Notas sobre a escola a luz de Louis Althusser
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6350 |
Resumo: | O presente texto tem por objetivo refletir acerca da escola a partir das discussões concernentes aos Aparelhos Ideológicos do Estado de Louis Althusser, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, recorrendo a autores que subsidiam as discussões propostas. Historicamente, nota-se a importância dada à escola tanto ao nível individual como também social e, enquanto um Aparelho Ideológico têm a possibilidade de ser o alvo e local das lutas de classe. Percebe-se a necessidade de se (re) pensar a função social da escola, a fim de que, a partir dessas reflexões, compreendam-se, minimamente, os conflitos, as tensões e, sobretudo, as possibilidades, transformadoras dadas a esse espaço social educativo. |
id |
UFGD-8_22988302155a97816c3529ac9e59c387 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6350 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Notas sobre a escola a luz de Louis AlthusserNotes on the light school of Louis AlthusserLouis Althusser. Aparelho Ideológico de Estado. Educação escolar.Louis Althusser. State ideological apparatus. School education.O presente texto tem por objetivo refletir acerca da escola a partir das discussões concernentes aos Aparelhos Ideológicos do Estado de Louis Althusser, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, recorrendo a autores que subsidiam as discussões propostas. Historicamente, nota-se a importância dada à escola tanto ao nível individual como também social e, enquanto um Aparelho Ideológico têm a possibilidade de ser o alvo e local das lutas de classe. Percebe-se a necessidade de se (re) pensar a função social da escola, a fim de que, a partir dessas reflexões, compreendam-se, minimamente, os conflitos, as tensões e, sobretudo, as possibilidades, transformadoras dadas a esse espaço social educativo.The present text aims to reflect on the school from discussions concerning the Ideological Apparatus of the State of Louis Althusser, through bibliographical and documentary research, resorting to authors who subsidize the proposed discussions. Historically, we note the importance given to the school both individually and socially, and while an Ideological Apparatus has the possibility of being the target and site of class struggles. It is perceived the need to (re) think the social function of the school, so that, from these reflections, understand, minimally, the conflicts, tensions and, above all, the transformative possibilities given to this space social.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/635010.30612/hre.v5i9.6350Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 9 (2017); 85-992318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6350/4358Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marli dos Santos de2019-08-15T16:37:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6350Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:37:14Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notas sobre a escola a luz de Louis Althusser Notes on the light school of Louis Althusser |
title |
Notas sobre a escola a luz de Louis Althusser |
spellingShingle |
Notas sobre a escola a luz de Louis Althusser Oliveira, Marli dos Santos de Louis Althusser. Aparelho Ideológico de Estado. Educação escolar. Louis Althusser. State ideological apparatus. School education. |
title_short |
Notas sobre a escola a luz de Louis Althusser |
title_full |
Notas sobre a escola a luz de Louis Althusser |
title_fullStr |
Notas sobre a escola a luz de Louis Althusser |
title_full_unstemmed |
Notas sobre a escola a luz de Louis Althusser |
title_sort |
Notas sobre a escola a luz de Louis Althusser |
author |
Oliveira, Marli dos Santos de |
author_facet |
Oliveira, Marli dos Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marli dos Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Louis Althusser. Aparelho Ideológico de Estado. Educação escolar. Louis Althusser. State ideological apparatus. School education. |
topic |
Louis Althusser. Aparelho Ideológico de Estado. Educação escolar. Louis Althusser. State ideological apparatus. School education. |
description |
O presente texto tem por objetivo refletir acerca da escola a partir das discussões concernentes aos Aparelhos Ideológicos do Estado de Louis Althusser, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, recorrendo a autores que subsidiam as discussões propostas. Historicamente, nota-se a importância dada à escola tanto ao nível individual como também social e, enquanto um Aparelho Ideológico têm a possibilidade de ser o alvo e local das lutas de classe. Percebe-se a necessidade de se (re) pensar a função social da escola, a fim de que, a partir dessas reflexões, compreendam-se, minimamente, os conflitos, as tensões e, sobretudo, as possibilidades, transformadoras dadas a esse espaço social educativo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6350 10.30612/hre.v5i9.6350 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6350 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v5i9.6350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6350/4358 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 9 (2017); 85-99 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170514714624 |