PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keitel, Liane
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pereira, Reginaldo, Berticelli, Ireno Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34708
Resumo: Este artigo tem por objetivo estimular o debate sobre novos modos de se compreender/ tratar o mundo com os recursos científico-epistêmicos. Para tal, o es tudo levanta e analisa novas formas de relacionamento científico com o mundo, com fundamento em paradigmas emergentes em ciências, tais como a teoria dos sistemas de Bertalanfy, a teoria de auto-organização de von Foerster, Ilya Prigogine, Henri Atlan e Edgar Morin, do acaso e necessidade de Monod, de autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela, com suas emergentes possibilidades epistemológicas e também educacionais. Utiliza-se o método reconstrutivo, ou seja, colocam-se em diálogo teóricos e teorias diferentes que possam fornecer sustentação argumentativa para a tese central defendida. This article has the objective of stimulate the discussion about new ways of comprehending/discussing the world with scientific-epistemic recourses. For that very reason this study enlists and analyses new forms of scientifical acquaintence with the world, based on emergent paradigms in sciences, just as Bertalanfy's systems theory, theory of auto-organization of Ilya Prigogine, Henri Atlan and Edgar Morin, the random and necessity theory of Monod, the autopoiesis theory of Humberto Maturana and Francisco Varela, with theirs epistemological and also educational possibilities. The reconstructive method is used, that is, different theoretical authors, different theories are placed in dialogue with the objective of supplying argumen tative support to the main thesis of this article.
id UFMG-11_9a922d6e4d35b7972b5ca2acd0b69876
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34708
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENTParadigmas em Ciências; Meio Ambiente; Complexidade.Este artigo tem por objetivo estimular o debate sobre novos modos de se compreender/ tratar o mundo com os recursos científico-epistêmicos. Para tal, o es tudo levanta e analisa novas formas de relacionamento científico com o mundo, com fundamento em paradigmas emergentes em ciências, tais como a teoria dos sistemas de Bertalanfy, a teoria de auto-organização de von Foerster, Ilya Prigogine, Henri Atlan e Edgar Morin, do acaso e necessidade de Monod, de autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela, com suas emergentes possibilidades epistemológicas e também educacionais. Utiliza-se o método reconstrutivo, ou seja, colocam-se em diálogo teóricos e teorias diferentes que possam fornecer sustentação argumentativa para a tese central defendida. This article has the objective of stimulate the discussion about new ways of comprehending/discussing the world with scientific-epistemic recourses. For that very reason this study enlists and analyses new forms of scientifical acquaintence with the world, based on emergent paradigms in sciences, just as Bertalanfy's systems theory, theory of auto-organization of Ilya Prigogine, Henri Atlan and Edgar Morin, the random and necessity theory of Monod, the autopoiesis theory of Humberto Maturana and Francisco Varela, with theirs epistemological and also educational possibilities. The reconstructive method is used, that is, different theoretical authors, different theories are placed in dialogue with the objective of supplying argumen tative support to the main thesis of this article.CECIMIG-FaE-UFMG2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3470810.1590/1983-21172012140109Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34708/27397Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessKeitel, Liane Pereira, Reginaldo Berticelli, Ireno Antônio 2021-06-18T23:18:02Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34708Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-18T23:18:02Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT
title PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT
spellingShingle PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT
Keitel, Liane
Paradigmas em Ciências; Meio Ambiente; Complexidade.
title_short PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT
title_full PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT
title_fullStr PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT
title_full_unstemmed PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT
title_sort PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT
author Keitel, Liane
author_facet Keitel, Liane
Pereira, Reginaldo
Berticelli, Ireno Antônio
author_role author
author2 Pereira, Reginaldo
Berticelli, Ireno Antônio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Keitel, Liane
Pereira, Reginaldo
Berticelli, Ireno Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Paradigmas em Ciências; Meio Ambiente; Complexidade.
topic Paradigmas em Ciências; Meio Ambiente; Complexidade.
description Este artigo tem por objetivo estimular o debate sobre novos modos de se compreender/ tratar o mundo com os recursos científico-epistêmicos. Para tal, o es tudo levanta e analisa novas formas de relacionamento científico com o mundo, com fundamento em paradigmas emergentes em ciências, tais como a teoria dos sistemas de Bertalanfy, a teoria de auto-organização de von Foerster, Ilya Prigogine, Henri Atlan e Edgar Morin, do acaso e necessidade de Monod, de autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela, com suas emergentes possibilidades epistemológicas e também educacionais. Utiliza-se o método reconstrutivo, ou seja, colocam-se em diálogo teóricos e teorias diferentes que possam fornecer sustentação argumentativa para a tese central defendida. This article has the objective of stimulate the discussion about new ways of comprehending/discussing the world with scientific-epistemic recourses. For that very reason this study enlists and analyses new forms of scientifical acquaintence with the world, based on emergent paradigms in sciences, just as Bertalanfy's systems theory, theory of auto-organization of Ilya Prigogine, Henri Atlan and Edgar Morin, the random and necessity theory of Monod, the autopoiesis theory of Humberto Maturana and Francisco Varela, with theirs epistemological and also educational possibilities. The reconstructive method is used, that is, different theoretical authors, different theories are placed in dialogue with the objective of supplying argumen tative support to the main thesis of this article.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34708
10.1590/1983-21172012140109
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34708
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172012140109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34708/27397
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165006217216