Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Albuquerque, Ana Carolina do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573
Resumo: Este artigo parte do diagnóstico de invisibilidade das mulheres nos livros didáticos de História e aborda a importância de considerar a interseccionalidade de raça e classe nas análises de gênero. Analisa a trajetória de pesquisas sobre livros didáticos, os avanços identificados por meio do PNLD 2018, as indicações do Guia dos Livros Didáticos e duas coleções didáticas: História, Sociedade & Cidadania e História das cavernas ao terceiro milênio. Apesar do crescimento dos estudos de gênero, a pesquisa aponta para uma ausência de mulheres e ainda mais do protagonismo delas.
id UFGD-6_efaa09d51aea8c0ebe39e49e3dd49051
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12573
network_acronym_str UFGD-6
network_name_str Fronteiras (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai
spelling Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticasLas mujeres y la Historia aprendida en los libros de enseñanza: análisis de colecciones de enseñanzaWomen and the history learned in textbooks: analysis of didatic book collectionsMulheres. Gênero. História. Livros didáticos.Mujeres. Género. Historia. Libros didácticos.Women. Genre. History. Didatic books.Este artigo parte do diagnóstico de invisibilidade das mulheres nos livros didáticos de História e aborda a importância de considerar a interseccionalidade de raça e classe nas análises de gênero. Analisa a trajetória de pesquisas sobre livros didáticos, os avanços identificados por meio do PNLD 2018, as indicações do Guia dos Livros Didáticos e duas coleções didáticas: História, Sociedade & Cidadania e História das cavernas ao terceiro milênio. Apesar do crescimento dos estudos de gênero, a pesquisa aponta para uma ausência de mulheres e ainda mais do protagonismo delas.Este artículo parte del diagnóstico de invisibilidad de las mujeres en los libros didácticos de historia y aborda la importancia de considerar la interseccionalidad de la raza y la clase en el análisis de género. Analiza la trayectoria de la investigación sobre libros de texto, los avances identificados a través del PNLD 2018, las indicaciones de la Guía de libros didácticos y dos colecciones didácticas: História, Sociedade & Cidadania y História das cavernas ao terceiro milênio. A pesar del crecimiento de los estudios de género, la investigación apunta a la ausencia de mujeres y aún más de sus protagonismos.This article starts from the diagnosis of women's invisibility in history textbooks and addresses the importance of considering the intersectionality of race and class in gender analysis. It analyzes the trajectory of research on textbooks, the advances identified through the PNLD 2018, the indications of the Didactic Books Guide and two didactic collections: História, Sociedade & Cidadania and História das cavernas ao terceiro milênio. Despite the growth of gender studies, the research points to an absence of women and even more of their role.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/1257310.30612/frh.v22i39.12573Fronteiras; v. 22 n. 39 (2020): DOSSIÊ 17: GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA; 124 - 1442175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573/6057https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573/6147https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573/6148Copyright (c) 2020 Fronteiras: Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Ana MariaAlbuquerque, Ana Carolina do Nascimento2020-10-10T20:31:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12573Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2020-10-10T20:31:45Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas
Las mujeres y la Historia aprendida en los libros de enseñanza: análisis de colecciones de enseñanza
Women and the history learned in textbooks: analysis of didatic book collections
title Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas
spellingShingle Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas
Marques, Ana Maria
Mulheres. Gênero. História. Livros didáticos.
Mujeres. Género. Historia. Libros didácticos.
Women. Genre. History. Didatic books.
title_short Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas
title_full Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas
title_fullStr Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas
title_full_unstemmed Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas
title_sort Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas
author Marques, Ana Maria
author_facet Marques, Ana Maria
Albuquerque, Ana Carolina do Nascimento
author_role author
author2 Albuquerque, Ana Carolina do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ana Maria
Albuquerque, Ana Carolina do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres. Gênero. História. Livros didáticos.
Mujeres. Género. Historia. Libros didácticos.
Women. Genre. History. Didatic books.
topic Mulheres. Gênero. História. Livros didáticos.
Mujeres. Género. Historia. Libros didácticos.
Women. Genre. History. Didatic books.
description Este artigo parte do diagnóstico de invisibilidade das mulheres nos livros didáticos de História e aborda a importância de considerar a interseccionalidade de raça e classe nas análises de gênero. Analisa a trajetória de pesquisas sobre livros didáticos, os avanços identificados por meio do PNLD 2018, as indicações do Guia dos Livros Didáticos e duas coleções didáticas: História, Sociedade & Cidadania e História das cavernas ao terceiro milênio. Apesar do crescimento dos estudos de gênero, a pesquisa aponta para uma ausência de mulheres e ainda mais do protagonismo delas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573
10.30612/frh.v22i39.12573
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573
identifier_str_mv 10.30612/frh.v22i39.12573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573/6057
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573/6147
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573/6148
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fronteiras: Revista de História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fronteiras: Revista de História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Fronteiras; v. 22 n. 39 (2020): DOSSIÊ 17: GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA; 124 - 144
2175-0742
reponame:Fronteiras (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Fronteiras (Dourados. Online)
collection Fronteiras (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231669021769728