A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fronza, Marcelo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5462
Resumo: Com este artigo tenho como finalidade propiciar uma visão abrangente sobre como a cultura histórica de uma sociedade é constituída por sua memória histórica. Isto será realizado por meio de concepções ligadas ao patrimônio histórico, à experiência com a história local e aos museus e seus objetos como possibilidades de construção aulas de história que favoreçam o desenvolvimento da consciência histórica dos sujeitos que vivenciam a cultura escolar. Tem, portanto, como objetivos investigar as ideias relativas à cultura histórica e à memória sócio-histórica, compreender concepções relacionadas à educação patrimonial e estimular a abordagem do tema a partir de enfoques ligados à história local entendida como uma possibilidade da memória social da cultura histórica.
id UFGD-6_67af2a8e2e76654aefcf55c5d6f1acbb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5462
network_acronym_str UFGD-6
network_name_str Fronteiras (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai
spelling A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de HistóriaMemória histórica. Cultura histórica. Educação patrimonial. Educação histórica. Aprendizagem histórica.Com este artigo tenho como finalidade propiciar uma visão abrangente sobre como a cultura histórica de uma sociedade é constituída por sua memória histórica. Isto será realizado por meio de concepções ligadas ao patrimônio histórico, à experiência com a história local e aos museus e seus objetos como possibilidades de construção aulas de história que favoreçam o desenvolvimento da consciência histórica dos sujeitos que vivenciam a cultura escolar. Tem, portanto, como objetivos investigar as ideias relativas à cultura histórica e à memória sócio-histórica, compreender concepções relacionadas à educação patrimonial e estimular a abordagem do tema a partir de enfoques ligados à história local entendida como uma possibilidade da memória social da cultura histórica.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5462Fronteiras; v. 18 n. 31 (2016): Dossiê 09: territórios e fronteiras do ensino de História - II; 169 - 1852175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5462/2807Copyright (c) 2016 FRONTEIRAS: Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessFronza, Marcelo2019-09-24T17:15:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5462Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:15:23Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História
title A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História
spellingShingle A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História
Fronza, Marcelo
Memória histórica. Cultura histórica. Educação patrimonial. Educação histórica. Aprendizagem histórica.
title_short A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História
title_full A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História
title_fullStr A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História
title_full_unstemmed A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História
title_sort A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História
author Fronza, Marcelo
author_facet Fronza, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fronza, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Memória histórica. Cultura histórica. Educação patrimonial. Educação histórica. Aprendizagem histórica.
topic Memória histórica. Cultura histórica. Educação patrimonial. Educação histórica. Aprendizagem histórica.
description Com este artigo tenho como finalidade propiciar uma visão abrangente sobre como a cultura histórica de uma sociedade é constituída por sua memória histórica. Isto será realizado por meio de concepções ligadas ao patrimônio histórico, à experiência com a história local e aos museus e seus objetos como possibilidades de construção aulas de história que favoreçam o desenvolvimento da consciência histórica dos sujeitos que vivenciam a cultura escolar. Tem, portanto, como objetivos investigar as ideias relativas à cultura histórica e à memória sócio-histórica, compreender concepções relacionadas à educação patrimonial e estimular a abordagem do tema a partir de enfoques ligados à história local entendida como uma possibilidade da memória social da cultura histórica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5462
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5462/2807
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 FRONTEIRAS: Revista de História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 FRONTEIRAS: Revista de História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Fronteiras; v. 18 n. 31 (2016): Dossiê 09: territórios e fronteiras do ensino de História - II; 169 - 185
2175-0742
reponame:Fronteiras (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Fronteiras (Dourados. Online)
collection Fronteiras (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231668562493440