Game Over: a gestão gamificada do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidigal, Viviane
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: MovimentAção
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/15018
Resumo: A gamificação – prática de aplicar mecânicas e características de jogos para engajar e motivar comportamentos – se tornou um dos fenômenos debatidos nos estudos dedicados a entender a constituição do trabalho contemporâneo. Este artigo tem como escopo problematizar a gestão gamificada do trabalho. A hipótese sustentada é a de que, trata-se de uma linguagem para emular a intensificação do trabalho e o aumento da produção, em um ambiente controlado por algoritmos. Desta forma, a gamificação pode ser compreendida como um modelo de premiar e punir o(a) trabalhador(a) que atinge ou não uma meta imposta pelas empresas, desvelando-se como mecanismo de gestão para interferir na vontade do(a) trabalhador(a), ao incutir o desejo de trabalhar mais. Para construir os argumentos, serão apresentados dados empíricos, recolhidos de pesquisas qualitativas desenvolvidas a partir da observação direta, da análise de documentos e da realização de entrevistas semiestruturadas com trabalhadores(as) de plataformas digitais da região metropolitana de Campinas e São Paulo (SP). As entrevistas realizadas articuladas à bibliografia sobre o tema demonstrarão se a estratégia de mobilizar a dimensão afetiva dos(as) trabalhadores(as) através da gamificação está sendo ou não exitosa, esmiuçando argumentos que visam compreender como os aspectos gerenciais são internalizados pelos(as) trabalhadores(as) plataformizados(as).
id UFGD-7_1fa5488e0944385a623124f7d30d3c06
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15018
network_acronym_str UFGD-7
network_name_str MovimentAção
repository_id_str
spelling Game Over: a gestão gamificada do trabalhoA gamificação – prática de aplicar mecânicas e características de jogos para engajar e motivar comportamentos – se tornou um dos fenômenos debatidos nos estudos dedicados a entender a constituição do trabalho contemporâneo. Este artigo tem como escopo problematizar a gestão gamificada do trabalho. A hipótese sustentada é a de que, trata-se de uma linguagem para emular a intensificação do trabalho e o aumento da produção, em um ambiente controlado por algoritmos. Desta forma, a gamificação pode ser compreendida como um modelo de premiar e punir o(a) trabalhador(a) que atinge ou não uma meta imposta pelas empresas, desvelando-se como mecanismo de gestão para interferir na vontade do(a) trabalhador(a), ao incutir o desejo de trabalhar mais. Para construir os argumentos, serão apresentados dados empíricos, recolhidos de pesquisas qualitativas desenvolvidas a partir da observação direta, da análise de documentos e da realização de entrevistas semiestruturadas com trabalhadores(as) de plataformas digitais da região metropolitana de Campinas e São Paulo (SP). As entrevistas realizadas articuladas à bibliografia sobre o tema demonstrarão se a estratégia de mobilizar a dimensão afetiva dos(as) trabalhadores(as) através da gamificação está sendo ou não exitosa, esmiuçando argumentos que visam compreender como os aspectos gerenciais são internalizados pelos(as) trabalhadores(as) plataformizados(as).Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/1501810.30612/mvt.v8i14.15018MovimentAção; v. 8 n. 14 (2021): Revista Movimentação / Dossiê: As fronteiras do trabalho em tempos de crise; 44-642358-9205reponame:MovimentAçãoinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/15018/8205Copyright (c) 2021 MovimentAçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVidigal, Viviane2021-10-28T10:00:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15018Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/indexPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/oaimovimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br2358-92052358-9205opendoar:2021-10-28T10:00:28MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Game Over: a gestão gamificada do trabalho
title Game Over: a gestão gamificada do trabalho
spellingShingle Game Over: a gestão gamificada do trabalho
Vidigal, Viviane
title_short Game Over: a gestão gamificada do trabalho
title_full Game Over: a gestão gamificada do trabalho
title_fullStr Game Over: a gestão gamificada do trabalho
title_full_unstemmed Game Over: a gestão gamificada do trabalho
title_sort Game Over: a gestão gamificada do trabalho
author Vidigal, Viviane
author_facet Vidigal, Viviane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidigal, Viviane
description A gamificação – prática de aplicar mecânicas e características de jogos para engajar e motivar comportamentos – se tornou um dos fenômenos debatidos nos estudos dedicados a entender a constituição do trabalho contemporâneo. Este artigo tem como escopo problematizar a gestão gamificada do trabalho. A hipótese sustentada é a de que, trata-se de uma linguagem para emular a intensificação do trabalho e o aumento da produção, em um ambiente controlado por algoritmos. Desta forma, a gamificação pode ser compreendida como um modelo de premiar e punir o(a) trabalhador(a) que atinge ou não uma meta imposta pelas empresas, desvelando-se como mecanismo de gestão para interferir na vontade do(a) trabalhador(a), ao incutir o desejo de trabalhar mais. Para construir os argumentos, serão apresentados dados empíricos, recolhidos de pesquisas qualitativas desenvolvidas a partir da observação direta, da análise de documentos e da realização de entrevistas semiestruturadas com trabalhadores(as) de plataformas digitais da região metropolitana de Campinas e São Paulo (SP). As entrevistas realizadas articuladas à bibliografia sobre o tema demonstrarão se a estratégia de mobilizar a dimensão afetiva dos(as) trabalhadores(as) através da gamificação está sendo ou não exitosa, esmiuçando argumentos que visam compreender como os aspectos gerenciais são internalizados pelos(as) trabalhadores(as) plataformizados(as).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/15018
10.30612/mvt.v8i14.15018
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/15018
identifier_str_mv 10.30612/mvt.v8i14.15018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/15018/8205
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 MovimentAção
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 MovimentAção
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv MovimentAção; v. 8 n. 14 (2021): Revista Movimentação / Dossiê: As fronteiras do trabalho em tempos de crise; 44-64
2358-9205
reponame:MovimentAção
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str MovimentAção
collection MovimentAção
repository.name.fl_str_mv MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv movimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br
_version_ 1797231495035748352