Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13110 |
Resumo: | Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que envolveu crianças do Quinto Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul (MS). O estudo desocultou a avaliação dos alunos a respeito das vivências das quais participaram no âmbito da biblioteca da sua escola e que foram protagonizadas por profesoras em formação do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Para atingir aos objetivos, primeiramente, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da contribuição da biblioteca escolar para a formação do sujeito leitor e, também, de estudos ligados à Sociologia da Infância. Posteriormente, os alunos foram convidados a avaliar os projetos, ocorridos no ano de 2016 no espaço da biblioteca – voltados a atividades de literatura em diálogo com múltiplas linguagens. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se um questionário. Os dados coletados revelaram que as crianças aprovaram as atividades da biblioteca. Elas acreditam que aprenderam a ler melhor, que se interessaram por histórias, que conheceram novas obras e, ainda, apontaram como o melhor projeto desenvolvido pelas estudantes da UEMS o “Histórias de Assustar”. A pesquisa comprovou que as ações desenvolvidas pelo curso de Pedagogia UEMS atingiram aos seus objetivos. |
id |
UFGD-8_24710f4cebbb8dd197e8fcbd919a4948 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13110 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vividoProyectos de lectura en la biblioteca escolar: lo que dicen los niños sobre el vividoPrática de Leitura. Vozes das crianças. Práticas Pedagógicas.Práctica de lectura. Voces de niños. Prácticas pedagógicas.Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que envolveu crianças do Quinto Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul (MS). O estudo desocultou a avaliação dos alunos a respeito das vivências das quais participaram no âmbito da biblioteca da sua escola e que foram protagonizadas por profesoras em formação do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Para atingir aos objetivos, primeiramente, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da contribuição da biblioteca escolar para a formação do sujeito leitor e, também, de estudos ligados à Sociologia da Infância. Posteriormente, os alunos foram convidados a avaliar os projetos, ocorridos no ano de 2016 no espaço da biblioteca – voltados a atividades de literatura em diálogo com múltiplas linguagens. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se um questionário. Os dados coletados revelaram que as crianças aprovaram as atividades da biblioteca. Elas acreditam que aprenderam a ler melhor, que se interessaram por histórias, que conheceram novas obras e, ainda, apontaram como o melhor projeto desenvolvido pelas estudantes da UEMS o “Histórias de Assustar”. A pesquisa comprovou que as ações desenvolvidas pelo curso de Pedagogia UEMS atingiram aos seus objetivos.Este artículo presenta el resultado de una investigación que involucró a niños del quinto año de la escuela primaria en una escuela pública en Dourados, estado de Mato Grosso do Sul (MS). El estudio dio a conocer la valoración de los estudiantes de las experiencias en las que participaron en el ámbito de la biblioteca de su escuela y que fueron lideradas por profesores en formación en el Curso de Pedagogía, en la Universidad Estatal de Mato Grosso do Sul (UEMS). Para lograr los objetivos, en primer lugar, se realizó una revisión bibliográfica sobre la contribución de la biblioteca escolar a la formación del sujeto lector y, también, de los estudios relacionados con la Sociología de la Infancia. Posteriormente, se invitó a los estudiantes a evaluar los proyectos, que tuvieron lugar en 2016 en el espacio de la biblioteca, orientados a actividades de literatura en diálogo con múltiples idiomas. Como herramienta de investigación se aplicó un cuestionario. Los datos recopilados revelaron que los niños aprobaron las actividades de la biblioteca. Creen que han aprendido a leer mejor, que se han interesado por las historias, que han visto nuevos trabajos, y que también han señalado como el mejor proyecto desarrollado por los alumnos de la UEMS las “Historias del susto”. La investigación demostró que las acciones desarrolladas por el curso de Pedagogía de la UEMS alcanzaron sus objetivos.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1311010.30612/hre.v9i16.13110Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-122318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13110/6598Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Jaqueline Areco deYamin, Giana AmaralVieira, Juliane Ferreira2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13110Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido Proyectos de lectura en la biblioteca escolar: lo que dicen los niños sobre el vivido |
title |
Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido |
spellingShingle |
Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido Queiroz, Jaqueline Areco de Prática de Leitura. Vozes das crianças. Práticas Pedagógicas. Práctica de lectura. Voces de niños. Prácticas pedagógicas. |
title_short |
Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido |
title_full |
Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido |
title_fullStr |
Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido |
title_full_unstemmed |
Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido |
title_sort |
Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido |
author |
Queiroz, Jaqueline Areco de |
author_facet |
Queiroz, Jaqueline Areco de Yamin, Giana Amaral Vieira, Juliane Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Yamin, Giana Amaral Vieira, Juliane Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Jaqueline Areco de Yamin, Giana Amaral Vieira, Juliane Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de Leitura. Vozes das crianças. Práticas Pedagógicas. Práctica de lectura. Voces de niños. Prácticas pedagógicas. |
topic |
Prática de Leitura. Vozes das crianças. Práticas Pedagógicas. Práctica de lectura. Voces de niños. Prácticas pedagógicas. |
description |
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que envolveu crianças do Quinto Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul (MS). O estudo desocultou a avaliação dos alunos a respeito das vivências das quais participaram no âmbito da biblioteca da sua escola e que foram protagonizadas por profesoras em formação do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Para atingir aos objetivos, primeiramente, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da contribuição da biblioteca escolar para a formação do sujeito leitor e, também, de estudos ligados à Sociologia da Infância. Posteriormente, os alunos foram convidados a avaliar os projetos, ocorridos no ano de 2016 no espaço da biblioteca – voltados a atividades de literatura em diálogo com múltiplas linguagens. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se um questionário. Os dados coletados revelaram que as crianças aprovaram as atividades da biblioteca. Elas acreditam que aprenderam a ler melhor, que se interessaram por histórias, que conheceram novas obras e, ainda, apontaram como o melhor projeto desenvolvido pelas estudantes da UEMS o “Histórias de Assustar”. A pesquisa comprovou que as ações desenvolvidas pelo curso de Pedagogia UEMS atingiram aos seus objetivos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13110 10.30612/hre.v9i16.13110 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13110 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.13110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13110/6598 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-12 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831171019079680 |