A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fronteiras (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5462 |
Resumo: | Com este artigo tenho como finalidade propiciar uma visão abrangente sobre como a cultura histórica de uma sociedade é constituída por sua memória histórica. Isto será realizado por meio de concepções ligadas ao patrimônio histórico, à experiência com a história local e aos museus e seus objetos como possibilidades de construção aulas de história que favoreçam o desenvolvimento da consciência histórica dos sujeitos que vivenciam a cultura escolar. Tem, portanto, como objetivos investigar as ideias relativas à cultura histórica e à memória sócio-histórica, compreender concepções relacionadas à educação patrimonial e estimular a abordagem do tema a partir de enfoques ligados à história local entendida como uma possibilidade da memória social da cultura histórica. |
id |
UFGD-6_67af2a8e2e76654aefcf55c5d6f1acbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5462 |
network_acronym_str |
UFGD-6 |
network_name_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository_id_str |
http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai |
spelling |
A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de HistóriaMemória histórica. Cultura histórica. Educação patrimonial. Educação histórica. Aprendizagem histórica.Com este artigo tenho como finalidade propiciar uma visão abrangente sobre como a cultura histórica de uma sociedade é constituída por sua memória histórica. Isto será realizado por meio de concepções ligadas ao patrimônio histórico, à experiência com a história local e aos museus e seus objetos como possibilidades de construção aulas de história que favoreçam o desenvolvimento da consciência histórica dos sujeitos que vivenciam a cultura escolar. Tem, portanto, como objetivos investigar as ideias relativas à cultura histórica e à memória sócio-histórica, compreender concepções relacionadas à educação patrimonial e estimular a abordagem do tema a partir de enfoques ligados à história local entendida como uma possibilidade da memória social da cultura histórica.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5462Fronteiras; v. 18 n. 31 (2016): Dossiê 09: territórios e fronteiras do ensino de História - II; 169 - 1852175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5462/2807Copyright (c) 2016 FRONTEIRAS: Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessFronza, Marcelo2019-09-24T17:15:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5462Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:15:23Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História |
title |
A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História |
spellingShingle |
A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História Fronza, Marcelo Memória histórica. Cultura histórica. Educação patrimonial. Educação histórica. Aprendizagem histórica. |
title_short |
A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História |
title_full |
A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História |
title_fullStr |
A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História |
title_full_unstemmed |
A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História |
title_sort |
A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História |
author |
Fronza, Marcelo |
author_facet |
Fronza, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fronza, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória histórica. Cultura histórica. Educação patrimonial. Educação histórica. Aprendizagem histórica. |
topic |
Memória histórica. Cultura histórica. Educação patrimonial. Educação histórica. Aprendizagem histórica. |
description |
Com este artigo tenho como finalidade propiciar uma visão abrangente sobre como a cultura histórica de uma sociedade é constituída por sua memória histórica. Isto será realizado por meio de concepções ligadas ao patrimônio histórico, à experiência com a história local e aos museus e seus objetos como possibilidades de construção aulas de história que favoreçam o desenvolvimento da consciência histórica dos sujeitos que vivenciam a cultura escolar. Tem, portanto, como objetivos investigar as ideias relativas à cultura histórica e à memória sócio-histórica, compreender concepções relacionadas à educação patrimonial e estimular a abordagem do tema a partir de enfoques ligados à história local entendida como uma possibilidade da memória social da cultura histórica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5462 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5462/2807 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 FRONTEIRAS: Revista de História info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 FRONTEIRAS: Revista de História |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fronteiras; v. 18 n. 31 (2016): Dossiê 09: territórios e fronteiras do ensino de História - II; 169 - 185 2175-0742 reponame:Fronteiras (Dourados. Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
collection |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797231668562493440 |