Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Caio Vinicius dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4865
Resumo: Este artigo visa analisar os usos do patrimônio cultural na história ensinada, a partir de atividade realizada na prática de ensino de história, cujo objetivo era refletir sobre a representação cultural de determinado monumento histórico em consonância com a observação, participação e preservação, bem como com a interpretação por parte dos sujeitos que estudam história.  Metodologicamente buscou-se aprofundar as abordagens sobre patrimônio e memória, cultura histórica e ensino de história. Com o entendimento de que as abordagens meta teóricas se imbricam e fundamentam diferentes práticas de ensino, apresenta-se também, uma atividade direcionada, com foco de análise na inserção no ensino de história. Desta maneira, utilizamos os materiais e referenciais da pesquisa que esta em andamento sobre “recontar a história de Três Lagoas, a partir do patrimônio histórico-cultural”.
id UFGD-6_496f394754f178f09505d8a93feb0181
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4865
network_acronym_str UFGD-6
network_name_str Fronteiras (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai
spelling Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem históricaPatrimônio histórico. Ensino de história. Cultura histórica.Este artigo visa analisar os usos do patrimônio cultural na história ensinada, a partir de atividade realizada na prática de ensino de história, cujo objetivo era refletir sobre a representação cultural de determinado monumento histórico em consonância com a observação, participação e preservação, bem como com a interpretação por parte dos sujeitos que estudam história.  Metodologicamente buscou-se aprofundar as abordagens sobre patrimônio e memória, cultura histórica e ensino de história. Com o entendimento de que as abordagens meta teóricas se imbricam e fundamentam diferentes práticas de ensino, apresenta-se também, uma atividade direcionada, com foco de análise na inserção no ensino de história. Desta maneira, utilizamos os materiais e referenciais da pesquisa que esta em andamento sobre “recontar a história de Três Lagoas, a partir do patrimônio histórico-cultural”.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4865Fronteiras; v. 17 n. 30 (2015): Dossiê 08: Territórios e fronteiras do ensino de História - I; 64 - 792175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4865/2557Zarbato, Jaqueline Aparecida MartinsSantos, Caio Vinicius dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T17:31:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4865Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:31:25Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica
title Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica
spellingShingle Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Patrimônio histórico. Ensino de história. Cultura histórica.
title_short Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica
title_full Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica
title_fullStr Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica
title_full_unstemmed Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica
title_sort Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica
author Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
author_facet Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Santos, Caio Vinicius dos
author_role author
author2 Santos, Caio Vinicius dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Santos, Caio Vinicius dos
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio histórico. Ensino de história. Cultura histórica.
topic Patrimônio histórico. Ensino de história. Cultura histórica.
description Este artigo visa analisar os usos do patrimônio cultural na história ensinada, a partir de atividade realizada na prática de ensino de história, cujo objetivo era refletir sobre a representação cultural de determinado monumento histórico em consonância com a observação, participação e preservação, bem como com a interpretação por parte dos sujeitos que estudam história.  Metodologicamente buscou-se aprofundar as abordagens sobre patrimônio e memória, cultura histórica e ensino de história. Com o entendimento de que as abordagens meta teóricas se imbricam e fundamentam diferentes práticas de ensino, apresenta-se também, uma atividade direcionada, com foco de análise na inserção no ensino de história. Desta maneira, utilizamos os materiais e referenciais da pesquisa que esta em andamento sobre “recontar a história de Três Lagoas, a partir do patrimônio histórico-cultural”.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4865
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4865/2557
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Fronteiras; v. 17 n. 30 (2015): Dossiê 08: Territórios e fronteiras do ensino de História - I; 64 - 79
2175-0742
reponame:Fronteiras (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Fronteiras (Dourados. Online)
collection Fronteiras (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231668534181888