O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/208 |
Resumo: | O presente texto discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir do uso de múltiplas linguagens. O objetivo é refletir sobre o que significa educar para a compreensão do conhecimento geográfico, tendo por mote de discussão práticas pedagógicas realizadas no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. As atividades escolhidas para subsidiar as discussões apresentadas foram produzidas por crianças do 2º ano do Ensino Fundamental com base na experiência que tiveram com dois livros de literatura. O que percebemos nas narrativas e nos desenhos das crianças é que foram estabelecidas relações entre conhecimentos geográficos e experiências cotidianas vividas fora dos espaços escolares. Tal constatação corrobora com a ideia defendida na pesquisa que sustenta as análises deste texto, ou seja, as múltiplas linguagens, dentre elas a literária e a gráfica, educam para a compreensão do mundo pelo olhar da Geografia. |
id |
CP2-1_8e1e1ed41f197d005eb0102202c6cb2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/208 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamenteEnsino de GeografiaMúltiplas LinguagensLetramento GeográficoEnsino de geografiaO presente texto discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir do uso de múltiplas linguagens. O objetivo é refletir sobre o que significa educar para a compreensão do conhecimento geográfico, tendo por mote de discussão práticas pedagógicas realizadas no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. As atividades escolhidas para subsidiar as discussões apresentadas foram produzidas por crianças do 2º ano do Ensino Fundamental com base na experiência que tiveram com dois livros de literatura. O que percebemos nas narrativas e nos desenhos das crianças é que foram estabelecidas relações entre conhecimentos geográficos e experiências cotidianas vividas fora dos espaços escolares. Tal constatação corrobora com a ideia defendida na pesquisa que sustenta as análises deste texto, ou seja, as múltiplas linguagens, dentre elas a literária e a gráfica, educam para a compreensão do mundo pelo olhar da Geografia.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/208Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 69-782358-446710.33025/grgcp2.v2i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/208/207Tocantins, Andreia Cristina TeixeiraFerreira, Rosângela Veiga JúlioPinho, Camila Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T12:27:30Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/208Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T12:27:30Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente |
title |
O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente |
spellingShingle |
O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente Tocantins, Andreia Cristina Teixeira Ensino de Geografia Múltiplas Linguagens Letramento Geográfico Ensino de geografia |
title_short |
O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente |
title_full |
O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente |
title_fullStr |
O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente |
title_full_unstemmed |
O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente |
title_sort |
O trabalho com as múltiplas linguagens no ensino de geografia: letrando geograficamente |
author |
Tocantins, Andreia Cristina Teixeira |
author_facet |
Tocantins, Andreia Cristina Teixeira Ferreira, Rosângela Veiga Júlio Pinho, Camila Silva |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Rosângela Veiga Júlio Pinho, Camila Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tocantins, Andreia Cristina Teixeira Ferreira, Rosângela Veiga Júlio Pinho, Camila Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Múltiplas Linguagens Letramento Geográfico Ensino de geografia |
topic |
Ensino de Geografia Múltiplas Linguagens Letramento Geográfico Ensino de geografia |
description |
O presente texto discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir do uso de múltiplas linguagens. O objetivo é refletir sobre o que significa educar para a compreensão do conhecimento geográfico, tendo por mote de discussão práticas pedagógicas realizadas no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. As atividades escolhidas para subsidiar as discussões apresentadas foram produzidas por crianças do 2º ano do Ensino Fundamental com base na experiência que tiveram com dois livros de literatura. O que percebemos nas narrativas e nos desenhos das crianças é que foram estabelecidas relações entre conhecimentos geográficos e experiências cotidianas vividas fora dos espaços escolares. Tal constatação corrobora com a ideia defendida na pesquisa que sustenta as análises deste texto, ou seja, as múltiplas linguagens, dentre elas a literária e a gráfica, educam para a compreensão do mundo pelo olhar da Geografia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/208 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/208/207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 69-78 2358-4467 10.33025/grgcp2.v2i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176624459776 |