O debate sobre as classes médias através de autores da tradição marxista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becceneri, Leandro Blanque
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: MovimentAção
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/3473
Resumo: O trabalho busca compreender as teses a respeito das classes sociais, mais especificamente das classes médias, a partir de intérpretes de Marx. Partindo das determinações sobre a divisão do trabalho e a geração de mais-valia, Marx entende que uma classe social se determina pela sua condição em relação aos meios de produção, pela sua representação na sociedade e por seus aspectos políticos e ideológicos. No capítulo 52, do Livro 3 de O Capital, o autor inicia o debate a respeito de como determinar especificamente uma classe social. Entretanto, Marx não chega a concluir esse capítulo. Essas abordagens serão desenvolvidas por uma série de intérpretes de sua obra. O capitalismo gerou e gera mudanças nas estruturas sociais, levando a uma constante revisão dos conceitos a esse respeito. Assim sendo, o trabalho, depois de passar por uma breve compreensão sobre a formação das classes sociais para Marx, procura nos trabalhos de autores de vertente marxista uma compreensão sobre as classes médias. A metodologia que será utilizada no desenvolvimento do trabalho será a de revisão bibliográfica de obras de Karl Marx que abordam a temática das classes sociais e médias, e principalmente a dos já mencionados autores da tradição marxista.
id UFGD-7_0a322e2667b7fe758bebc2aa51c96fcf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3473
network_acronym_str UFGD-7
network_name_str MovimentAção
repository_id_str
spelling O debate sobre as classes médias através de autores da tradição marxista O trabalho busca compreender as teses a respeito das classes sociais, mais especificamente das classes médias, a partir de intérpretes de Marx. Partindo das determinações sobre a divisão do trabalho e a geração de mais-valia, Marx entende que uma classe social se determina pela sua condição em relação aos meios de produção, pela sua representação na sociedade e por seus aspectos políticos e ideológicos. No capítulo 52, do Livro 3 de O Capital, o autor inicia o debate a respeito de como determinar especificamente uma classe social. Entretanto, Marx não chega a concluir esse capítulo. Essas abordagens serão desenvolvidas por uma série de intérpretes de sua obra. O capitalismo gerou e gera mudanças nas estruturas sociais, levando a uma constante revisão dos conceitos a esse respeito. Assim sendo, o trabalho, depois de passar por uma breve compreensão sobre a formação das classes sociais para Marx, procura nos trabalhos de autores de vertente marxista uma compreensão sobre as classes médias. A metodologia que será utilizada no desenvolvimento do trabalho será a de revisão bibliográfica de obras de Karl Marx que abordam a temática das classes sociais e médias, e principalmente a dos já mencionados autores da tradição marxista. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/3473MovimentAção; v. 1 n. 1 (2014): Revista MovimentAção; 68-802358-9205reponame:MovimentAçãoinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/3473/1926Becceneri, Leandro Blanqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-13T17:04:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3473Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/indexPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/oaimovimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br2358-92052358-9205opendoar:2018-07-13T17:04:45MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O debate sobre as classes médias através de autores da tradição marxista
title O debate sobre as classes médias através de autores da tradição marxista
spellingShingle O debate sobre as classes médias através de autores da tradição marxista
Becceneri, Leandro Blanque
title_short O debate sobre as classes médias através de autores da tradição marxista
title_full O debate sobre as classes médias através de autores da tradição marxista
title_fullStr O debate sobre as classes médias através de autores da tradição marxista
title_full_unstemmed O debate sobre as classes médias através de autores da tradição marxista
title_sort O debate sobre as classes médias através de autores da tradição marxista
author Becceneri, Leandro Blanque
author_facet Becceneri, Leandro Blanque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becceneri, Leandro Blanque
description O trabalho busca compreender as teses a respeito das classes sociais, mais especificamente das classes médias, a partir de intérpretes de Marx. Partindo das determinações sobre a divisão do trabalho e a geração de mais-valia, Marx entende que uma classe social se determina pela sua condição em relação aos meios de produção, pela sua representação na sociedade e por seus aspectos políticos e ideológicos. No capítulo 52, do Livro 3 de O Capital, o autor inicia o debate a respeito de como determinar especificamente uma classe social. Entretanto, Marx não chega a concluir esse capítulo. Essas abordagens serão desenvolvidas por uma série de intérpretes de sua obra. O capitalismo gerou e gera mudanças nas estruturas sociais, levando a uma constante revisão dos conceitos a esse respeito. Assim sendo, o trabalho, depois de passar por uma breve compreensão sobre a formação das classes sociais para Marx, procura nos trabalhos de autores de vertente marxista uma compreensão sobre as classes médias. A metodologia que será utilizada no desenvolvimento do trabalho será a de revisão bibliográfica de obras de Karl Marx que abordam a temática das classes sociais e médias, e principalmente a dos já mencionados autores da tradição marxista.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/3473
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/3473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/3473/1926
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv MovimentAção; v. 1 n. 1 (2014): Revista MovimentAção; 68-80
2358-9205
reponame:MovimentAção
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str MovimentAção
collection MovimentAção
repository.name.fl_str_mv MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv movimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br
_version_ 1797231494626803712