Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Jaqueline Areco de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Yamin, Giana Amaral, Vieira, Juliane Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13110
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que envolveu crianças do Quinto Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul (MS). O estudo desocultou a avaliação dos alunos a respeito das vivências das quais participaram no âmbito da biblioteca da sua escola e que foram protagonizadas por profesoras em formação do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Para atingir aos objetivos, primeiramente, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da contribuição da biblioteca escolar para a formação do sujeito leitor e, também, de estudos ligados à Sociologia da Infância. Posteriormente, os alunos foram convidados a avaliar os projetos, ocorridos no ano de 2016 no espaço da biblioteca – voltados a atividades de literatura em diálogo com múltiplas linguagens. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se um questionário. Os dados coletados revelaram que as crianças aprovaram as atividades da biblioteca. Elas acreditam que aprenderam a ler melhor, que se interessaram por histórias, que conheceram novas obras e, ainda, apontaram como o melhor projeto desenvolvido pelas estudantes da UEMS o “Histórias de Assustar”. A pesquisa comprovou que as ações desenvolvidas pelo curso de Pedagogia UEMS atingiram aos seus objetivos.
id UFGD-8_24710f4cebbb8dd197e8fcbd919a4948
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13110
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vividoProyectos de lectura en la biblioteca escolar: lo que dicen los niños sobre el vividoPrática de Leitura. Vozes das crianças. Práticas Pedagógicas.Práctica de lectura. Voces de niños. Prácticas pedagógicas.Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que envolveu crianças do Quinto Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul (MS). O estudo desocultou a avaliação dos alunos a respeito das vivências das quais participaram no âmbito da biblioteca da sua escola e que foram protagonizadas por profesoras em formação do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Para atingir aos objetivos, primeiramente, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da contribuição da biblioteca escolar para a formação do sujeito leitor e, também, de estudos ligados à Sociologia da Infância. Posteriormente, os alunos foram convidados a avaliar os projetos, ocorridos no ano de 2016 no espaço da biblioteca – voltados a atividades de literatura em diálogo com múltiplas linguagens. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se um questionário. Os dados coletados revelaram que as crianças aprovaram as atividades da biblioteca. Elas acreditam que aprenderam a ler melhor, que se interessaram por histórias, que conheceram novas obras e, ainda, apontaram como o melhor projeto desenvolvido pelas estudantes da UEMS o “Histórias de Assustar”. A pesquisa comprovou que as ações desenvolvidas pelo curso de Pedagogia UEMS atingiram aos seus objetivos.Este artículo presenta el resultado de una investigación que involucró a niños del quinto año de la escuela primaria en una escuela pública en Dourados, estado de Mato Grosso do Sul (MS). El estudio dio a conocer la valoración de los estudiantes de las experiencias en las que participaron en el ámbito de la biblioteca de su escuela y que fueron lideradas por profesores en formación en el Curso de Pedagogía, en la Universidad Estatal de Mato Grosso do Sul (UEMS). Para lograr los objetivos, en primer lugar, se realizó una revisión bibliográfica sobre la contribución de la biblioteca escolar a la formación del sujeto lector y, también, de los estudios relacionados con la Sociología de la Infancia. Posteriormente, se invitó a los estudiantes a evaluar los proyectos, que tuvieron lugar en 2016 en el espacio de la biblioteca, orientados a actividades de literatura en diálogo con múltiples idiomas. Como herramienta de investigación se aplicó un cuestionario. Los datos recopilados revelaron que los niños aprobaron las actividades de la biblioteca. Creen que han aprendido a leer mejor, que se han interesado por las historias, que han visto nuevos trabajos, y que también han señalado como el mejor proyecto desarrollado por los alumnos de la UEMS las “Historias del susto”. La investigación demostró que las acciones desarrolladas por el curso de Pedagogía de la UEMS alcanzaron sus objetivos.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1311010.30612/hre.v9i16.13110Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-122318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13110/6598Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Jaqueline Areco deYamin, Giana AmaralVieira, Juliane Ferreira2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13110Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido
Proyectos de lectura en la biblioteca escolar: lo que dicen los niños sobre el vivido
title Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido
spellingShingle Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido
Queiroz, Jaqueline Areco de
Prática de Leitura. Vozes das crianças. Práticas Pedagógicas.
Práctica de lectura. Voces de niños. Prácticas pedagógicas.
title_short Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido
title_full Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido
title_fullStr Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido
title_full_unstemmed Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido
title_sort Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido
author Queiroz, Jaqueline Areco de
author_facet Queiroz, Jaqueline Areco de
Yamin, Giana Amaral
Vieira, Juliane Ferreira
author_role author
author2 Yamin, Giana Amaral
Vieira, Juliane Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Jaqueline Areco de
Yamin, Giana Amaral
Vieira, Juliane Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Leitura. Vozes das crianças. Práticas Pedagógicas.
Práctica de lectura. Voces de niños. Prácticas pedagógicas.
topic Prática de Leitura. Vozes das crianças. Práticas Pedagógicas.
Práctica de lectura. Voces de niños. Prácticas pedagógicas.
description Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que envolveu crianças do Quinto Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul (MS). O estudo desocultou a avaliação dos alunos a respeito das vivências das quais participaram no âmbito da biblioteca da sua escola e que foram protagonizadas por profesoras em formação do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Para atingir aos objetivos, primeiramente, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da contribuição da biblioteca escolar para a formação do sujeito leitor e, também, de estudos ligados à Sociologia da Infância. Posteriormente, os alunos foram convidados a avaliar os projetos, ocorridos no ano de 2016 no espaço da biblioteca – voltados a atividades de literatura em diálogo com múltiplas linguagens. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se um questionário. Os dados coletados revelaram que as crianças aprovaram as atividades da biblioteca. Elas acreditam que aprenderam a ler melhor, que se interessaram por histórias, que conheceram novas obras e, ainda, apontaram como o melhor projeto desenvolvido pelas estudantes da UEMS o “Histórias de Assustar”. A pesquisa comprovou que as ações desenvolvidas pelo curso de Pedagogia UEMS atingiram aos seus objetivos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13110
10.30612/hre.v9i16.13110
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13110
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13110/6598
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-12
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831171019079680