Da interpretação de Gilberto Freyre e Roberto Damatta sobre a formação moderna da sociedade brasileira à crítica sociológica de Jessé de Souza
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | MovimentAção |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/10637 |
Resumo: | Este estudo aborda os aspectos acerca da problematização do conceito de “identidade nacional” e “formação social” na obra Casa Grande & Senzala de Gilberto Freyre utilizando este como “ponte metodológica” para expor as leituras críticas do sociólogo Jessé de Souza em relação às “teorias culturalistas”: paradigma das ciências sociais onde categorias-analíticas pré-modernas como “personalismo” e “patrimonialismo”, por exemplo, atualizadas pelo antropólogo social Roberto DaMatta são apresentadas como ferramentas para se pensar o Brasil contemporâneo. Ao reunir e comparar os principais textos dos autores sobre a questão “modernização” (Carnavais, malandros e heróis de DaMatta e A modernização seletiva de Jessé), por meio de revisão bibliográfica, indica-se que instituições como Estado, sociedade civil e mercado não podem ser confundidas ou dominadas pelo “capital social de relações pessoais”, mas sim entendidas como campos de interesses sociais. |
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Da interpretação de Gilberto Freyre e Roberto Damatta sobre a formação moderna da sociedade brasileira à crítica sociológica de Jessé de SouzaDe la interpretación de Gilberto Freyre y Roberto Damatta sobre la formación moderna de la sociedad brasileña a la crítica sociológica de Jessé de SouzaFrom the interpretation of Gilberto Freyre and Roberto Damatta on the modern formation of brazilian society to the sociological criticism of Jessé de SouzaCasa Grande & Senzala. Teorias culturalistas. Jessé de Souza.Casa Grande y Senzala. Teorías culturalistas. Jessé de Souza.Casa Grande & Senzala. Culturalist Theories. Jessé de Souza.Este estudo aborda os aspectos acerca da problematização do conceito de “identidade nacional” e “formação social” na obra Casa Grande & Senzala de Gilberto Freyre utilizando este como “ponte metodológica” para expor as leituras críticas do sociólogo Jessé de Souza em relação às “teorias culturalistas”: paradigma das ciências sociais onde categorias-analíticas pré-modernas como “personalismo” e “patrimonialismo”, por exemplo, atualizadas pelo antropólogo social Roberto DaMatta são apresentadas como ferramentas para se pensar o Brasil contemporâneo. Ao reunir e comparar os principais textos dos autores sobre a questão “modernização” (Carnavais, malandros e heróis de DaMatta e A modernização seletiva de Jessé), por meio de revisão bibliográfica, indica-se que instituições como Estado, sociedade civil e mercado não podem ser confundidas ou dominadas pelo “capital social de relações pessoais”, mas sim entendidas como campos de interesses sociais.Este estudio aborda aspectos sobre la problematización del concepto de “identidad nacional” y “formación social” en la obra Casa Grande & Senzala de Gilberto Freyre utilizando este como un “puente metodológico” para exponer las lecturas críticas del sociólogo Jessé de Souza en relación a las “teorías culturalistas”: paradigma de las ciencias sociales donde categorías analíticas premodernas como “personalismo” y “patrimonialismo”, por ejemplo, actualizadas por el antropólogo social Roberto DaMatta, se presentan como herramientas para pensar el Brasil contemporáneo. Al recopilar y comparar los principales textos de los autores sobre la cuestión de la “modernización” (Carnavales, bribones y héroes de DaMatta y La modernización selectiva de Jessé), mediante revisión bibliográfica, se indica que instituciones como el Estado, la sociedad civil y el mercado no pueden ser confundidos o dominados por el “capital social de las relaciones personales”, sino más bien entendidos como campos de intereses sociales.This study approaches the aspects about the problematization of the concept of “national identity” and “social formation” in Gilberto Freyre’s Casa Grande & Senzala, using this as a “methodological bridge” to expose the critical readings of sociologist Jessé de Souza in relation to to “culturalist theories”: social science paradigm where pre-modern analytic categories such as “personalism” and “patrimonialism”, for example, updated by social anthropologist Roberto DaMatta are presented as tools for thinking about contemporary Brazil. By gathering and comparing the authors’ main texts on the issue of “modernization” (DaMatta’s Carnivals, Tricksters, and Heroes and The Selective Modernization of Jesse), it is pointed out that institutions such as the State, civil society, and the market are not. they can be confused or dominated by the “social capital of personal relations”, but understood as fields of social interest.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/1063710.30612/mvt.v7i13.10637MovimentAção; v. 7 n. 13 (2020): Revista MovimentAção; 17-302358-9205reponame:MovimentAçãoinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/10637/6631Copyright (c) 2020 MovimentAçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRusso, João Gustavo JaraSantos, Wellington dos2021-01-21T16:25:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10637Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/indexPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/oaimovimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br2358-92052358-9205opendoar:2021-01-21T16:25:35MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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