Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fronteiras (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573 |
Resumo: | Este artigo parte do diagnóstico de invisibilidade das mulheres nos livros didáticos de História e aborda a importância de considerar a interseccionalidade de raça e classe nas análises de gênero. Analisa a trajetória de pesquisas sobre livros didáticos, os avanços identificados por meio do PNLD 2018, as indicações do Guia dos Livros Didáticos e duas coleções didáticas: História, Sociedade & Cidadania e História das cavernas ao terceiro milênio. Apesar do crescimento dos estudos de gênero, a pesquisa aponta para uma ausência de mulheres e ainda mais do protagonismo delas. |
id |
UFGD-6_efaa09d51aea8c0ebe39e49e3dd49051 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12573 |
network_acronym_str |
UFGD-6 |
network_name_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository_id_str |
http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai |
spelling |
Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticasLas mujeres y la Historia aprendida en los libros de enseñanza: análisis de colecciones de enseñanzaWomen and the history learned in textbooks: analysis of didatic book collectionsMulheres. Gênero. História. Livros didáticos.Mujeres. Género. Historia. Libros didácticos.Women. Genre. History. Didatic books.Este artigo parte do diagnóstico de invisibilidade das mulheres nos livros didáticos de História e aborda a importância de considerar a interseccionalidade de raça e classe nas análises de gênero. Analisa a trajetória de pesquisas sobre livros didáticos, os avanços identificados por meio do PNLD 2018, as indicações do Guia dos Livros Didáticos e duas coleções didáticas: História, Sociedade & Cidadania e História das cavernas ao terceiro milênio. Apesar do crescimento dos estudos de gênero, a pesquisa aponta para uma ausência de mulheres e ainda mais do protagonismo delas.Este artículo parte del diagnóstico de invisibilidad de las mujeres en los libros didácticos de historia y aborda la importancia de considerar la interseccionalidad de la raza y la clase en el análisis de género. Analiza la trayectoria de la investigación sobre libros de texto, los avances identificados a través del PNLD 2018, las indicaciones de la Guía de libros didácticos y dos colecciones didácticas: História, Sociedade & Cidadania y História das cavernas ao terceiro milênio. A pesar del crecimiento de los estudios de género, la investigación apunta a la ausencia de mujeres y aún más de sus protagonismos.This article starts from the diagnosis of women's invisibility in history textbooks and addresses the importance of considering the intersectionality of race and class in gender analysis. It analyzes the trajectory of research on textbooks, the advances identified through the PNLD 2018, the indications of the Didactic Books Guide and two didactic collections: História, Sociedade & Cidadania and História das cavernas ao terceiro milênio. Despite the growth of gender studies, the research points to an absence of women and even more of their role.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/1257310.30612/frh.v22i39.12573Fronteiras; v. 22 n. 39 (2020): DOSSIÊ 17: GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA; 124 - 1442175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573/6057https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573/6147https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573/6148Copyright (c) 2020 Fronteiras: Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Ana MariaAlbuquerque, Ana Carolina do Nascimento2020-10-10T20:31:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12573Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2020-10-10T20:31:45Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas Las mujeres y la Historia aprendida en los libros de enseñanza: análisis de colecciones de enseñanza Women and the history learned in textbooks: analysis of didatic book collections |
title |
Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas |
spellingShingle |
Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas Marques, Ana Maria Mulheres. Gênero. História. Livros didáticos. Mujeres. Género. Historia. Libros didácticos. Women. Genre. History. Didatic books. |
title_short |
Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas |
title_full |
Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas |
title_fullStr |
Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas |
title_full_unstemmed |
Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas |
title_sort |
Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas |
author |
Marques, Ana Maria |
author_facet |
Marques, Ana Maria Albuquerque, Ana Carolina do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Ana Carolina do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Ana Maria Albuquerque, Ana Carolina do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres. Gênero. História. Livros didáticos. Mujeres. Género. Historia. Libros didácticos. Women. Genre. History. Didatic books. |
topic |
Mulheres. Gênero. História. Livros didáticos. Mujeres. Género. Historia. Libros didácticos. Women. Genre. History. Didatic books. |
description |
Este artigo parte do diagnóstico de invisibilidade das mulheres nos livros didáticos de História e aborda a importância de considerar a interseccionalidade de raça e classe nas análises de gênero. Analisa a trajetória de pesquisas sobre livros didáticos, os avanços identificados por meio do PNLD 2018, as indicações do Guia dos Livros Didáticos e duas coleções didáticas: História, Sociedade & Cidadania e História das cavernas ao terceiro milênio. Apesar do crescimento dos estudos de gênero, a pesquisa aponta para uma ausência de mulheres e ainda mais do protagonismo delas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573 10.30612/frh.v22i39.12573 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573 |
identifier_str_mv |
10.30612/frh.v22i39.12573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573/6057 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573/6147 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12573/6148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fronteiras: Revista de História info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fronteiras: Revista de História |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fronteiras; v. 22 n. 39 (2020): DOSSIÊ 17: GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA; 124 - 144 2175-0742 reponame:Fronteiras (Dourados. Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
collection |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797231669021769728 |