A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | MovimentAção |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/3426 |
Resumo: | Ainda que a Sociologia possua um espectro de cores amplo no que concerne suas escolas teóricas, variando do Comportamentalismo ao Interacionismo simbólico, da École des Annales à Escola de Frankfurt, decorre historicamente, desde seu tempo primevo, uma distinção de maior magnitude, a qual é diluída por todo – ou quase, sejamos devidamente céticos – corpo acadêmico. Tal distinção é fundamentada na observação e análise dos fenômenos sociais a partir de prismas díspares, por que não antagônicos, os quais podem ser divididos como dois paradigmas hegemônicos: o holismo, cujo pilar máximo é o arcabouço constituído por Émile Durkheim; e o individualismo metodológico, creditado devidamente a Max Weber. Os livros adotados pelo último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2012, para a disciplina Sociologia no Ensino Médio, imersos neste contexto, transpõem didaticamente estes paradigmas, por meio de inextrincáveis peculiaridades. Isto, pois, a seleção do conteúdo implica a adoção – em algum nível, arbitrária – de abordagens e recortes que deflagram pré-noções dos responsáveis pelo material didático. |
id |
UFGD-7_e5b9e6f200ec1226bd909790f245dd7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3426 |
network_acronym_str |
UFGD-7 |
network_name_str |
MovimentAção |
repository_id_str |
|
spelling |
A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLDAinda que a Sociologia possua um espectro de cores amplo no que concerne suas escolas teóricas, variando do Comportamentalismo ao Interacionismo simbólico, da École des Annales à Escola de Frankfurt, decorre historicamente, desde seu tempo primevo, uma distinção de maior magnitude, a qual é diluída por todo – ou quase, sejamos devidamente céticos – corpo acadêmico. Tal distinção é fundamentada na observação e análise dos fenômenos sociais a partir de prismas díspares, por que não antagônicos, os quais podem ser divididos como dois paradigmas hegemônicos: o holismo, cujo pilar máximo é o arcabouço constituído por Émile Durkheim; e o individualismo metodológico, creditado devidamente a Max Weber. Os livros adotados pelo último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2012, para a disciplina Sociologia no Ensino Médio, imersos neste contexto, transpõem didaticamente estes paradigmas, por meio de inextrincáveis peculiaridades. Isto, pois, a seleção do conteúdo implica a adoção – em algum nível, arbitrária – de abordagens e recortes que deflagram pré-noções dos responsáveis pelo material didático. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/3426MovimentAção; v. 1 n. 1 (2014): Revista MovimentAção; 43-552358-9205reponame:MovimentAçãoinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/3426/1924Cravo, GustavoAlbuquerque, MarcelAlmeida, Marcus Viniciusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-13T17:04:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3426Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/indexPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/oaimovimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br2358-92052358-9205opendoar:2018-07-13T17:04:45MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD |
title |
A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD |
spellingShingle |
A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD Cravo, Gustavo |
title_short |
A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD |
title_full |
A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD |
title_fullStr |
A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD |
title_full_unstemmed |
A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD |
title_sort |
A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD |
author |
Cravo, Gustavo |
author_facet |
Cravo, Gustavo Albuquerque, Marcel Almeida, Marcus Vinicius |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Marcel Almeida, Marcus Vinicius |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cravo, Gustavo Albuquerque, Marcel Almeida, Marcus Vinicius |
description |
Ainda que a Sociologia possua um espectro de cores amplo no que concerne suas escolas teóricas, variando do Comportamentalismo ao Interacionismo simbólico, da École des Annales à Escola de Frankfurt, decorre historicamente, desde seu tempo primevo, uma distinção de maior magnitude, a qual é diluída por todo – ou quase, sejamos devidamente céticos – corpo acadêmico. Tal distinção é fundamentada na observação e análise dos fenômenos sociais a partir de prismas díspares, por que não antagônicos, os quais podem ser divididos como dois paradigmas hegemônicos: o holismo, cujo pilar máximo é o arcabouço constituído por Émile Durkheim; e o individualismo metodológico, creditado devidamente a Max Weber. Os livros adotados pelo último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2012, para a disciplina Sociologia no Ensino Médio, imersos neste contexto, transpõem didaticamente estes paradigmas, por meio de inextrincáveis peculiaridades. Isto, pois, a seleção do conteúdo implica a adoção – em algum nível, arbitrária – de abordagens e recortes que deflagram pré-noções dos responsáveis pelo material didático. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/3426 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/3426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/3426/1924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
MovimentAção; v. 1 n. 1 (2014): Revista MovimentAção; 43-55 2358-9205 reponame:MovimentAção instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
MovimentAção |
collection |
MovimentAção |
repository.name.fl_str_mv |
MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
movimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br |
_version_ |
1797231494618415104 |