Um estudo etnográfico em escolas públicas de Cuiabá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Silvana Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: MovimentAção
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5114
Resumo: O artigo trata do ensino de Sociologia em seis escolas públicas de Cuiabá (MT) por meio do método etnográfico investigou-se a percepção dos estudantes sobre o ensino de sociologia e seus professores. Constatou que a sociologia ainda se encontra na condição de um “não lugar” no ensino médio quando comparada as outras disciplinas. Evidência, esta que tem dificultado sua consolidação e reconhecimento no ensino médio cuiabano. Contudo, as aulas de sociologia também são percebidas como momentos que os estudantes sentem-se mais livres e seguros para refletirem sobre as mudanças sociais e culturais que têm ocorrido no atual contexto contemporâneo
id UFGD-7_e6b4eed56acfe09ba8108acb3d752766
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5114
network_acronym_str UFGD-7
network_name_str MovimentAção
repository_id_str
spelling Um estudo etnográfico em escolas públicas de CuiabáO artigo trata do ensino de Sociologia em seis escolas públicas de Cuiabá (MT) por meio do método etnográfico investigou-se a percepção dos estudantes sobre o ensino de sociologia e seus professores. Constatou que a sociologia ainda se encontra na condição de um “não lugar” no ensino médio quando comparada as outras disciplinas. Evidência, esta que tem dificultado sua consolidação e reconhecimento no ensino médio cuiabano. Contudo, as aulas de sociologia também são percebidas como momentos que os estudantes sentem-se mais livres e seguros para refletirem sobre as mudanças sociais e culturais que têm ocorrido no atual contexto contemporâneoEditora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5114MovimentAção; v. 3 n. 4 (2016): Revista MovimentAção / Dossiê: Sociologia e Educação; 70-882358-9205reponame:MovimentAçãoinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5114/3411Copyright (c) 2017 MovimentAçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt, Silvana Maria2018-07-13T17:02:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5114Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/indexPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/oaimovimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br2358-92052358-9205opendoar:2018-07-13T17:02:50MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo etnográfico em escolas públicas de Cuiabá
title Um estudo etnográfico em escolas públicas de Cuiabá
spellingShingle Um estudo etnográfico em escolas públicas de Cuiabá
Bitencourt, Silvana Maria
title_short Um estudo etnográfico em escolas públicas de Cuiabá
title_full Um estudo etnográfico em escolas públicas de Cuiabá
title_fullStr Um estudo etnográfico em escolas públicas de Cuiabá
title_full_unstemmed Um estudo etnográfico em escolas públicas de Cuiabá
title_sort Um estudo etnográfico em escolas públicas de Cuiabá
author Bitencourt, Silvana Maria
author_facet Bitencourt, Silvana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt, Silvana Maria
description O artigo trata do ensino de Sociologia em seis escolas públicas de Cuiabá (MT) por meio do método etnográfico investigou-se a percepção dos estudantes sobre o ensino de sociologia e seus professores. Constatou que a sociologia ainda se encontra na condição de um “não lugar” no ensino médio quando comparada as outras disciplinas. Evidência, esta que tem dificultado sua consolidação e reconhecimento no ensino médio cuiabano. Contudo, as aulas de sociologia também são percebidas como momentos que os estudantes sentem-se mais livres e seguros para refletirem sobre as mudanças sociais e culturais que têm ocorrido no atual contexto contemporâneo
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5114
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5114/3411
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 MovimentAção
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 MovimentAção
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv MovimentAção; v. 3 n. 4 (2016): Revista MovimentAção / Dossiê: Sociologia e Educação; 70-88
2358-9205
reponame:MovimentAção
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str MovimentAção
collection MovimentAção
repository.name.fl_str_mv MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv movimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br
_version_ 1797231494670843904