Livros didáticos de história: disputas pelas mémórias da ditadura militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basilio, Cleiton Aparecido
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217192
Resumo: Levando em consideração que atualmente os manuais didáticos se constituem ainda na principal ferramenta de apoio do aluno em sala de aula, surge o interesse pelo desenvolvimento dessa pesquisa frente as nossas práticas educacionais orientadas pelos livros didáticos, especialmente pela abordagem da ditadura militar no ensino de História. Atualmente existe uma imensa variedade de livros didáticos que integram o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e que são ofertados pelo mercado editorial às escolas públicas de todo território nacional. Neste sentido, alguns livros trazem, em sua essência, um saber sistematizado, cronológico e factual sobre os mais variados temas e situações que, por sua vez oscilam em suas narrativas, podendo privilegiar alguns temas e silenciar outros. Sendo assim, percebe-se que os livros didáticos não compõem um corpo homogêneo, tendo muitas vezes no próprio conteúdo temas e assuntos carregados de ideologias em virtude da variedade de ideias e interpretações contraditórias. A presente pesquisa tem como objetivo analisar e interpretar como os conteúdos referentes a ditadura militar brasileira são apresentados nos livros didáticos do ensino fundamental anos finais, no ano de 2021, nas escolas públicas. Focou-se se nos conteúdos referentes ao período entre 1964 e 1985. Na fundamentação teórica foram utilizados os autores: Bittencourt, Munakata e Cassiano. A partir da análise, constatamos que ainda prevalece nos livros didáticos atuais grandes destaques nos acontecimentos cronológicos e factuais evidenciando que alguns setores e traumas do período permanecem pouco explorados.
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