Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schossler, Joana Carolina, Carvalho, Aline Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485
Resumo: Este artigo propõe refletir sobre as concepções da Educação Patrimonial e seu entrelaçamento com a História Pública nas proposições para o ensino de história no tempo presente. As concepções teórico-metodológicas de ensinar com o uso da Educação Patrimonial contribuem com as construções de identidades, de narrativas e de formação da consciência histórica, baseando-se nas concepções da educação histórica. E a perspectiva da História Pública que redimensiona o ensino em diferentes espaços educativos, aprofundando as utilizações de fonte e conceitos históricos. A problematização da história pública propõe a ampliação das ações históricas, com engajamento e utilização das fontes em diferentes espaços de produção do conhecimento histórico. Desde a análise dos meios e tipos de produção audiovisual em museus, internet, visitas guiadas pelas cidades, fundamentando o senso crítico e político no tempo presente.
id UFGD-6_98c0969252e522c8e552f12c077bae59
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11485
network_acronym_str UFGD-6
network_name_str Fronteiras (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai
spelling Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a HistóriaEducação Patrimonial. História Pública. Ensino de História. Teoria de História.Este artigo propõe refletir sobre as concepções da Educação Patrimonial e seu entrelaçamento com a História Pública nas proposições para o ensino de história no tempo presente. As concepções teórico-metodológicas de ensinar com o uso da Educação Patrimonial contribuem com as construções de identidades, de narrativas e de formação da consciência histórica, baseando-se nas concepções da educação histórica. E a perspectiva da História Pública que redimensiona o ensino em diferentes espaços educativos, aprofundando as utilizações de fonte e conceitos históricos. A problematização da história pública propõe a ampliação das ações históricas, com engajamento e utilização das fontes em diferentes espaços de produção do conhecimento histórico. Desde a análise dos meios e tipos de produção audiovisual em museus, internet, visitas guiadas pelas cidades, fundamentando o senso crítico e político no tempo presente.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/1148510.30612/frh.v21i38.11485Fronteiras; v. 21 n. 38 (2019): DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 55 - 702175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485/5620https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485/6165https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485/6166Copyright (c) 2019 Fronteirasinfo:eu-repo/semantics/openAccessZarbato, Jaqueline Aparecida MartinsSchossler, Joana CarolinaCarvalho, Aline Vieira2020-10-10T21:20:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11485Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2020-10-10T21:20:58Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História
title Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História
spellingShingle Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Educação Patrimonial. História Pública. Ensino de História. Teoria de História.
title_short Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História
title_full Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História
title_fullStr Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História
title_full_unstemmed Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História
title_sort Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História
author Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
author_facet Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Schossler, Joana Carolina
Carvalho, Aline Vieira
author_role author
author2 Schossler, Joana Carolina
Carvalho, Aline Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Schossler, Joana Carolina
Carvalho, Aline Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Patrimonial. História Pública. Ensino de História. Teoria de História.
topic Educação Patrimonial. História Pública. Ensino de História. Teoria de História.
description Este artigo propõe refletir sobre as concepções da Educação Patrimonial e seu entrelaçamento com a História Pública nas proposições para o ensino de história no tempo presente. As concepções teórico-metodológicas de ensinar com o uso da Educação Patrimonial contribuem com as construções de identidades, de narrativas e de formação da consciência histórica, baseando-se nas concepções da educação histórica. E a perspectiva da História Pública que redimensiona o ensino em diferentes espaços educativos, aprofundando as utilizações de fonte e conceitos históricos. A problematização da história pública propõe a ampliação das ações históricas, com engajamento e utilização das fontes em diferentes espaços de produção do conhecimento histórico. Desde a análise dos meios e tipos de produção audiovisual em museus, internet, visitas guiadas pelas cidades, fundamentando o senso crítico e político no tempo presente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485
10.30612/frh.v21i38.11485
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485
identifier_str_mv 10.30612/frh.v21i38.11485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485/5620
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485/6165
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11485/6166
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Fronteiras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Fronteiras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Fronteiras; v. 21 n. 38 (2019): DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 55 - 70
2175-0742
reponame:Fronteiras (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Fronteiras (Dourados. Online)
collection Fronteiras (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231668989263872