O debate ambiental e a construção de um conhecimento: paradigma moderno em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priori, Josimar
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: MovimentAção
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/12891
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em analisar como o debate ambiental tem produzido um novo tipo de conhecimento. Argumentamos que tal movimento cria um conjunto de categorias por meios das quais o mundo passa a ser representado, explicado e modificado. A metodologia utilizada para a realização deste artigo foi a pesquisa bibliográfica. Após análise crítica dos textos, selecionamos e analisamos os que se mostraram referências relevantes na construção do saber ambiental. Inicialmente demonstramos que este saber parte da constatação de um conjunto de crises, as quais se entrelaçam e se associam ao paradigma moderno, o qual oferece termos para a separação do homem e da natureza, investindo o primeiro na posição de senhor, dominador e explorador e segunda com objeto de exploração. O saber ambiental questionara várias das premissas modernas, entre os quais se destaca a redução da razão à sua função técnico-instrumental, os limites de um conhecimento mecanicista e linear e a ilusão de crescimento econômico ilimitado. Por fim, analisamos as bases do saber ecológico, o qual toma como justificativa a ideia de crise, se coloca como alternativa ao paradigma moderno e apresenta como premissa principal a produção de um saber capaz de compreender os fenômenos sociais, políticos, econômicos, biológicos e ambientais em suas relações.
id UFGD-7_5082a12991eb5adca06972aaa8ab3f15
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12891
network_acronym_str UFGD-7
network_name_str MovimentAção
repository_id_str
spelling O debate ambiental e a construção de um conhecimento: paradigma moderno em questãoMeio ambiente. Paradigma. Ecologia.O objetivo deste trabalho consiste em analisar como o debate ambiental tem produzido um novo tipo de conhecimento. Argumentamos que tal movimento cria um conjunto de categorias por meios das quais o mundo passa a ser representado, explicado e modificado. A metodologia utilizada para a realização deste artigo foi a pesquisa bibliográfica. Após análise crítica dos textos, selecionamos e analisamos os que se mostraram referências relevantes na construção do saber ambiental. Inicialmente demonstramos que este saber parte da constatação de um conjunto de crises, as quais se entrelaçam e se associam ao paradigma moderno, o qual oferece termos para a separação do homem e da natureza, investindo o primeiro na posição de senhor, dominador e explorador e segunda com objeto de exploração. O saber ambiental questionara várias das premissas modernas, entre os quais se destaca a redução da razão à sua função técnico-instrumental, os limites de um conhecimento mecanicista e linear e a ilusão de crescimento econômico ilimitado. Por fim, analisamos as bases do saber ecológico, o qual toma como justificativa a ideia de crise, se coloca como alternativa ao paradigma moderno e apresenta como premissa principal a produção de um saber capaz de compreender os fenômenos sociais, políticos, econômicos, biológicos e ambientais em suas relações.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/1289110.30612/mvt.v8i15.12891MovimentAção; v. 8 n. 15 (2021): Revista Movimentação / Dossiê: Marcadores sociais da diferença implicações para teoria social contemporânea; 100-1192358-9205reponame:MovimentAçãoinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/12891/8620Copyright (c) 2022 MovimentAçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPriori, Josimar2022-05-23T02:16:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12891Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/indexPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/oaimovimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br2358-92052358-9205opendoar:2022-05-23T02:16:30MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O debate ambiental e a construção de um conhecimento: paradigma moderno em questão
title O debate ambiental e a construção de um conhecimento: paradigma moderno em questão
spellingShingle O debate ambiental e a construção de um conhecimento: paradigma moderno em questão
Priori, Josimar
Meio ambiente. Paradigma. Ecologia.
title_short O debate ambiental e a construção de um conhecimento: paradigma moderno em questão
title_full O debate ambiental e a construção de um conhecimento: paradigma moderno em questão
title_fullStr O debate ambiental e a construção de um conhecimento: paradigma moderno em questão
title_full_unstemmed O debate ambiental e a construção de um conhecimento: paradigma moderno em questão
title_sort O debate ambiental e a construção de um conhecimento: paradigma moderno em questão
author Priori, Josimar
author_facet Priori, Josimar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Priori, Josimar
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente. Paradigma. Ecologia.
topic Meio ambiente. Paradigma. Ecologia.
description O objetivo deste trabalho consiste em analisar como o debate ambiental tem produzido um novo tipo de conhecimento. Argumentamos que tal movimento cria um conjunto de categorias por meios das quais o mundo passa a ser representado, explicado e modificado. A metodologia utilizada para a realização deste artigo foi a pesquisa bibliográfica. Após análise crítica dos textos, selecionamos e analisamos os que se mostraram referências relevantes na construção do saber ambiental. Inicialmente demonstramos que este saber parte da constatação de um conjunto de crises, as quais se entrelaçam e se associam ao paradigma moderno, o qual oferece termos para a separação do homem e da natureza, investindo o primeiro na posição de senhor, dominador e explorador e segunda com objeto de exploração. O saber ambiental questionara várias das premissas modernas, entre os quais se destaca a redução da razão à sua função técnico-instrumental, os limites de um conhecimento mecanicista e linear e a ilusão de crescimento econômico ilimitado. Por fim, analisamos as bases do saber ecológico, o qual toma como justificativa a ideia de crise, se coloca como alternativa ao paradigma moderno e apresenta como premissa principal a produção de um saber capaz de compreender os fenômenos sociais, políticos, econômicos, biológicos e ambientais em suas relações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/12891
10.30612/mvt.v8i15.12891
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/12891
identifier_str_mv 10.30612/mvt.v8i15.12891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/12891/8620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 MovimentAção
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 MovimentAção
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv MovimentAção; v. 8 n. 15 (2021): Revista Movimentação / Dossiê: Marcadores sociais da diferença implicações para teoria social contemporânea; 100-119
2358-9205
reponame:MovimentAção
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str MovimentAção
collection MovimentAção
repository.name.fl_str_mv MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv movimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br
_version_ 1797231495025262592