de literatura. O que percebemos nas narrativas e nos desenhos das crianças é que foram estabelecidas relações entre conhecimentos geográficos e experiências cotidianas vividas fora dos espaços escolares. Tal constatação corrobora com a ideia defendida na pesquisa que sustenta as análises deste texto, ou seja, as múltiplas linguagens, dentre elas a literária e a gráfica, educam para a compreensão do mundo pelo olhar da Geografia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/208
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/208/207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 69-78
2358-4467
10.33025/grgcp2.v2i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176624459776