Educação ambiental e cultural em uma perspectiva sociológica e interdisciplinar: um o estudo de caso a partir do projeto educação patrimonial e ambiental no município de São Carlos/SP, no contexto da área do aterro sanitário municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nishikawa, Dulcelaine L. Lopes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Robson A., Printes, Liane Biehl
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: MovimentAção
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/7221
Resumo: O artigo apresentado aqui tem por objetivo proporcionar ao leitor uma reflexão sobre temas como Educação, Educação Ambiental, Patrimônio Cultural e Arqueologia em uma perspectiva Sociológica. Para tanto, utiliza-se de um estudo de caso referente ao “Projeto Educação Patrimonial e Ambiental no Município de São Carlos, estado de São Paulo no contexto da área do aterro sanitário municipal”. A maior preocupação com uma reflexão crítica acerca dos problemas ambientais atuais nos levará a construção de métodos pedagógicos mais adequados, gerando uma práxis para superação dessa problemática. Nos nossos projetos educativos sempre buscamos promover ações reflexivas e críticas associando Meio Ambiente e processos Culturais, desde o período pré-colonial até os nossos dias, pois acreditamos que é necessária e urgente uma reflexão pautada na recuperação dos conhecimentos tradicionais para superação da racionalidade capitalista que tem como foco a produção de bens de consumo dentro de uma concepção predatória das relações sociais, ambientais e históricas.
id UFGD-7_58437058785351826a33e5e7b8f1c25d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7221
network_acronym_str UFGD-7
network_name_str MovimentAção
repository_id_str
spelling Educação ambiental e cultural em uma perspectiva sociológica e interdisciplinar: um o estudo de caso a partir do projeto educação patrimonial e ambiental no município de São Carlos/SP, no contexto da área do aterro sanitário municipalO artigo apresentado aqui tem por objetivo proporcionar ao leitor uma reflexão sobre temas como Educação, Educação Ambiental, Patrimônio Cultural e Arqueologia em uma perspectiva Sociológica. Para tanto, utiliza-se de um estudo de caso referente ao “Projeto Educação Patrimonial e Ambiental no Município de São Carlos, estado de São Paulo no contexto da área do aterro sanitário municipal”. A maior preocupação com uma reflexão crítica acerca dos problemas ambientais atuais nos levará a construção de métodos pedagógicos mais adequados, gerando uma práxis para superação dessa problemática. Nos nossos projetos educativos sempre buscamos promover ações reflexivas e críticas associando Meio Ambiente e processos Culturais, desde o período pré-colonial até os nossos dias, pois acreditamos que é necessária e urgente uma reflexão pautada na recuperação dos conhecimentos tradicionais para superação da racionalidade capitalista que tem como foco a produção de bens de consumo dentro de uma concepção predatória das relações sociais, ambientais e históricas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/7221MovimentAção; v. 3 n. 5 (2016): Revista MovimentAção / Dossiê: Conhecimento e Ensino de Sociologia; 106-1262358-9205reponame:MovimentAçãoinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/7221/3965Copyright (c) 2017 MovimentAçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNishikawa, Dulcelaine L. LopesRodrigues, Robson A.Printes, Liane Biehl2018-07-13T17:02:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7221Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/indexPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/oaimovimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br2358-92052358-9205opendoar:2018-07-13T17:02:12MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e cultural em uma perspectiva sociológica e interdisciplinar: um o estudo de caso a partir do projeto educação patrimonial e ambiental no município de São Carlos/SP, no contexto da área do aterro sanitário municipal
title Educação ambiental e cultural em uma perspectiva sociológica e interdisciplinar: um o estudo de caso a partir do projeto educação patrimonial e ambiental no município de São Carlos/SP, no contexto da área do aterro sanitário municipal
spellingShingle Educação ambiental e cultural em uma perspectiva sociológica e interdisciplinar: um o estudo de caso a partir do projeto educação patrimonial e ambiental no município de São Carlos/SP, no contexto da área do aterro sanitário municipal
Nishikawa, Dulcelaine L. Lopes
title_short Educação ambiental e cultural em uma perspectiva sociológica e interdisciplinar: um o estudo de caso a partir do projeto educação patrimonial e ambiental no município de São Carlos/SP, no contexto da área do aterro sanitário municipal
title_full Educação ambiental e cultural em uma perspectiva sociológica e interdisciplinar: um o estudo de caso a partir do projeto educação patrimonial e ambiental no município de São Carlos/SP, no contexto da área do aterro sanitário municipal
title_fullStr Educação ambiental e cultural em uma perspectiva sociológica e interdisciplinar: um o estudo de caso a partir do projeto educação patrimonial e ambiental no município de São Carlos/SP, no contexto da área do aterro sanitário municipal
title_full_unstemmed Educação ambiental e cultural em uma perspectiva sociológica e interdisciplinar: um o estudo de caso a partir do projeto educação patrimonial e ambiental no município de São Carlos/SP, no contexto da área do aterro sanitário municipal
title_sort Educação ambiental e cultural em uma perspectiva sociológica e interdisciplinar: um o estudo de caso a partir do projeto educação patrimonial e ambiental no município de São Carlos/SP, no contexto da área do aterro sanitário municipal
author Nishikawa, Dulcelaine L. Lopes
author_facet Nishikawa, Dulcelaine L. Lopes
Rodrigues, Robson A.
Printes, Liane Biehl
author_role author
author2 Rodrigues, Robson A.
Printes, Liane Biehl
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nishikawa, Dulcelaine L. Lopes
Rodrigues, Robson A.
Printes, Liane Biehl
description O artigo apresentado aqui tem por objetivo proporcionar ao leitor uma reflexão sobre temas como Educação, Educação Ambiental, Patrimônio Cultural e Arqueologia em uma perspectiva Sociológica. Para tanto, utiliza-se de um estudo de caso referente ao “Projeto Educação Patrimonial e Ambiental no Município de São Carlos, estado de São Paulo no contexto da área do aterro sanitário municipal”. A maior preocupação com uma reflexão crítica acerca dos problemas ambientais atuais nos levará a construção de métodos pedagógicos mais adequados, gerando uma práxis para superação dessa problemática. Nos nossos projetos educativos sempre buscamos promover ações reflexivas e críticas associando Meio Ambiente e processos Culturais, desde o período pré-colonial até os nossos dias, pois acreditamos que é necessária e urgente uma reflexão pautada na recuperação dos conhecimentos tradicionais para superação da racionalidade capitalista que tem como foco a produção de bens de consumo dentro de uma concepção predatória das relações sociais, ambientais e históricas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/7221
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/7221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/7221/3965
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 MovimentAção
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 MovimentAção
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv MovimentAção; v. 3 n. 5 (2016): Revista MovimentAção / Dossiê: Conhecimento e Ensino de Sociologia; 106-126
2358-9205
reponame:MovimentAção
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str MovimentAção
collection MovimentAção
repository.name.fl_str_mv MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv movimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br
_version_ 1797231494703349760