PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34708 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo estimular o debate sobre novos modos de se compreender/ tratar o mundo com os recursos científico-epistêmicos. Para tal, o es tudo levanta e analisa novas formas de relacionamento científico com o mundo, com fundamento em paradigmas emergentes em ciências, tais como a teoria dos sistemas de Bertalanfy, a teoria de auto-organização de von Foerster, Ilya Prigogine, Henri Atlan e Edgar Morin, do acaso e necessidade de Monod, de autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela, com suas emergentes possibilidades epistemológicas e também educacionais. Utiliza-se o método reconstrutivo, ou seja, colocam-se em diálogo teóricos e teorias diferentes que possam fornecer sustentação argumentativa para a tese central defendida. This article has the objective of stimulate the discussion about new ways of comprehending/discussing the world with scientific-epistemic recourses. For that very reason this study enlists and analyses new forms of scientifical acquaintence with the world, based on emergent paradigms in sciences, just as Bertalanfy's systems theory, theory of auto-organization of Ilya Prigogine, Henri Atlan and Edgar Morin, the random and necessity theory of Monod, the autopoiesis theory of Humberto Maturana and Francisco Varela, with theirs epistemological and also educational possibilities. The reconstructive method is used, that is, different theoretical authors, different theories are placed in dialogue with the objective of supplying argumen tative support to the main thesis of this article. |
id |
UFMG-11_9a922d6e4d35b7972b5ca2acd0b69876 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34708 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENTParadigmas em Ciências; Meio Ambiente; Complexidade.Este artigo tem por objetivo estimular o debate sobre novos modos de se compreender/ tratar o mundo com os recursos científico-epistêmicos. Para tal, o es tudo levanta e analisa novas formas de relacionamento científico com o mundo, com fundamento em paradigmas emergentes em ciências, tais como a teoria dos sistemas de Bertalanfy, a teoria de auto-organização de von Foerster, Ilya Prigogine, Henri Atlan e Edgar Morin, do acaso e necessidade de Monod, de autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela, com suas emergentes possibilidades epistemológicas e também educacionais. Utiliza-se o método reconstrutivo, ou seja, colocam-se em diálogo teóricos e teorias diferentes que possam fornecer sustentação argumentativa para a tese central defendida. This article has the objective of stimulate the discussion about new ways of comprehending/discussing the world with scientific-epistemic recourses. For that very reason this study enlists and analyses new forms of scientifical acquaintence with the world, based on emergent paradigms in sciences, just as Bertalanfy's systems theory, theory of auto-organization of Ilya Prigogine, Henri Atlan and Edgar Morin, the random and necessity theory of Monod, the autopoiesis theory of Humberto Maturana and Francisco Varela, with theirs epistemological and also educational possibilities. The reconstructive method is used, that is, different theoretical authors, different theories are placed in dialogue with the objective of supplying argumen tative support to the main thesis of this article.CECIMIG-FaE-UFMG2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3470810.1590/1983-21172012140109Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34708/27397Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessKeitel, Liane Pereira, Reginaldo Berticelli, Ireno Antônio 2021-06-18T23:18:02Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34708Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-18T23:18:02Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT |
title |
PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT |
spellingShingle |
PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT Keitel, Liane Paradigmas em Ciências; Meio Ambiente; Complexidade. |
title_short |
PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT |
title_full |
PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT |
title_fullStr |
PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT |
title_full_unstemmed |
PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT |
title_sort |
PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT |
author |
Keitel, Liane |
author_facet |
Keitel, Liane Pereira, Reginaldo Berticelli, Ireno Antônio |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Reginaldo Berticelli, Ireno Antônio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Keitel, Liane Pereira, Reginaldo Berticelli, Ireno Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paradigmas em Ciências; Meio Ambiente; Complexidade. |
topic |
Paradigmas em Ciências; Meio Ambiente; Complexidade. |
description |
Este artigo tem por objetivo estimular o debate sobre novos modos de se compreender/ tratar o mundo com os recursos científico-epistêmicos. Para tal, o es tudo levanta e analisa novas formas de relacionamento científico com o mundo, com fundamento em paradigmas emergentes em ciências, tais como a teoria dos sistemas de Bertalanfy, a teoria de auto-organização de von Foerster, Ilya Prigogine, Henri Atlan e Edgar Morin, do acaso e necessidade de Monod, de autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela, com suas emergentes possibilidades epistemológicas e também educacionais. Utiliza-se o método reconstrutivo, ou seja, colocam-se em diálogo teóricos e teorias diferentes que possam fornecer sustentação argumentativa para a tese central defendida. This article has the objective of stimulate the discussion about new ways of comprehending/discussing the world with scientific-epistemic recourses. For that very reason this study enlists and analyses new forms of scientifical acquaintence with the world, based on emergent paradigms in sciences, just as Bertalanfy's systems theory, theory of auto-organization of Ilya Prigogine, Henri Atlan and Edgar Morin, the random and necessity theory of Monod, the autopoiesis theory of Humberto Maturana and Francisco Varela, with theirs epistemological and also educational possibilities. The reconstructive method is used, that is, different theoretical authors, different theories are placed in dialogue with the objective of supplying argumen tative support to the main thesis of this article. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34708 10.1590/1983-21172012140109 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34708 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172012140109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34708/27397 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165006217216 |