O debate ambiental e a construção de um conhecimento: paradigma moderno em questão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | MovimentAção |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/12891 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consiste em analisar como o debate ambiental tem produzido um novo tipo de conhecimento. Argumentamos que tal movimento cria um conjunto de categorias por meios das quais o mundo passa a ser representado, explicado e modificado. A metodologia utilizada para a realização deste artigo foi a pesquisa bibliográfica. Após análise crítica dos textos, selecionamos e analisamos os que se mostraram referências relevantes na construção do saber ambiental. Inicialmente demonstramos que este saber parte da constatação de um conjunto de crises, as quais se entrelaçam e se associam ao paradigma moderno, o qual oferece termos para a separação do homem e da natureza, investindo o primeiro na posição de senhor, dominador e explorador e segunda com objeto de exploração. O saber ambiental questionara várias das premissas modernas, entre os quais se destaca a redução da razão à sua função técnico-instrumental, os limites de um conhecimento mecanicista e linear e a ilusão de crescimento econômico ilimitado. Por fim, analisamos as bases do saber ecológico, o qual toma como justificativa a ideia de crise, se coloca como alternativa ao paradigma moderno e apresenta como premissa principal a produção de um saber capaz de compreender os fenômenos sociais, políticos, econômicos, biológicos e ambientais em suas relações. |
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O debate ambiental e a construção de um conhecimento: paradigma moderno em questãoMeio ambiente. Paradigma. Ecologia.O objetivo deste trabalho consiste em analisar como o debate ambiental tem produzido um novo tipo de conhecimento. Argumentamos que tal movimento cria um conjunto de categorias por meios das quais o mundo passa a ser representado, explicado e modificado. A metodologia utilizada para a realização deste artigo foi a pesquisa bibliográfica. Após análise crítica dos textos, selecionamos e analisamos os que se mostraram referências relevantes na construção do saber ambiental. Inicialmente demonstramos que este saber parte da constatação de um conjunto de crises, as quais se entrelaçam e se associam ao paradigma moderno, o qual oferece termos para a separação do homem e da natureza, investindo o primeiro na posição de senhor, dominador e explorador e segunda com objeto de exploração. O saber ambiental questionara várias das premissas modernas, entre os quais se destaca a redução da razão à sua função técnico-instrumental, os limites de um conhecimento mecanicista e linear e a ilusão de crescimento econômico ilimitado. Por fim, analisamos as bases do saber ecológico, o qual toma como justificativa a ideia de crise, se coloca como alternativa ao paradigma moderno e apresenta como premissa principal a produção de um saber capaz de compreender os fenômenos sociais, políticos, econômicos, biológicos e ambientais em suas relações.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/1289110.30612/mvt.v8i15.12891MovimentAção; v. 8 n. 15 (2021): Revista Movimentação / Dossiê: Marcadores sociais da diferença implicações para teoria social contemporânea; 100-1192358-9205reponame:MovimentAçãoinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/12891/8620Copyright (c) 2022 MovimentAçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPriori, Josimar2022-05-23T02:16:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12891Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/indexPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/oaimovimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br2358-92052358-9205opendoar:2022-05-23T02:16:30MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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