O negro nos livros infantis: análise das práticas pedagógicas na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5965 |
Resumo: | A questão étnico-racial tem sido um tema atual de discussões na educação. Na literatura infantil a figura do negro se tornou cada vez mais presente, portanto muitas vezes ainda vista com preconceito e estigma. Nessa direção, o objetivo deste trabalho foi analisar de que forma os professores de um dos CEIM de Dourados, MS trabalham com as crianças a representação da figura do negro nas histórias infantis. Para tanto, a pesquisa teve como método a abordagem qualitativa. O instrumento usado para a coleta de dados foi a entrevistas com professores da Educação Infantil. Para a base bibliográfica da pesquisa utilizou-se como suporte teórico autores relativos à temática. Os resultados da pesquisa apontam que há grande dificuldade do professor em trabalhar a questão étnico-racial em sala. Eles relataram que falta material na instituição e conhecimento por parte da gestão e também dos professores. Normalmente os materiais utilizados são adquiridos pelos próprios professores através de compra, pesquisas na internet e produções manuais. |
id |
UFGD-8_322feae6a34665d305ef5d1a88a7efcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5965 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
O negro nos livros infantis: análise das práticas pedagógicas na Educação InfantilRelações étnico-raciais. Prática educacional. Inclusão.A questão étnico-racial tem sido um tema atual de discussões na educação. Na literatura infantil a figura do negro se tornou cada vez mais presente, portanto muitas vezes ainda vista com preconceito e estigma. Nessa direção, o objetivo deste trabalho foi analisar de que forma os professores de um dos CEIM de Dourados, MS trabalham com as crianças a representação da figura do negro nas histórias infantis. Para tanto, a pesquisa teve como método a abordagem qualitativa. O instrumento usado para a coleta de dados foi a entrevistas com professores da Educação Infantil. Para a base bibliográfica da pesquisa utilizou-se como suporte teórico autores relativos à temática. Os resultados da pesquisa apontam que há grande dificuldade do professor em trabalhar a questão étnico-racial em sala. Eles relataram que falta material na instituição e conhecimento por parte da gestão e também dos professores. Normalmente os materiais utilizados são adquiridos pelos próprios professores através de compra, pesquisas na internet e produções manuais.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5965Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 135-1512318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5965/3202Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ilma Regina Castro SaramagoMartinhão, Paloma dos Dantos Sayão2020-02-20T16:13:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5965Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T16:13:51Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O negro nos livros infantis: análise das práticas pedagógicas na Educação Infantil |
title |
O negro nos livros infantis: análise das práticas pedagógicas na Educação Infantil |
spellingShingle |
O negro nos livros infantis: análise das práticas pedagógicas na Educação Infantil Souza, Ilma Regina Castro Saramago Relações étnico-raciais. Prática educacional. Inclusão. |
title_short |
O negro nos livros infantis: análise das práticas pedagógicas na Educação Infantil |
title_full |
O negro nos livros infantis: análise das práticas pedagógicas na Educação Infantil |
title_fullStr |
O negro nos livros infantis: análise das práticas pedagógicas na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
O negro nos livros infantis: análise das práticas pedagógicas na Educação Infantil |
title_sort |
O negro nos livros infantis: análise das práticas pedagógicas na Educação Infantil |
author |
Souza, Ilma Regina Castro Saramago |
author_facet |
Souza, Ilma Regina Castro Saramago Martinhão, Paloma dos Dantos Sayão |
author_role |
author |
author2 |
Martinhão, Paloma dos Dantos Sayão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ilma Regina Castro Saramago Martinhão, Paloma dos Dantos Sayão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais. Prática educacional. Inclusão. |
topic |
Relações étnico-raciais. Prática educacional. Inclusão. |
description |
A questão étnico-racial tem sido um tema atual de discussões na educação. Na literatura infantil a figura do negro se tornou cada vez mais presente, portanto muitas vezes ainda vista com preconceito e estigma. Nessa direção, o objetivo deste trabalho foi analisar de que forma os professores de um dos CEIM de Dourados, MS trabalham com as crianças a representação da figura do negro nas histórias infantis. Para tanto, a pesquisa teve como método a abordagem qualitativa. O instrumento usado para a coleta de dados foi a entrevistas com professores da Educação Infantil. Para a base bibliográfica da pesquisa utilizou-se como suporte teórico autores relativos à temática. Os resultados da pesquisa apontam que há grande dificuldade do professor em trabalhar a questão étnico-racial em sala. Eles relataram que falta material na instituição e conhecimento por parte da gestão e também dos professores. Normalmente os materiais utilizados são adquiridos pelos próprios professores através de compra, pesquisas na internet e produções manuais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5965 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5965/3202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 135-151 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170096332800 |