ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1391
Resumo: Este artigo aborda as reflexões sobre a inserção das abordagens acerca do patrimônio cultural,( material e imaterial) no ensino de História. A partir da investigação de  como as concepções curriculares inserem os conceitos e concepções sobre o patrimônio cultural, visamos  perceber como se fundamentam epistemologicamente na prática de ensino de História. Uma vez que inserem-se  análises sobre a cultura local, ações dos grupos culturais, memória, a diversidade, alteridade, identidades, monumentos, museus, edificações, entre outros.  Utilizamos, nesta investigação as análises sobre patrimônio cultural;  diretrizes curriculares para a Educação Básica, metodologias diferenciadas no ensino de História.  Assim, utilizamos como o método de análise, a investigação  a partir das discussões didáticas que pontuamos sobre a prática de ensino de história, bem como a análise do que as diretrizes curriculares inserem sobre patrimônio cultural material e imaterial
id UNIR-2_94ae6e8e539e401bdf8562d07dfa5190
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1391
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIALensino de históriapatrimônio culturalcurrículoEste artigo aborda as reflexões sobre a inserção das abordagens acerca do patrimônio cultural,( material e imaterial) no ensino de História. A partir da investigação de  como as concepções curriculares inserem os conceitos e concepções sobre o patrimônio cultural, visamos  perceber como se fundamentam epistemologicamente na prática de ensino de História. Uma vez que inserem-se  análises sobre a cultura local, ações dos grupos culturais, memória, a diversidade, alteridade, identidades, monumentos, museus, edificações, entre outros.  Utilizamos, nesta investigação as análises sobre patrimônio cultural;  diretrizes curriculares para a Educação Básica, metodologias diferenciadas no ensino de História.  Assim, utilizamos como o método de análise, a investigação  a partir das discussões didáticas que pontuamos sobre a prática de ensino de história, bem como a análise do que as diretrizes curriculares inserem sobre patrimônio cultural material e imaterialPROPESQ2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1391Revista Labirinto (UNIR); v. 22 (2015): Jan-June; 77-901519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1391/1417Zarbato, Jaqueline Aparecida Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-09T16:18:47Zoai:periodicos.unir.br:article/1391Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2015-11-09T16:18:47Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
title ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
spellingShingle ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
ensino de história
patrimônio cultural
currículo
title_short ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
title_full ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
title_fullStr ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
title_full_unstemmed ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
title_sort ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
author Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
author_facet Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de história
patrimônio cultural
currículo
topic ensino de história
patrimônio cultural
currículo
description Este artigo aborda as reflexões sobre a inserção das abordagens acerca do patrimônio cultural,( material e imaterial) no ensino de História. A partir da investigação de  como as concepções curriculares inserem os conceitos e concepções sobre o patrimônio cultural, visamos  perceber como se fundamentam epistemologicamente na prática de ensino de História. Uma vez que inserem-se  análises sobre a cultura local, ações dos grupos culturais, memória, a diversidade, alteridade, identidades, monumentos, museus, edificações, entre outros.  Utilizamos, nesta investigação as análises sobre patrimônio cultural;  diretrizes curriculares para a Educação Básica, metodologias diferenciadas no ensino de História.  Assim, utilizamos como o método de análise, a investigação  a partir das discussões didáticas que pontuamos sobre a prática de ensino de história, bem como a análise do que as diretrizes curriculares inserem sobre patrimônio cultural material e imaterial
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1391
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1391/1417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 22 (2015): Jan-June; 77-90
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219450502283264