Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fronteiras (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485 |
Resumo: | Este artigo propõe refletir sobre as concepções da Educação Patrimonial e seu entrelaçamento com a História Pública nas proposições para o ensino de história no tempo presente. As concepções teórico-metodológicas de ensinar com o uso da Educação Patrimonial contribuem com as construções de identidades, de narrativas e de formação da consciência histórica, baseando-se nas concepções da educação histórica. E a perspectiva da História Pública que redimensiona o ensino em diferentes espaços educativos, aprofundando as utilizações de fonte e conceitos históricos. A problematização da história pública propõe a ampliação das ações históricas, com engajamento e utilização das fontes em diferentes espaços de produção do conhecimento histórico. Desde a análise dos meios e tipos de produção audiovisual em museus, internet, visitas guiadas pelas cidades, fundamentando o senso crítico e político no tempo presente. |
id |
UFGD-6_98c0969252e522c8e552f12c077bae59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11485 |
network_acronym_str |
UFGD-6 |
network_name_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository_id_str |
http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai |
spelling |
Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a HistóriaEducação Patrimonial. História Pública. Ensino de História. Teoria de História.Este artigo propõe refletir sobre as concepções da Educação Patrimonial e seu entrelaçamento com a História Pública nas proposições para o ensino de história no tempo presente. As concepções teórico-metodológicas de ensinar com o uso da Educação Patrimonial contribuem com as construções de identidades, de narrativas e de formação da consciência histórica, baseando-se nas concepções da educação histórica. E a perspectiva da História Pública que redimensiona o ensino em diferentes espaços educativos, aprofundando as utilizações de fonte e conceitos históricos. A problematização da história pública propõe a ampliação das ações históricas, com engajamento e utilização das fontes em diferentes espaços de produção do conhecimento histórico. Desde a análise dos meios e tipos de produção audiovisual em museus, internet, visitas guiadas pelas cidades, fundamentando o senso crítico e político no tempo presente.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/1148510.30612/frh.v21i38.11485Fronteiras; v. 21 n. 38 (2019): DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 55 - 702175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485/5620https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485/6165https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485/6166Copyright (c) 2019 Fronteirasinfo:eu-repo/semantics/openAccessZarbato, Jaqueline Aparecida MartinsSchossler, Joana CarolinaCarvalho, Aline Vieira2020-10-10T21:20:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11485Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2020-10-10T21:20:58Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História |
title |
Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História |
spellingShingle |
Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins Educação Patrimonial. História Pública. Ensino de História. Teoria de História. |
title_short |
Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História |
title_full |
Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História |
title_fullStr |
Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História |
title_full_unstemmed |
Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História |
title_sort |
Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História |
author |
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins |
author_facet |
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins Schossler, Joana Carolina Carvalho, Aline Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Schossler, Joana Carolina Carvalho, Aline Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins Schossler, Joana Carolina Carvalho, Aline Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Patrimonial. História Pública. Ensino de História. Teoria de História. |
topic |
Educação Patrimonial. História Pública. Ensino de História. Teoria de História. |
description |
Este artigo propõe refletir sobre as concepções da Educação Patrimonial e seu entrelaçamento com a História Pública nas proposições para o ensino de história no tempo presente. As concepções teórico-metodológicas de ensinar com o uso da Educação Patrimonial contribuem com as construções de identidades, de narrativas e de formação da consciência histórica, baseando-se nas concepções da educação histórica. E a perspectiva da História Pública que redimensiona o ensino em diferentes espaços educativos, aprofundando as utilizações de fonte e conceitos históricos. A problematização da história pública propõe a ampliação das ações históricas, com engajamento e utilização das fontes em diferentes espaços de produção do conhecimento histórico. Desde a análise dos meios e tipos de produção audiovisual em museus, internet, visitas guiadas pelas cidades, fundamentando o senso crítico e político no tempo presente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485 10.30612/frh.v21i38.11485 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485 |
identifier_str_mv |
10.30612/frh.v21i38.11485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485/5620 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485/6165 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485/6166 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fronteiras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fronteiras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fronteiras; v. 21 n. 38 (2019): DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 55 - 70 2175-0742 reponame:Fronteiras (Dourados. Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
collection |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797231668989263872 |